Rali Dakar – Wikipédia, a enciclopédia livre

Rali Dakar
Rali Dakar
Temporada atual
Rali Dakar de 2024
Informações gerais
Categoria Rali-Raid
País ou região Europa e África (1979-2007)
América do Sul (2009-2019)
Arábia Saudita (2020–)
Temporada inaugural Rali Dakar de 1979
Equipes 409+142 (2022)
Site oficial
www.dakar.com

O Rali Dakar (ou simplesmente O Dakar; anteriormente conhecido como Rali Paris-Dakar) é a mais longa prova de rali do mundo. A maioria dos eventos desde o início em 1978 foi realizada em Paris, França, e seguindo até Dakar, Senegal, mas devido à falta de segurança na Mauritânia, os organizadores cancelaram a disputa em 2008, realizando os eventos seguintes de 2009 a 2019 na América do Sul.[1] A edição de 2020 foi realizada na Arábia Saudita. A competição é aberta a participantes amadores e profissionais, sendo os amadores representando cerca de oitenta por cento dos participantes.

O rali é um evento de resistência off-road. O terreno que os competidores percorrem é muito mais difícil do que o usado nos ralis convencionais, e os veículos usados ​​são veículos off-road. A maioria das seções especiais competitivas são off-road, cruzando dunas, lama, grama de camelo e rochas entre outras. As distâncias de cada estágio percorrido variam de distâncias curtas até 800–900 km por dia.

História e percurso[editar | editar código-fonte]

Nissan Navara
Rastros deixados na Mauritânia

A prova teve a sua primeira edição em 1979 (com início a 26 de Dezembro de 1978), um ano após Thierry Sabine se perder no deserto (quando participava do rali Abidjan-Nice, de moto) e decidir que aquele seria um bom percurso para um rali regular. De início, o rali partia sempre de Paris e terminava em Dakar, interrompendo-se a prova por um dia para fazer a travessia do mar do Mediterrâneo. Contudo, devido a razões políticas, de segurança, de patrocínios e outros fatores, a prova, incluindo o local de partida e de término, têm variado ao longo dos anos. Por exemplo, devido aos conflitos armados na Argélia, não tem havido passagens pelo seu território nas últimas edições.

A prova de 1994 foi a única vez em que o rali foi de ida e regresso a Paris. Devido a queixas do maire de Paris, o local de chegada teve de ser alterado, da Avenida Campos Elíseos em Paris, para o parque da EuroDisney. Isto levou a organização a escolher rotas distintas nos anos seguintes:

O primeiro Paris-Dakar partiu a 26 de dezembro de 1978. Dos 170 participantes de saíram de Paris, apenas 69 chegaram a Dakar. O evento reúne pelo menos 500 veículos, entre carros, motos e caminhões.

O percurso muda a cada ano (já variou de 8 500 a 15 000 km). Em 2003, o rali largou de Marselha, na França, e passou pela Espanha, Tunísia e Líbia até chegar em Sharm El Sheikh, às margens do rio Vermelho, no Egito.

Crise na segurança e o cancelamento da edição 2008[editar | editar código-fonte]

O Rali Dakar 2008 foi cancelado a 4 de janeiro de 2008, devido ao receio de ataques terroristas. Isso causou sérias dúvidas sobre o futuro do rali. Vários jornais chamaram o cancelamento de uma "sentença de morte" para a corrida. Chile e Argentina se ofereceram para sediar o evento, juntamente com a República Checa,[2] ou Hungria[3] na Europa Central. A ASO (entidade organizadora) decidiu finalmente estabelecer a competição Dakar Series, cujo primeiro evento foi o 2008 Rali da Europa Central (Hungria-Roménia), entre 20 de abril e 26 de abril de 2008.

América do Sul[editar | editar código-fonte]

Largada do Dakar 2015 em frente à Casa Rosada em Buenos Aires

Em 2009 foi a primeira vez que o Rali Dakar se disputou em terra Sul-americanas. O evento de 2009 foi realizada no Chile e na Argentina, entre 3 de janeiro e 18 de janeiro de 2009.[4] A competição manteve-se na América do Sul desde então.[5] Após a primeira edição sul-americana, o novo figurino do Rali parece agradar à maior parte das Marcas e Pilotos envolvidos[6] não só pela segurança, como pela dificuldade e diversidade do trajecto e pela forte presença de público ao longo das etapas, sendo que dificilmente regressará a África num futuro próximo.[7]

Em 2010 e 2011, o Rali voltou a ser na Argentina e no Chile. Em 2012 um novo país é visitado pela caravana do Rali Dakar: Peru, terminando o rali na sua capital Lima. A edição de 2013 foi uma inversão do percurso de 2012 iniciando-se no Peru, passando pelo Chile e terminando na Argentina.[8] Em 2014 a caravana do Dakar passou pela primeira vez na Bolívia, enquanto em 2015 realizou-se apenas na Argentina e Bolívia, sendo o primeiro Dakar na América do Sul que não passou pelo Chile.

O ano de 2017 trouxe um novo país para o Dakar: o Paraguai.

África Eco Race[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: África Eco Race

A mudança do Rali Dakar não foi consensual, continuando a existir quem defenda o seu regresso às suas origens: Dakar. Assim, um conjunto de pessoas ligadas ao Todo-terreno Mundial, entre elas o ex-campeão Jean-Louis Schlesser decidiram criar uma nova competição que recria Rali Dakar pré-2008, o África Eco Race.[9]

Arábia Saudita[editar | editar código-fonte]

Depois das dificuldades sentidas pela organização para realizar a edição de 2019 (face às recusas de Chile e Argentina em pagar os valores pedidos pela ASO) que acabou por realizar apenas no Peru, a ASO percebeu que o modelo sul-americano estava esgotado. Face à impossibilidade de voltar ao percurso original (devido à África Eco Race e também pela hostilidade dos governos locais à ASO devido à decisão de levar a prova para América do Sul), foram avançadas três possibilidades: Argélia, Angola/Namíbia e Arábia Saudita.[10] A 4 de abril de 2019 foi revelado que o Dakar iria mesmo realizar-se a partir de 2020 na Arábia Saudita, num acordo com a duração de 5 anos.[11]

Mortes em prova[editar | editar código-fonte]

Até 2021, 31 pilotos morreram em prova. Juntando ainda não pilotos, entre elementos da organização, jornalistas e espetadores, o número ascende aos 70. No ano inicial Patrice Dodin perdeu o controlo da sua moto no arranque da etapa que fazia a ligação entre Agadez-Tahoua e sofreu ferimentos que se viriam a revelar mortais.

O holandês Bert Oosterhuis morreu em 1982, seguindo-se o francês Jean-Noël Pineau, o japonês Yasuo Kaneko, o italiano Giampaolo Marinoni e o francês Jean-Claude Huger até 1988 — todos eles motociclistas que não resistiram aos ferimentos de quedas ou de embates com outras viaturas. O dia 9 de janeiro de 1988 foi dos mais negros da história do Dakar, com as mortes do holandês Kees van Loevezijn (e restante equipa na prova de camiões) e do francês Patrick Canado (automóveis) na mesma etapa. Foi também nessa década que Thierry Sabine, o criador do Rali Dakar (na altura uma prova que ligava Paris a Dakar), morreu num acidente de helicóptero com cinco pessoas, entre as quais o cantor Daniel Balavoine.

A década de 90 trouxe mais sete mortes de pilotos do Dakar mas nem todas foram no seguimento de acidentes com motos, automóveis ou camiões: em 1991, o francês Chales Cabannes acabou por ser atingido por uma bala perdida numa etapa no Mali quando levava o seu camião e não resistiu aos ferimentos; em 1996, o também francês Laurent Gueguen atravessou com o seu camião uma mina em Marrocos e acabou por morrer, ao contrário dos restantes tripulantes que conseguiram escapar ilesos (sendo que, na altura, foi levantada a hipótese de ser ainda uma mina restante da Segunda Guerra Mundial, algo que não demorou a cair por terra quando se percebeu que era mais um vestígio da guerra entre os rebeldes da Frente Polisário e o exército marroquino).

Este século, o período entre 2005 e 2007 foi particularmente fatídico, com cinco mortes em prova em apenas três anos, entre os quais o antigo bicampeão italiano Fabrizio Meone, que fazia a sua última corrida da carreira e acabou por falecer numa etapa na Mauritânia (sendo que o dia seguinte acabou por ser cancelado por se entender que não existiam condições para prosseguir a competição de imediato). Na América do Sul, para onde a prova se mudou em 2009, o francês Pascal Terry foi a primeira vítima numa história trágica: esteve desaparecido apesar de ter enviado um sinal de socorro, todos achavam que teria regressado à caravana e foi encontrado dias depois sem vida. O argentino Jorge Andrés Martínez Boero, o francês Thomas Bourgin, o belga Eric Palante e o polaco Michał Hernik foram as outras mortes até 2015, todos em acidentes na prova de motos. Em 2020 morreu o piloto português Paulo Gonçalves[12] e o holandês Edwin Straver.[13] Em 2021 medidas de segurança foram tomadas,[14] mas o Dakar 2021 faz uma vitima fatal o piloto de moto Pierre Cherpin.

Lista de vencedores[editar | editar código-fonte]

Carros, Motos e Camiões[editar | editar código-fonte]

Ano Trajecto Carros Motos Camiões
Piloto
Navegador
Marca e Modelo Piloto Marca e Modelo Piloto
Navegador
Mecânico
Marca e Modelo
2024 Al-'UlaYanbu Espanha Carlos Sainz
Espanha Lucas Cruz
Audi RS Q e-tron Estados Unidos Ricky Brabec Honda CRF 450 Rally Chéquia Martin Macík
Chéquia František Tomášek
Chéquia David Švanda
Iveco PowerStar
2023 YanbuDammam Catar Nasser Al-Attiyah
França Matthieu Baumel
Toyota GR DKR Hilux Argentina Kevin Benavides KTM 450 Rally Factory Replica Países Baixos Janus van Kasteren
Polónia Darek Rodewald
Países Baixos Marcel Snijders
Iveco PowerStar
2022 HailJeddah Catar Nasser Al-Attiyah
França Matthieu Baumel
Toyota GR DKR Hilux Reino Unido Sam Sunderland Gas Gas 450 Rally Rússia Dmitry Sotnikov
Rússia Ruslan Amkhmadeev
Rússia Ilgiz Akhmetzianov
Kamaz K5
2021 JeddahHail França Stéphane Peterhansel
França Édouard Boulanger
Mini John Cooper Works Buggy Argentina Kevin Benavides Honda CRF 450 Rally Rússia Dmitry Sotnikov
Rússia Ruslan Amkhmadeev
Rússia Ilgiz Akhmetzianov
Kamaz 43509
2020 JidáRiade–Al-Qiddiya Espanha Carlos Sainz
Espanha Lucas Cruz
Mini Cooper Estados Unidos Ricky Brabec Honda CRF 450 Rússia Andrey Karginov
Rússia Andrey Mokeev
Rússia Igor Leonov
Kamaz 43509
2019 LimaLima Catar Nasser Al-Attiyah
França Matthieu Baumel
Toyota Hilux
Toyota Gazoo Racing
Austrália Toby Price KTM 450 Rally
Red Bull KTM Rally Factory Team
Rússia Eduard Nikolaev
Rússia Evgeny Yakovlev
Rússia Vladimir Rybakov
Kamaz 43509
2018 LimaLa PazCórdoba Espanha Carlos Sainz
Espanha Lucas Cruz
Peugeot 3008 DKR Maxi Áustria Matthias Walkner KTM 450 Rally Replica Rússia Eduard Nikolaev
Rússia Evgeny Yakovlev
Rússia Vladimir Rybakov
Kamaz 4326
2017 AssunçãoLa Paz
Buenos Aires
França Stéphane Peterhansel
França Jean-Paul Cottret
Peugeot 3008 DKR Reino Unido Sam Sunderland KTM 450 Rally Replica Rússia Eduard Nikolaev
Rússia Evgeny Yakovlev
Rússia Vladimir Rybakov
Kamaz 4326
2016 Buenos AiresUyuniRosário França Stéphane Peterhansel
França Jean-Paul Cottret
Peugeot 2008 DKR Austrália Toby Price KTM 450 Rally
Red Bull KTM Rally Factory Team
Países Baixos Gérard de Rooy
Espanha Moises Torrallardona
Polónia Darek Rodewald
Iveco Powerstar De Rooy Petronas
2015 Buenos AiresIquique
Buenos Aires
Catar Nasser Al-Attiyah
França Matthieu Baumel
Mini All 4 Racing
Qatar Raid Team
Espanha Marc Coma KTM 450 Rally
Red Bull KTM Rally Factory Team
Rússia Ayrat Mardeev
Rússia Aydar Belyaev
Rússia Dmitriy Svistunov
Kamaz
2014 Rosário-SaltaValparaíso Espanha Nani Roma
França Michel Périn
Mini Monster Energy
X-Raid Team
Espanha Marc Coma KTM 450 Rally
Red Bull KTM Rally Factory Team
Rússia Andrey Karginov
Rússia Andrey Mokeev
Rússia Igor Devyatkin
Kamaz
2013 LimaTucumánSantiago França Stéphane Peterhansel
França Jean-Paul Cottret
Mini Monster Energy
X-Raid Team
França Cyril Despres KTM 450 Rally
KTM Red Bull RTodasy Factory Team
Rússia Eduard Nikolaev
Rússia Sergey Savostin
Rússia Vladimir Rybakov
Kamaz
2012 Mar del PlataAricaLima França Stéphane Peterhansel
França Jean-Paul Cottret
Mini All 4 Racing França Cyril Despres KTM 450 Rally Países Baixos Gérard de Rooy Iveco PowerStar
2011 Buenos AiresAricaBuenos Aires Catar Nasser Al-Attiyah
Alemanha Timo Gottschalk
Volkswagen Touareg Espanha Marc Coma KTM 450 Rally Rússia Vladimir Chagin Kamaz
2010 Buenos AiresAntofagasta
Buenos Aires
Espanha Carlos Sainz
Espanha Lucas Cruz
Volkswagen Touareg França Cyril Despres KTM 690 Rally Rússia Vladimir Chagin Kamaz
2009 Buenos AiresValparaiso
Buenos Aires
África do Sul Giniel de Villiers
Alemanha Dirk von Zitzewitz
Volkswagen Touareg Espanha Marc Coma KTM 690 Rally Rússia Firdaus Kabirov Kamaz
2008 Rali Dakar não se realizou
2007 LisboaDakar França Stéphane Peterhansel
França Jean-Paul Cottret
Mitsubishi Pajero França Cyril Despres KTM 690 Rally Países Baixos Hans Stacey MAN
2006 LisboaDakar França Luc Alphand
França Gilles Picard
Mitsubishi Pajero Espanha Marc Coma KTM LC4 660R Rússia Vladimir Chagin Kamaz
2005 BarcelonaDakar França Stéphane Peterhansel
França Jean-Paul Cottret
Mitsubishi Pajero França Cyril Despres KTM LC4 660R Rússia Firdaus Kabirov Kamaz
2004 Clermont-Ferrand
Dakar
França Stéphane Peterhansel
França Jean-Paul Cottret
Mitsubishi Pajero Espanha Nani Roma KTM LC4 660R Rússia Vladimir Chagin Kamaz
2003 Marseille
Sharm el Sheikh
Japão Hiroshi Masuoka
Alemanha Andreas Schulz
Mitsubishi Pajero França Richard Sainct KTM LC4 660R Rússia Vladimir Chagin Kamaz
2002 ArrasMadrid
Dakar
Japão Hiroshi Masuoka
França Pascal Maimon
Mitsubishi Pajero Itália Fabrizio Meoni KTM LC8 950R Rússia Vladimir Chagin Kamaz
2001 ParisDakar Alemanha Jutta Kleinschmidt
Alemanha Andreas Schulz
Mitsubishi Pajero Itália Fabrizio Meoni KTM LC4 660R República Checa Karel Loprais Tatra
2000 ParisDakarCairo França Jean-Louis Schlesser
Andorra Henri Magne
Schlesser-Renault Buggy França Richard Sainct BMW F650RR Rússia Vladimir Chagin Kamaz
1999 GranadaDakar França Jean-Louis Schlesser
França Philippe Monnet
Schlesser-Renault Buggy França Richard Sainct BMW F650RR República Checa Karel Loprais Tatra
1998 ParisGranada
Dakar
França Jean-Pierre Fontenay
França Gilles Picard
Mitsubishi Pajero França Stéphane Peterhansel Yamaha YZE850T República Checa Karel Loprais Tatra
1997 DakarAgadèz
Dakar
Japão Kenjiro Shinozuka
Andorra Henri Magne
Mitsubishi Pajero França Stéphane Peterhansel Yamaha YZE850T Áustria Peter Reif Hino
1996 GranadaDakar França Pierre Lartigue
França Michel Perin
Citroën ZX Itália Edi Orioli Yamaha YZE850T Rússia Viktor Moskovskikh Kamaz
1995 GranadaDakar França Pierre Lartigue
França Michel Perin
Citroën ZX França Stéphane Peterhansel Yamaha YZE850T República Checa Karel Loprais Tatra
1994 ParisDakarParis França Pierre Lartigue
França Michel Perin
Citroën ZX Itália Edi Orioli Cagiva Elefant 900 República Checa Karel Loprais Tatra
1993 ParisDakar França Bruno Saby
França Dominique Seriyes
Mitsubishi Pajero França Stéphane Peterhansel Yamaha YZE850T Itália Francesco Perlini Perlini
1992 ParisSirteCidade do Cabo
França Hubert Auriol
França Philippe Monnet
Mitsubishi Pajero França Stéphane Peterhansel Yamaha YZE850T Itália Francesco Perlini Perlini
1991 ParisTripoli
Dakar
Finlândia Ari Vatanen
Suécia Bruno Berglund
Citroën ZX França Stéphane Peterhansel Yamaha YZE750T França Jacques Houssat Perlini
1990 ParisTripoli
Dakar
Finlândia Ari Vatanen
Suécia Bruno Berglund
Peugeot 405 T16 Itália Edi Orioli Cagiva Elefant 900 Itália Giorgio Villa Perlini
1989 ParisTunisDakar Finlândia Ari Vatanen
Suécia Bruno Berglund
Peugeot 405 T16 França Gilles Lalay Honda NXR800V
1988 ParisArgelDakar Finlândia Juha Kankkunen
Finlândia Juha Piironen
Peugeot 205 T16 Itália Edi Orioli Honda NXR800V República Checa Karel Loprais Tatra
1987 ParisArgelDakar Finlândia Ari Vatanen
França Bernard Giroux
Peugeot 205 T16 França Cyril Neveu Honda NXR750V Países Baixos Jan de Rooy DAF
1986 ParisArgelDakar França René Metge
França Dominique Lemoyne
Porsche 959 França Cyril Neveu Honda NXR750V Itália Giacomo Vismara Mercedes-Benz
1985 ParisArgelDakar França Patrick Zaniroli
França Jean Da Silva
Mitsubishi Pajero Bélgica Gaston Rahier BMW R80G/S Alemanha Karl-Friedrich Capito Mercedes-Benz
1984 ParisArgelDakar França René Metge
França Dominique Lemoyne
Porsche 953 Bélgica Gaston Rahier BMW R80G/S França Pierre Lalleu Mercedes-Benz
1983 ParisArgelDakar Bélgica Jacky Ickx
França Claude Brasseur
Mercedes 280 G França Hubert Auriol BMW R80G/S França Georges Groine Mercedes-Benz
1982 ParisArgelDakar França Claude Marreau
França Bernard Marreau
Renault 20 França Cyril Neveu Honda XR550 França Georges Groine Mercedes-Benz
1981 ParisDakar França René Metge
França Bernard Giroux
Range Rover França Hubert Auriol BMW R80G/S França Adrien Villette ALM/ACMAT
1980 ParisDakar Suécia Freddy Kottulinsky
Alemanha Gerd Löffelmann
Volkswagen Iltis França Cyril Neveu Yamaha XT500 Argélia Ataouat Sonacome
1979 ParisDakar França Alain Génestier
França Joseph Terbiaut
Range Rover França Cyril Neveu Yamaha XT500

Quads e SSVs[editar | editar código-fonte]

Ano Trajecto Quads SSVs (UTVs até 2022)
Piloto Marca e Modelo Piloto
Navegador
Marca e Modelo
2024 Al-'UlaYanbu Argentina Manuel Andújar Yamaha Raptor 700 França Xavier de Soultrait
França Martin Bonnet
Polaris RZR Pro R
2023 YanbuDammam França Alexandre Giroud Yamaha Raptor 700 Polónia Eryk Goczał
Espanha Oriol Mena
Can-Am XRS
2022 HailJeddah França Alexandre Giroud Yamaha Raptor 700 Estados Unidos Austin Jones
Brasil Gustavo Gugelmin
Can-Am XRS
2021 JeddahHail Argentina Manuel Andújar Yamaha Raptor 700 Chile Francisco López Contardo
Chile Juan Pablo Latrach Vinagre
Can-Am
2020 JeddahRiyadhQiddiya Chile Ignacio Casale Yamaha Raptor 700 Estados Unidos Casey Currie
Estados Unidos Sean Berriman
Can-Am Maverick
2019 LimaLima Argentina Nicolas Cavigliasso Yamaha Raptor 700R Chile Francisco "Chaleco" López
Chile Alvaro Quintanilla
Can-Am
2018 Lima
La Paz
Córdoba
Chile Ignacio Casale Yamaha Raptor 700 Brasil Reinaldo Varela
Brasil Gustavo Gugelmin
Can Am
2017 Assunção
La Paz
Buenos Aires
Rússia Sergey Karyakin Yamaha Raptor 700 Brasil Leandro Torres
Brasil Lourival Roldan
Polaris RZR 1000 XP
2016 Buenos Aires
Uyuni-
Rosário
Argentina Marcus Patronelli Yamaha
2015 Buenos Aires

Iquique-
Buenos Aires
Polónia Rafał Sonik Yamaha
2014 Rosário-
Salta
Valparaíso
Chile Ignacio Casale Yamaha
2013 Lima-
Tucumán
Santiago
Argentina Marcos Patronelli Yamaha
2012 Mar del Plata
Arica
Lima
Argentina Alejandro Patronelli Yamaha Raptor 700
2011 Buenos Aires
Arica
Buenos Aires
Argentina Alejandro Patronelli Yamaha
2010 Buenos Aires
Antofagasta
Buenos Aires
Argentina Marcos Patronelli Yamaha
2009 Buenos Aires
Valparaiso
Buenos Aires
República Checa Josef Macháček Yamaha

Light Prototypes e Clássicos[editar | editar código-fonte]

Ano Trajecto Light Prototypes Clássicos
Piloto
Navegador
Marca e Modelo Piloto
Navegador
Marca e Modelo
2024 Al-'UlaYanbu Espanha Cristina Gutiérrez
Espanha Pablo Moreno Huete
Taurus T3 Max Espanha Carlos Santaolalla
Espanha Jan Rosa i Viñas
Toyota Land Cruiser HDJ80
2023 YanbuDammam Estados Unidos Austin Jones
Brasil Gustavo Gugelmin
Can-Am Maverick XRS Espanha Juan Morera
França Florent Drulhon
Toyota Land Cruiser HDJ80
2022 HailJeddah Chile Francisco López Contardo
Chile Juan Pablo Latrach Vinagre
Can-Am XRS França Serge Mogno
Espanha Lidia Ruba
Toyota Land Cruiser HDJ80
2021 JeddahHail Chéquia Josef Macháček
República Checa Pavel Vyoral
Can-Am França Marc Douton
França Emilien Etienne
Sunhill Buggy

Source:[15]

Podium[editar | editar código-fonte]

Carros[editar | editar código-fonte]

Ano
Piloto Carro Piloto Carro Piloto Carro
1979 França Alain Génestier Range Rover V8 França Claude Marreau Renault 4 Sinpar Itália Cesare Giraudo Fiat Campagnola
1980 Suécia Freddy Kottulinsky Volkswagen Iltis França Patrick Zaniroli Volkswagen Iltis França Claude Marreau Renault 4 Sinpar
1981 França René Metge Range Rover V8 França Hervé Cotel Buggy Cotel França Jean-Claude Briavoine Lada Niva
1982 França Claude Marreau Renault 20 Turbo França Jean-Claude Briavoine Lada Niva França Jean-Pierre Jaussaud Mercedes 280 GE
1983 Bélgica Jacky Ickx Mercedes 280 GE França André Trossat Lada Niva França Pierre Lartigue Range Rover V8
1984 França René Metge Porsche 911 França Patrick Zaniroli Range Rover V8 Reino Unido Andrew Cowan Mitsubishi Pajero
1985 França Patrick Zaniroli Mitsubishi Pajero Reino Unido Andrew Cowan Mitsubishi Pajero França Pierre Fougerouse Toyota FJ 60
1986 França René Metge Porsche 959 Bélgica Jacky Ickx Porsche 959 França Pascal Rigal Mitsubishi Pajero
1987 Finlândia Ari Vatanen Peugeot 205 Turbo 16 França Patrick Zaniroli Range Rover V8 Japão Kenjiro Shinozuka Mitsubishi Pajero
1988 Finlândia Juha Kankkunen Peugeot 205 Turbo 16 Japão Kenjiro Shinozuka Mitsubishi Pajero França Patrick Tambay Range Rover V8
1989 Finlândia Ari Vatanen Peugeot 405 Turbo 16 Bélgica Jacky Ickx Peugeot 405 Turbo 16 França Patrick Tambay Mitsubishi Pajero
1990 Finlândia Ari Vatanen Peugeot 405 Turbo 16 Suécia Björn Waldegård Peugeot 405 Turbo 16 França Alain Ambrosino Peugeot 405 Turbo 16
1991 Finlândia Ari Vatanen Citroën ZX Rallye-Raid França Pierre Lartigue Peugeot 405 Turbo 16 França Jean Pierre Fontenay Mitsubishi Pajero
1992 França Hubert Auriol Mitsubishi Pajero Alemanha Erwin Weber Mitsubishi Pajero Japão Kenjiro Shinozuka Mitsubishi Pajero
1993 França Bruno Saby Mitsubishi Pajero França Pierre Lartigue Citroën ZX Rallye-Raid França Hubert Auriol Citroën ZX Rallye-Raid
1994 França Pierre Lartigue Citroën ZX Rallye-Raid França Hubert Auriol Citroën ZX Rallye-Raid França Philippe Wambergue Buggy Bourgo
1995 França Pierre Lartigue Citroën ZX Rallye-Raid França Bruno Saby Mitsubishi Pajero Japão Kenjiro Shinozuka Mitsubishi Pajero
1996 França Pierre Lartigue Citroën ZX Rallye-Raid França Philippe Wambergue Citroën ZX Rallye-Raid França Jean Pierre Fontenay Mitsubishi Pajero
1997 Japão Kenjiro Shinozuka Mitsubishi Pajero França Jean-Pierre Fontenay Mitsubishi Pajero França Bruno Saby Mitsubishi Pajero
1998 França Jean-Pierre Fontenay Mitsubishi Pajero Japão Kenjiro Shinozuka Mitsubishi Pajero França Bruno Saby Mitsubishi Pajero
1999 França Jean-Louis Schlesser Buggy Schlesser Espanha Miguel Prieto Mitsubishi Pajero Alemanha Jutta Kleinschmidt Mitsubishi Pajero
2000 França Jean-Louis Schlesser Buggy Schlesser França Stéphane Peterhansel Mega Desert França Jean-Pierre Fontenay Mitsubishi Pajero
2001 Alemanha Jutta Kleinschmidt Mitsubishi Pajero Japão Hiroshi Masuoka Mitsubishi Pajero França Jean-Louis Schlesser Buggy Schlesser
2002 Japão Hiroshi Masuoka Mitsubishi Pajero Alemanha Jutta Kleinschmidt Mitsubishi Pajero Japão Kenjiro Shinozuka Mitsubishi Pajero
2003 Japão Hiroshi Masuoka Mitsubishi Pajero França Jean-Pierre Fontenay Mitsubishi Pajero França Stéphane Peterhansel Mitsubishi Pajero
2004 França Stéphane Peterhansel Mitsubishi Pajero Japão Hiroshi Masuoka Mitsubishi Pajero França Jean-Louis Schlesser Buggy Schlesser
2005 França Stéphane Peterhansel Mitsubishi Pajero França Luc Alphand Mitsubishi Pajero Alemanha Jutta Kleinschmidt Volkswagen Race Touareg 2
2006 França Luc Alphand Mitsubishi Pajero África do Sul Giniel de Villiers Volkswagen Race Touareg 2 Espanha Nani Roma Mitsubishi Pajero
2007 França Stéphane Peterhansel Mitsubishi Pajero França Luc Alphand Mitsubishi Pajero França Jean-Louis Schlesser Buggy Schlesser
2008 Rali cancelado
2009 África do Sul Giniel de Villiers Volkswagen Race Touareg 2 Estados Unidos Mark Miller Volkswagen Race Touareg 2 Estados Unidos Robby Gordon Hummer H3
2010 Espanha Carlos Sainz Volkswagen Race Touareg 2 Catar Nasser Al-Attiyah Volkswagen Race Touareg 2 Estados Unidos Mark Miller Volkswagen Race Touareg 2
2011 Catar Nasser Al-Attiyah Volkswagen Race Touareg 3 África do Sul Giniel de Villiers Volkswagen Race Touareg 3 Espanha Carlos Sainz Volkswagen Race Touareg 3
2012 França Stéphane Peterhansel Mini All4 Racing Espanha Nani Roma Mini All4 Racing África do Sul Giniel de Villiers Toyota Hilux Dakar
2013 França Stéphane Peterhansel Mini All4 Racing África do Sul Giniel de Villiers Toyota Hilux Dakar Rússia Leonid Novitskiy Mini All4 Racing
2014 Espanha Nani Roma Mini All4 Racing França Stéphane Peterhansel Mini All4 Racing Catar Nasser Al-Attiyah Mini All4 Racing
2015 Catar Nasser Al-Attiyah Mini All4 Racing África do Sul Giniel de Villiers Toyota Hilux Dakar Polónia Krzysztof Hołowczyc Mini All4 Racing
2016 França Stéphane Peterhansel Peugeot 2008 DKR Catar Nasser Al-Attiyah Mini All4 Racing África do Sul Giniel de Villiers Toyota Hilux Dakar
2017 França Stéphane Peterhansel Peugeot 3008 DKR França Sébastien Loeb Peugeot 3008 DKR França Cyril Despres Peugeot 3008 DKR
2018 Espanha Carlos Sainz Peugeot 3008 DKR Catar Nasser Al-Attiyah Toyota Hilux Dakar África do Sul Giniel de Villiers Toyota Hilux Dakar
2019 Catar Nasser Al-Attiyah Toyota Hilux Dakar Espanha Nani Roma Mini All4 Racing França Sébastien Loeb Peugeot 3008 DKR
2020 Espanha Carlos Sainz Mini John Cooper Works Buggy Catar Nasser Al-Attiyah Toyota Hilux Dakar França Stéphane Peterhansel Mini John Cooper Works Buggy
2021 França Stéphane Peterhansel Mini John Cooper Works Buggy Catar Nasser Al-Attiyah Toyota Hilux Dakar Espanha Carlos Sainz Mini John Cooper Works Buggy
2022 Catar Nasser Al-Attiyah Toyota GR DKR Hilux França Sébastien Loeb BRX Hunter T1+ Arábia Saudita Yazeed Al-Rajhi Toyota Hilux Overdrive
2023 Catar Nasser Al-Attiyah Toyota GR DKR Hilux França Sébastien Loeb Prodrive Hunter T1+ Brasil Lucas Moraes Toyota Hilux Overdrive
2024 Espanha Carlos Sainz Audi RS Q e-tron Bélgica Guillaume De Mévius Toyota Hilux Overdrive França Sébastien Loeb Prodrive Hunter T1+

Motos[editar | editar código-fonte]



Ano
Piloto Moto Piloto Moto Piloto Moto
1979 França Cyril Neveu Yamaha XT 500 França Gilles Comte Yamaha XT 500 França Philippe Vassard Honda XL 250
1980 França Cyril Neveu Yamaha XT 500 França Michel Merel Yamaha XT 500 França Jean-Noël Pineau Yamaha XT 500
1981 França Hubert Auriol BMW R80 G/S França Serge Bacou Yamaha XT 500 França Michel Merel Yamaha XT 500
1982 França Cyril Neveu Honda XR 550 França Philippe Vassard Honda XR 550 França Grégoire Verhaeghe Barigo 500
1983 França Hubert Auriol BMW R80 G/S França Patrick Drobecq Honda XR 600 França Marc Joineau Suzuki DR 500
1984 Bélgica Gaston Rahier BMW R80 G/S França Hubert Auriol BMW R80 G/S França Philippe Vassard Honda XLR 600
1985 Bélgica Gaston Rahier BMW R80 G/S França Jean-Claude Olivier Yamaha 660 Proto Itália Franco Picco Yamaha 600 XT
1986 França Cyril Neveu Honda NXR 780 França Gilles Lalay Honda NXR 780 Itália Andrea Balestrieri Honda XL 600
1987 França Cyril Neveu Honda NXR 750 Itália Edi Orioli Honda XL 600 Bélgica Gaston Rahier BMW R80 GS
1988 Itália Edi Orioli Honda NXR 800V Itália Franco Picco Yamaha YZE 750 França Gilles Lalay Honda NXR 750
1989 França Gilles Lalay Honda NXR 800V Itália Franco Picco Yamaha YZE 750 França Marc Morales Honda NXR 750
1990 Itália Edi Orioli Cagiva Elefant 900 Espanha Carlos Mas Yamaha YZE 750 Itália Alessandro De Petri Cagiva Elefant 900
1991 França Stéphane Peterhansel Yamaha YZE 750T França Gilles Lalay Yamaha YZE 750T França Thierry Magnaldi Yamaha YZE 750T
1992 França Stéphane Peterhansel Yamaha YZE 850T Estados Unidos Danny LaPorte Cagiva Elefant 900 Espanha Jordi Arcarons Cagiva Elefant 900
1993 França Stéphane Peterhansel Yamaha YZE 850T França Thierry Charbonnier Yamaha YZE 850T Espanha Jordi Arcarons Yamaha YZE 850T
1994 Itália Edi Orioli Cagiva Elefant 900 Espanha Jordi Arcarons Cagiva Elefant 900 Itália Fabrizio Meoni Honda EXP-2
1995 França Stéphane Peterhansel Yamaha YZE 850T Espanha Jordi Arcarons Cagiva Elefant 900 Itália Edi Orioli Cagiva Elefant 900
1996 Itália Edi Orioli Yamaha YZE 850T Espanha Jordi Arcarons KTM LC4 Espanha Carlos Sotelo KTM LC4
1997 França Stéphane Peterhansel Yamaha YZE 850T Espanha Oscar Gallardo Cagiva Elefant 900 França David Castera Yamaha YZE 850T
1998 França Stéphane Peterhansel Yamaha YZE 850T Itália Fabrizio Meoni KTM LC4 Austrália Andy Haydon KTM LC4
1999 França Richard Sainct BMW F650 RR França Thierry Magnaldi KTM LC4 África do Sul Alfie Cox KTM LC4
2000 França Richard Sainct BMW F650 RR Espanha Oscar Gallardo BMW F650 RR Estados Unidos Jimmy Lewis BMW R900 GS
2001 Itália Fabrizio Meoni KTM LC4 660R Espanha Jordi Arcarons KTM LC4 660R Chile Carlo de Gavardo KTM LC4 660R
2002 Itália Fabrizio Meoni KTM LC8 950R África do Sul Alfie Cox KTM LC4 660R França Richard Sainct KTM LC4 660R
2003 França Richard Sainct KTM LC4 660R França Cyril Despres KTM LC4 660R Itália Fabrizio Meoni KTM LC8 950R
2004 Espanha Nani Roma KTM LC4 660R França Richard Sainct KTM LC4 660R França Cyril Despres KTM LC4 660R
2005 França Cyril Despres KTM LC4 660R Espanha Marc Coma KTM LC4 660R África do Sul Alfie Cox KTM LC4 660R
2006 Espanha Marc Coma KTM LC4 660R França Cyril Despres KTM LC4 660R Itália Giovanni Sala KTM LC4 660R
2007 França Cyril Despres KTM 690 Rally França David Casteu KTM 690 Rally Estados Unidos Chris Blais KTM 660 Rally
2008 Rali cancelado
2009 Espanha Marc Coma KTM 690 Rally França Cyril Despres KTM 690 Rally França David Frétigné Yamaha WR 450
2010 França Cyril Despres KTM 690 Rally Noruega Pål Anders Ullevålseter KTM 690 Rally Chile Francisco López Aprilia RXV 450
2011 Espanha Marc Coma KTM 450 Rally França Cyril Despres KTM 450 Rally Portugal Hélder Rodrigues Yamaha WR 450F
2012 França Cyril Despres KTM 450 Rally Espanha Marc Coma KTM 450 Rally Portugal Hélder Rodrigues Yamaha WR 450F
2013 França Cyril Despres KTM 450 Rally Portugal Ruben Faria KTM 450 Rally Chile Francisco López KTM 450 Rally
2014 Espanha Marc Coma KTM 450 Rally Espanha Jordi Viladoms KTM 450 Rally França Olivier Pain Yamaha WR 450F
2015 Espanha Marc Coma KTM 450 Rally Portugal Paulo Gonçalves Honda CRF 450 Austrália Toby Price KTM 450 Rally
2016 Austrália Toby Price KTM 450 Rally Eslováquia Štefan Svitko KTM 450 Rally Chile Pablo Quintanilla Husqvarna FR 450
2017 Reino Unido Sam Sunderland KTM 450 Rally Áustria Matthias Walkner KTM 450 Rally Espanha Gerard Farrés KTM 450 Rally
2018 Áustria Matthias Walkner KTM 450 Rally Argentina Kevin Benavides Honda CRF 450 Austrália Toby Price KTM 450 Rally
2019 Austrália Toby Price KTM 450 Rally Áustria Matthias Walkner KTM 450 Rally Reino Unido Sam Sunderland KTM 450 Rally
2020 Estados Unidos Ricky Brabec Honda CRF 450 Rally Chile Pablo Quintanilla Husqvarna FR 450 Austrália Toby Price KTM 450 Rally
2021 Argentina Kevin Benavides Honda CRF 450 Rally Estados Unidos Ricky Brabec Honda CRF 450 Rally Reino Unido Sam Sunderland KTM 450 Rally
2022 Reino Unido Sam Sunderland Gas Gas 450 Rally Chile Pablo Quintanilla Honda CRF450 Rally Áustria Matthias Walkner KTM 450 Rally
2023 Argentina Kevin Benavides KTM 450 Rally Austrália Toby Price KTM 450 Rally Estados Unidos Skyler Howes Husqvarna 450 Rally