Remote Desktop Protocol – Wikipédia, a enciclopédia livre

Remote Desktop Protocol (ou somente RDP) é um protocolo multi-canal que permite que um usuário se conecte a um computador rodando o Microsoft Terminal Services (antigo Terminal Service). Existem clientes para a maioria das versões do Windows, e outros sistemas operacionais como o Linux. O servidor escuta por padrão a porta TCP 3389.[1]

Baseado no protocolo da ITU T.share (conhecido como T.128), a primeira versão do RDP (chamada versão 4.0) foi introduzida com o Terminal Service no Windows NT 4.0 Server, Terminal Server Edition.[2] A versão 5.0 introduzida com o Windows 2000 Server adicionou suporte para alguns recursos incluindo impressão em impressoras locais e foi voltado para melhorar o uso da banda. A versão 5.1, lançada com o Windows XP inclui vários recursos como suporte a cor em 24-bits e som.

Características[editar | editar código-fonte]

  • Suporte a 24 bits de cor,[3] dando uma paleta de 16,7 milhões de cores. (8, 15 e 16 bits de cor também são suportados.)
  • Criptografia de 56 ou 128 bits, usando o algoritmo de criptografia RC4.[4] (Esta é a segurança padrão, clientes mais antigos podem usar criptografias menos fortes.)
  • Áudio permite que usuários rodem um programa de áudio no computador remoto e ter o som redirecionado ao computador local.
  • Redirecionamento de Sistemas de Arquivos permite que se use arquivos locais na máquina remota.
  • Redirecionamento de Impressora permite que os usuários usem suas impressoras locais na sessão remota como se fosse uma impressora local ou compartilhada na rede.
  • Redirecionamento de Porta permite que programas rodando dentro da sessão acessem portas locais seriais e paralelas diretamente.
  • A Área de Transferência pode ser compartilhada entre os dois computadores.

Consulte Technical Overview of Terminal Services para uma lista de recursos mais detalhada.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «How to change the listening port for Remote Desktop». Window Support. support.microsoft.com. 14 de agosto de 2018. Consultado em 18 de março de 2020 
  2. Implementing Collaboration Technologies in Industry, Bjørn Erik Munkvold, 2003; Chapter 7
  3. «How to change the listening port for Remote Desktop». Remote Desktop Protocol. Microsoft. 31 de março de 2018. Consultado em 18 de março de 2020 
  4. «How to change the listening port for Remote Desktop». Remote Desktop Protocol. Microsoft. 31 de março de 2018. Consultado em 18 de março de 2020 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre redes de computadores é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.