Rabino – Wikipédia, a enciclopédia livre

David de Sola Pool, rabino ortodoxo

Rabino ou rabi (do hebraico clássico: רִבִּי, ribbī; no hebraico moderno: רַבִּי, rabbī), dentro do judaísmo, significa " professor, mestre " ou literalmente "grande". A palavra "Rabbi" ("Meu Mestre") deriva da raiz hebraica Rav, que no hebraico bíblico significa "grande" ou "distinto" (em conhecimento).

No judaísmo Rabino é um título usado para distinguir aquele que ensina, aquele que tem a autoridade dos doutores da Torá ou aquele apontado pelos líderes religiosos da comunidade. Hoje os rabinos são os responsáveis pelo ensino e aplicação dos ensinamentos do judaísmo. Ao contrário de outras religiões, o rabino não é um sacerdote, não sendo estritamente necessário para a realização da maioria dos atos do ciclo de vida judaico, como o casamento, bar-mitzvá, sepultamentos e outros. Os únicos atos que exigem a participação de um rabino são o get (divórcio), conversões e litígios que exijam a decisão de um tribunal rabínico.

No entanto, em nossos dias, em grande parte pela laicização da comunidade judaica, os rabinos assumiram o papel de condutores da maior parte das cerimônias religiosas. Ainda assim, no judaísmo clássico pré-diáspora há a figura dos "representantes de Deus" — a classe sacerdotal — pessoas com um contato especial com a divindade.

Sobre o exercício do sacerdócio no judaísmo pré-rabínico, veja Cohanim.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Fontes[editar | editar código-fonte]

  • Simon Schwarzfuchs: Études sur l'origine et le développement du rabbinat au Moyen Age (= Mémoires de la Société des Études Juives 2, ISSN 0560-5296). Durlacher, Paris 1957.
  • Gerd A. Wewers: Geheimnis und Geheimhaltung im rabbinischen Judentum (= Religionsgeschichtliche Versuche und Vorarbeiten 35). de Gruyter, Berlin u. a. 1975, ISBN 3-11-005858-8 (Zugleich: Göttingen, Univ., Diss., 1974).
  • Simon Schwarzfuchs: A Concise History of the Rabbinate. Blackwell, Oxford u. a. 1993, ISBN 0-631-16132-5.
Ícone de esboço Este artigo sobre judaísmo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.