Recriação histórica – Wikipédia, a enciclopédia livre

Soldados disparando suas armas na encenação da Batalha de Waterloo, em Hougoumont, 2011.

Recriação histórica, reconstituição histórica ou reencenação histórica, são as denominações atribuídas a uma espécie de encenação em que se pretende fazer a reconstituição de eventos históricos, mais comumente batalhas militares. A encenação pode focar acontecimentos históricos relevantes de uma determinada época ou recriar apenas uma época de forma geral.

Essas encenações podem ser bastante específicas, como por exemplo o evento conhecido como Pickett’s Charge, que ocorreu no terceiro dia da Batalha de Gettysburg durante a Guerra Civil dos EUA. Outro exemplo é a Paixão de Cristo de Nova Jerusalém, onde atores encenam o evento da Paixão de Cristo no maior teatro ao ar livre conhecido na atualidade.

Histórico[editar | editar código-fonte]

Soldados da Wehrmacht na encenação da batalha da Linha Molotov em Sanok-Olchowce.

Atividades relacionadas a encenações históricas remontam à Roma Antiga, onde eram recriadas batalhas famosas nos seus Anfiteatros na forma de espetáculos públicos.

Na Idade Média, por sua vez, batalhas históricas da Roma antiga e de outros locais, eram encenados em forma de "torneios"

No século 19, a encenação de batalhas históricas se popularizou em alguns países, como por exemplo:

Além disso, grandes desfiles foram usados para comemorar eventos cívicos, como o 150º aniversário da fundação de St. Louis, ocorrido em 1914.[1] Especialmente durante e a partir do centenário da Guerra Civil dos EUA, ocorrido em 1961, a encenação de batalhas referentes aquela guerra se popularizou, atraindo muitos espectadores e também vários produtores bastante dedicados.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Bolshevik Festivals, 1917–1920». University of California. 1982–2004. Consultado em 26 de setembro de 2013 
Bibliografia

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Recriação histórica


Ícone de esboço Este artigo sobre história ou um(a) historiador(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.