República de Cabinda – Wikipédia, a enciclopédia livre


República de Cabinda
Cabinda
Bandeira de Cabinda
Hino nacional: "A Pátria Imortal"

Localização de Cabinda
Localização de Cabinda

Área da República de Cabinda
Capital Cabinda
Cidade mais populosa Cabinda
Língua oficial Português
Governo Presidencialismo
• Presidente General Antonio Luis Lopes

A República de Cabinda é um estado reconhecido apenas pela Federação dos Estados Livres da África e pela União de Estados Livres, mas que não tem existência real, uma vez que Cabinda é de jure e de facto uma província de Angola.

Representação[editar | editar código-fonte]

Bandeira da Frente de Libertação de Estado de Cabinda

A República de Cabinda tem como seu representante a Frente para a Libertação do Enclave de Cabinda (FLEC), que aderiu à Organização das Nações e Povos Não Representados (UNPO), uma associação que representa povos e nações não reconhecidas pela ONU, passando dessa forma a ser o representante da República de Cabinda perante esta entidade.[1]

Também faz parte da Federação de Estados Livres de África, uma federação que reúne estados africanos, reconhecido pela UNFS.[2] Geograficamente este território, originalmente chamado "Congo Português", esteve territorialmente ligado a Angola até à Conferência de Berlim, quando Portugal foi forçado a ceder à Bélgica uma faixa substancial do Sul do território, ao longo do Rio Congo, para facilitar o acesso do então Congo Belga ao mar. Na mesma altura Portugal agregou Cabinda administrativa e politicamente a Angola. Cabinda tornou-se deste modo um distrito de Angola colonial, passando depois da independência de Angola ao estatuto de província.

Governo[editar | editar código-fonte]

O governo de Cabinda, no exílio, é federativo e é constituído por: Presidente (Antonio Luis Lopes), Primeiro Ministro (Patrick Lola), Ministro dos Negócios Estrangeiros (Francisco Bilendo), Ministro da Segurança do Interior (Mateus Boma), Ministro da Defesa (Pancrácio Bungo Lubendo), Ministro do Petróleo (Simão Pedro Nkueka).

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Página da República de Cabinda na UNPO». UNPO. Consultado em 29 de dezembro de 2010 
  2. «Página oficial da FFSA». FFSA. Consultado em 29 de dezembro de 2010 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]