Lista de reis de Roma – Wikipédia, a enciclopédia livre

Durante o período histórico da civilização romana conhecido como Reino de Roma, o rei era o magistrado único, vitalício e responsável. Discute-se se o poder do rei era, ou não, total e de natureza absoluta. Sua sucessão não se fazia pelo princípio da hereditariedade ou da eleição, mas, pelo inter-rei (senador que, por designação do senado, governava, na vacância do cargo real, pelo prazo de cinco dias, passando o poder nas mesmas condições, a outro senador, e assim por diante até que fosse escolhido o rei). Essa escolha, portanto, era feita por um desses inter-reis quando as condições políticas o permitissem.

O rei, como chefe de Estado, tinha o comando do exército, o poder de polícia, as funções de juiz (criava e executava leis) e sacerdote, e amplos poderes administrativos (dispunha do tesouro e das terras públicas). Além disso, declarava guerra e celebrava a paz.

Eram seus auxiliares: a) nas funções políticas:

b) nas funções judiciárias:

c) nas funções religiosas

Durante o período monárquico, segundo a tradição, Roma teria sido governada por sete reis, quatro latinos e sabinos e os três últimos de origem etrusca. Suas funções: declarar guerra, administrar a justiça e presidir os principais rituais religiosos

Lista de reis[editar | editar código-fonte]

Nome Real Nome em Latim Etnia Retrato Reinado
Rômulo Romulus Latino 753 - 716 a.C
Numa Pompílio Numa Pompilius Sabino 716 - 674 a.C
Túlio Hostílio Tullus Hostílius Latino 674 - 642 a.C
Anco Márcio Ancus Martius Latino 642 - 616 a.C
Tarquínio Prisco Tarquinius Priscus Etruscos 616 - 578 a.C
Sérvio Túlio Servius Tullius Etruscos 578 - 534 a.C
Tarquínio, o Soberbo Tarquinius Etruscos 534 - 509 a.C

Ver também[editar | editar código-fonte]