Raimundo de Borgonha – Wikipédia, a enciclopédia livre

Raimundo de Borgonha
Raimundo de Borgonha
Nascimento 1070
Besançon
Morte 20 de setembro de 1107
Grajal de Campos
Sepultamento Catedral de Santiago de Compostela
Progenitores
Cônjuge Urraca I de Leão
Filho(a)(s) Sancha Raimúndez, Afonso VII de Leão
Irmão(ã)(s) Sibylla of Burgundy, Duchess of Burgundy, Clementina da Borgonha, Gisela da Borgonha, Reinaldo II, Conde da Borgonha, Estêvão I de Borgonha, Papa Calisto II, Ermentrud of Burgundy
Ocupação soberano
Título conde
Religião catolicismo
Assinatura
Raimundo de Borgonha

Raimundo de Borgonha (Besançon, 1070Grajal de Campos, 24 de maio de 1107) foi o quarto filho de Guilherme I "o Grande", conde de Borgonha, e tinha como apanágio o pequeno condado de Amous.

Visitou pela primeira vez a Península Ibérica, entre o ano de 1086 ou 1087, acompanhando o duque Odo  da Borgonha, e, pela segunda vez em 1090 para casar com Urraca de Leão e Castela, única filha legítima e herdeira de Afonso VI, imperador de Leão e Castela e Constança da Borgonha.

Vinha, desta feita, acompanhado por seu primo Henrique, Conde de Portugal, que recebeu como mulher a outra filha de Afonso VI de Leão e Castela, Teresa de Leão. Pelo seu casamento D. Raimundo recebeu em apanágio, como feudo, segundo as práticas peninsulares, o condado da Galiza, que se estendia para sul até ao Rio Minho. O Condado Portucalense (entre o Rio Minho e o Rio Douro) em Coimbra, foi atribuído como condado a D. Henrique, nascendo assim o condado Portucalense sob a égide da Casa de Borgonha (1096).

Em 1105, Urraca e Raimundo fazem um pacto com Henrique da Borgonha, agora Conde Portucalense, para reunirem apoios para queo único filho varão de Afonso VI, Sancho, viesse a ser Imperador de Leão e Castela, e não Urraca a filha mais velha de D. Afonso VI. O pacto foi assinado mas não posto em prática pois em 1107 Raimundo morre, Sancho também morreria em batalha em 1108 e Afonso VI morreria em 1109. Assim não havendo filhos varões quem sucederia a Afonso VI seria agora a filha mais velha dele, Urraca.

Relações familiares[editar | editar código-fonte]

Foi filho de Guilherme I, Conde da Borgonha e de Estefânia da Borgonha, filha de Adalberto da Lorena e de Clemência de Foix.

Casou com Urraca I de Leão e Castela, filha de Afonso VI de Leão e Castela e de sua terceira esposa Constança da Borgonha, de quem teve:

  1. Sancha Raimundes (ca. 1095 — 28 de fevereiro de 1159).
  1. Afonso VII de Leão e Castela (Caldas de Reis, 1 de março de 1105 — Viso del Marqués?, 21 de agosto de 1157).

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

  • SOUSA, António Caetano, História Genealógica da Casa Real Portuguesa, Atlântida-Livraria Editora, Lda, 2ª Edição, Coimbra, 1946. Tomo I-pg. 41.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Raimundo de Borgonha

Raimundo de Borgonha
Nascimento: 1070, Besançon Morte: 24 de maio de 1107, Grajal de Campos
Precedido por
Vacante
Titular anterior:Nuno Mendes

Conde de Portucale

1093-1096
Sucedido por
Henrique de Borgonha
Precedido por
Novo título
Afonso VI de Leão e Castela como Rei

Conde da Galiza

1093-1107
(subordinado a Afonso VI de Leão e Castela)
Sucedido por
Urraca I
Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.