Região Metropolitana de Berlim – Wikipédia, a enciclopédia livre

Mapa da região metropolitana de Berlim/Brandemburgo

A região metropolitana de Berlim/Brandemburgo (em alemão: Metropolregion Berlin/Brandenburg) ou a região da capital (em alemão: Hauptstadtregion Berlin-Brandenburg) é uma das onze regiões metropolitanas da Alemanha, composta por todos os territórios da cidade-estado de Berlim e pelo estado circundante de Brandemburgo. A região cobre uma área de 30.545 quilômetros quadrados e com uma população total de cerca de 6,2 milhões de pessoas.[1][2]

Esta região metropolitana é distinta da imediata aglomeração de Berlim, chamada de "Berliner Umland" (em português: zona rural circundante de Berlim ou zona rural de Berlim), que inclui a cidade e os municípios próximos de Brandemburgo. O "Berliner Umland" é significativamente menor e muito mais densamente povoado do que a região metropolitana, abrigando a grande maioria da população da região em uma fração de sua área total.

Geografia[editar | editar código-fonte]

Berlim e Potsdam contribuem com mais de 80% da população total da região. A área de Brandemburgo é caracterizada por assentamentos suburbanos nos limites da cidade de Berlim e pequenas cidades na área rural externa.

Além de Berlim e Potsdam, o "Berliner Umland" é composto pelas seguintes 67 municipalidades:

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre a Alemanha é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.