Reino de Calabar – Wikipédia, a enciclopédia livre

Ver artigo principal: Calabar

Reino de Calabar na atual Nigéria[editar | editar código-fonte]

Após a independência da Nigéria em 1961, o antigo Reino de Calabar, o ijós, etc e os ibos foram agrupados para formar a região oriental da Nigéria (uma das primeiras três regiões da Nigéria, e depois tornou-se uma das quatro regiões da Nigéria). A capital da região oriental estava em Enugu, uma cidade ibo.

O povo do antigo Reino de Calabar e os ijós não se sentiam confortáveis sendo um membro da Região Leste. Por conseguinte, defendeu a criação do estado Cross River/Ogoja/River (COR) após a independência da Nigéria. Três dias antes da declaração de independência da República da Biafra, que iniciou a Guerra Civil da Nigéria, em 27 de Maio de 1969, todos os antigos estados da velho Reino de Calabar 'excluindo Fernando Po (agora Guiné Equatorial), Camarões Ocidental, e territórios de falantes ibos (partes dos estados Abia e Imo que pertenciam ao Reino de Calabar) tornou-se um dos doze Estados da Nigéria, nomeado Sudeste (estado) (também conhecido como Sudeste da Nigéria ou Costa Sudeste da Nigéria). Foi rebatizado estado Cross River quando os originais doze estados, tornaram-se dezenove, em 1987. Em 23 de Setembro de 1987, os dezenove estados tornaram-se vinte e um, com o estado de Cross River sendo dividido em dois estados: Cross River (estado) e Akwa Ibom (estado).

Linguagem Escrita do Reino de Calabar[editar | editar código-fonte]

A língua oficial do povo do antigo Reino Calabar é a língua efique. No entanto, alguns povos falam a língua ibibio-efique por causa da dominação do grupo Ibibio. Vários dialetos do seu idioma incluem o anangue, ibibio/equete, orom, Bekwara, e Ejakam.

Música Calabar[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Música de Calabar

Música Calabar inclui a música anangue, efique, ibibio, rom, e Ikom do Akwa Ibom (estado) e Cross River (estado). Sua música é única para seu costume, e as sociedades secretas, como a Epê, Econgue, Epô, e Epriacata e Nbaia. Seus costumes e música tiveram um impacto significativo sobre os costumes e a música de outros grupos étnicos na área do delta do Níger, na Nigéria e parte do sudeste do país. Drums, e várias formas de obodom são seus instrumentos musicais de importação. Nos dias atuais, instrumentos musicais europeus ganharam uso difundido em suas músicas e performances culturais.

Portanto, na Nigéria atual, o núcleo do antigo Reino de Calabar é o atual Akwa Ibom (estado) e o atual Cross River (estado) da Nigéria.

Referências

  • Nigeria's Answer to Stonehenge: the Ikom Monoliths. AFP., Dec. 26, 2007
  • Nigeria's Answer to Stonehenge: the Ikom Monoliths. Macau Daily Times, Sunday, January 6, 2008
  • Nair, Kannan K. (1975). Origins and Development of Efik Settlements in Southeastern Nigeria. Ohio University, Center for International Studies.
  • Onah, George, Factions on Obong title embrace peace. Vanguard, Monday, August 2, 2004
  • http://www.crossriverstates.gov.ng/home_news36.htm (Cross River, Akwa Ibom chart a New Course, June 10, 2008)
  • Edem, Tatabonko Orok, The Obongship Dispute in Calabar: A Rejoinder, April 23, 2008.

http://www.kwenu.com/nigeria/crossriver/calabar/dem_obongship_dispute.htm

  • Noah, Monday Efion (1988), Proceedings of the Ibibio Union 1928-1937, Modern Business Press, Uyo.