Região Insular da Colômbia – Wikipédia, a enciclopédia livre

Região Insular da Colômbia
Localização
Localização
País Colômbia
Maior Cidade San Andrés
Estados Valle del Cauca (Malpelo)
Santo André, Providência e Santa Catarina
Cauca (Ilha Gorgona)
Bolívar (Arquipélago de San Bernardo)
Características geográficas
Área 300 km²
População 72620 hab. '
Densidade 249 hab./km²

Indicadores


A Região Insular da Colômbia não é uma "Região" propriamente dita, compõe-se de todas as ilhas da Colômbia distantes das costas continentais, caso tal como o do Santo André, Providência e Santa Catarina no Oceano Atlântico e as ilhas Malpelo e Gorgona no Oceano Pacífico. Nela não se contam as ilhas fluviais como as de lagos e rios.

Descrição[editar | editar código-fonte]

A Região Insular de Colômbia se divide a sua vez em ilhas de tipo continental como a Gorgona (Oceano Pacífico) e ilhas oceânicas como aquelas do Santo André, Providência e Santa Catarina (Mar do Caribe) e a ilha vulcânica de Malpelo (Oceano Pacífico). É a região das ilhas que pertencem ao país. Encontra-se grande diferença espacial nela. Ao noroeste no mar Caribe se encontra no mar o Arquipélago de San Andrés e Providencia e Santa Catalina e ao ocidente o oceano pacifico se encontram o Arquipélago de Gorgona, Gorgonila e Malpelo.

Sub-regiões[editar | editar código-fonte]

As sub-regiões da Região Insular da Colômbia são as seguintes:

  • A Ilha Gorgona, um pequeno sistema de ilhas formado por Gorgona, Gorgonila e outros três ilhotes, localizadas no Oceano Pacífico e pertencentes ao departamento do Cauca com 26 km² de superfície terrestre o insular. Encontra-se o Parque Nacional Natural Ilha Gorgona.

Outros grupos de ilhas:

Cultura[editar | editar código-fonte]

Cada sub-região possui suas próprias características. As ilhas do Oceano Pacífico guardam uma estreita relação com a Região da Costa Pacífica da Colômbia com um sentido cultural afrocolombiano. As ilhas continentais do Caribe se relacionam em alteração com a Região do Caribe da Colômbia. Em mudança a cultura no Santo André, Providência e Santa Catarina tem uma grande peculiaridade presente na língua, o Criollo sanandresano e suas manifestações próximas a cultura antilhana e jamaicana.

Parques Nacionais Naturais da Região Insular[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]