Received Pronunciation – Wikipédia, a enciclopédia livre

Received Pronunciation (também conhecido como R.P., inglês Oxford[1] ou Inglês da BBC) é a pronúncia padrão da língua inglesa utilizada no Reino Unido. Estudantes estrangeiros de inglês britânico aprendem essa modalidade de inglês nas escolas. Dicionários de língua inglesa produzidos no Reino Unido e a mídia britânica também adotam a Received Pronunciation como padrão, embora haja muitos sotaques diferentes na Grã-Bretanha.

Received Pronunciation tem mais em comum com os dialetos do que foi denominado South East Midlands, em particular o Triângulo Dourado das universidades, nomeadamente Londres, Oxford e Cambridge, e as escolas públicas que as alimentavam, como Eton, Harrow e Rugby. Em 1922, a BBC selecionou RP como seu padrão de transmissão, citando como uma razão o fato de ser amplamente compreendido globalmente.[2]

Ainda que a Received Pronunciation não seja intrinsecamente superior às formas de pronúncia de outras variedades do inglês, fatores sociolinguísticos lhe conferem um prestígio especial na Inglaterra e no País de Gales. No entanto, desde a Segunda Guerra Mundial, uma maior permissividade em relação aos sotaques regionais da língua inglesa se estabeleceu na educação e nos meios de comunicação na Inglaterra.

Características[editar | editar código-fonte]

A Received Pronunciation é não-rótica. Isto significa que, em palavras que terminam com um 'r' (como, por exemplo, car: 'carro'), o 'r' final não é pronunciado. Outras palavras têm sons com vogais longas. Por exemplo, o 'a' em bath ('banho') rima com far (longe) mas não rima com cat (gato).

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Received Pronunciation
  2. Robinson, Jonnie. «Received Pronunciation». British Library. Consultado em 22 de novembro de 2019 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Fontes de comentários regulares em RP[editar | editar código-fonte]