Reino da Suécia (conceito histórico) – Wikipédia, a enciclopédia livre

Reino da Suécia ou Svenska väldet é um termo historicamente usado para se referir a todos os territórios sob o controle dos monarcas da Suécia.

Terras da Suécia[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Terras da Suécia

O núcleo do reino sueco consiste na unificação das antigas terras da Gotalândia e Svealândia nos séculos XI e XII. À medida que o reino se expandia para o leste, a atual Finlândia, e para o norte estas terras se lhe incorporaram no século XIV. No século XVII ele se expande para o sul, agregando a Escânia (Skåneland) e alguns outros territórios.

Províncias da Suécia[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Províncias da Suécia

As quatro terras suecas foram por sua vez divididas em províncias separadas ou Landskap, com leis próprias e sob jurisdição de um ting. Os monarcas gradualmente fortaleceram sua autoridade a expensas das províncias e no século XV as leis provinciais foram substituídas por um único ordenamento para todo o reino.

Condados da Suécia[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Condados da Suécia

Estabeleceram-se em 1634 condados para substituir as províncias e introduzir uma administração moderna. A mudança mais significativa no sistema de condados se deu quando a Suécia foi forçada a ceder os condados finlandeses à Rússia em 1809. Mesmo assim, a reforma dos condados sobreviveu na Finlândia até 1997 e ainda vigora na Suécia.

Domínios da Suécia[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Domínios da Suécia

As províncias e condados representam territórios completamente integrados no Reino sueco. Além desses, houve também domínios sob governo sueco, algumas vezes durante séculos, que por variadas razões não foram totalmente absorvidas.

Possessões da Suécia[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Possessões da Suécia

A Coroa sueca também exercia controle sobre vários territórios por períodos mais curtos de tempo. Aqui se incluem feudos por tempo limitado, colônias e territórios conquistados sob governo sueco.

Uniões da Suécia[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Uniões da Suécia

A Suécia esteve, por razões políticas e dinásticas, unida com outros reinos e principados, na forma de uniões pessoais.

Veja também: História da Suécia, Lista de monarcas da Suécia