Ragenhilda da Noruega – Wikipédia, a enciclopédia livre

Ragenhilda
Princesa da Noruega e Dinamarca
Ragenhilda da Noruega
Nascimento 9 de junho de 1930
  Oslo, Noruega
Morte 16 de setembro de 2012 (82 anos)
  Rio de Janeiro, Brasil
Sepultado em Igreja de Asker, Noruega
Nome completo  
Ragenhilda Alexandra da Noruega
Cônjuge Erling Lorentzen
Descendência Haakon Lorentzen
Ingeborg Lorentzen
Ragnhild Lorentzen
Casa Eslésvico-Holsácia-Sonderburgo-Glucksburgo
Pai Olavo V da Noruega
Mãe Marta da Suécia

Ragenhilda Alexandra da Noruega (Oslo, 9 de junho de 1930Rio de Janeiro, 16 de setembro de 2012), foi uma princesa norueguesa, filha mais velha do rei Olavo V e de sua esposa, a princesa Marta da Suécia. Era a irmã mais velha do rei Haroldo V e da princesa Astrid da Noruega. Como descendente agnático de Cristiano IX da Dinamarca, ela também foi uma princesa dinamarquesa, embora não esteja na linha de sucessão ao trono dinamarquês.

Era casada com o empresário Erling Lorentzen e, depois do seu casamento, ficou conhecida como Princesa Ragenhilda, Senhora Lorentzen. A princesa e o seu marido estabeleceram-se no Brasil pouco depois do seu casamento, em 1953.

Ragenhilda era bisneta de Eduardo VII do Reino Unido e, consequentemente, prima em segundo grau da Rainha Isabel II. À data da sua morte, estava em 75.º lugar na linha de sucessão ao trono britânico. A tia materna da princesa era a rainha Astrid da Bélgica; tal facto fez com que Ragenhilda fosse prima em primeiro grau de Balduíno da Bélgica e do sucessor deste, Alberto II.

A princesa morreu na sua casa do Rio de Janeiro a 16 de setembro de 2012, devido a doença prolongada, aos 82 anos de idade.

Infância[editar | editar código-fonte]

Ragenhilda foi a primeira princesa da Noruega a nascer em solo norueguês em 629 anos. A princesa cresceu na residência real de Skaugum, perto de Asker, a oeste de Oslo. Durante a Segunda Guerra Mundial, a princesa fugiu da invasão nazi com a sua família, tendo passado os anos de guerra no exílio, juntamente com a sua mãe e irmãos, em Washington, D.C..

Casamento e família[editar | editar código-fonte]

A princesa Ragenhilda casou com Erling Lorentzen, um plebeu da classe alta e comerciante da Noruega, no dia 15 de maio de 1953, na Igreja de Asker. Gerou-se grande controvérsia quando a princesa casou com Lorentzen, um homem de negócios e oficial do exército que foi seu guarda-costas durante a Guerra, pois Ragenhilda era o primeiro membro da realeza norueguesa a casar com um plebeu. Pouco depois do casamento, foi anunciado que a bandeira da Noruega deixaria de ser desfraldada no dia de aniversário da princesa.

O casal mudou-se para o Rio de Janeiro, Brasil, onde Lorentzen detém importantes participações em negócios, primeiro como residência temporária, mas depois acabou por se fixar lá definitivamente até à morte da Ragenhilda, em 2012.

Ragenhilda e Erling tiveram três filhos:

Títulos[editar | editar código-fonte]

Actividades[editar | editar código-fonte]

Como membro da família real norueguesa alargada, Raghnild não tinha deveres oficiais de Estado, mas marcava presença em eventos de família, como casamentos reais.

Uma conservadora convicta, a princesa criticou publicamente os seus sobrinhos, a Princesa Marta Luísa e o príncipe herdeiro Haakon Magnus, pela escolha dos respectivos esposos, na TV 2, uma cadeia de televisão norueguesa, em 2004. De entre os seus comentários, destaca-se a sua crença de que os casamentos da geração jovem da família real poderiam derrubar a monarquia norueguesa e a sua esperança de estar morta antes que a esposa do seu sobrinho, a princesa Mette-Marit da Noruega, se tornasse rainha.[1] Num esforço infrutífero para tentar evitar os danos à imagem da princesa, o marido de Ragenhilda abordou a TV 2, pedindo que os comentários da mulher fossem editados.

A princesa Ragenhilda era patrona da Organização Norueguesa para os Deficientes Auditivos.

Condecorações[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Ragenhilda da Noruega

Referências

  1. «Cópia arquivada». Consultado em 26 de abril de 2008. Arquivado do original em 9 de junho de 2007 
Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.