Ralph Merkle – Wikipédia, a enciclopédia livre

Ralph Merkle
Ralph Merkle
Nascimento 2 de fevereiro de 1952 (72 anos)
Berkeley
Nacionalidade estadunidense
Cidadania Estados Unidos
Cônjuge Carol Shaw
Alma mater
Ocupação criptógrafo, matemático, cientista de computação, inventor
Prêmios Prêmio Paris Kanellakis (1996), Prêmio de Nanotecnologia Feynman (1998), Medalha Richard W. Hamming (2010)
Empregador(a) Instituto de Tecnologia da Geórgia
Instituições Singularity University, Alcor Life Extension Foundation
Campo(s) Criptografia de chave pública, criônica
Página oficial
https://www.ralphmerkle.com/

Ralph Merkle (2 de fevereiro de 1952) é um pesquisador estadunidense em criptografia de chave pública e, mais recentemente, pesquisador e palestrante sobre nanotecnologia molecular e criogenia.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Merkle graduou-se na Livermore High School em 1970 e começou a estudar ciência da computação na Universidade de Berkeley, obtendo seu BA em 1974, e seu M.S. em 1977. Em 1979, recebeu seu Ph.D em engenharia elétrica da Universidade de Stanford, com uma tese intitulada sigilo, autenticação e sistemas de chave pública. Foi professor na Faculdade de Computação no Instituto de Tecnologia da Geórgia.

Merkle é também diretor da Alcor Life Extension Foundation, do Arizona. Na indústria, foi o gerente de desenvolvimento do compilador do Elxsi em 1980. Em 1988, tornou-se um pesquisador na Xerox PARC, até 1999. Posteriormente, trabalhou como um teórico da nanotecnologia para a Zyvex, retornando à universidade em 2003, como professor emérito na Georgia Tech.

Merkle concebeu um sistema de comunicação através de um canal inseguro: Puzzles de Merkle. Ele co-inventou o Merkle-Hellman (MH), a Construção de Merkle-Damgård, e a Árvore de Merkle. Enquanto na Xerox PARC, Merkle projetou o Khufu and Khafre, Cifra em bloco e a Snefru.

Referências

  • Este artigo foi inicialmente traduzido, total ou parcialmente, do artigo da Wikipédia em inglês cujo título é «Ralph Merkle», especificamente desta versão.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.