Quioto (prefeitura) – Wikipédia, a enciclopédia livre

 Nota: Se procura a cidade japonesa, veja Quioto (cidade).
Japão Quioto

京都府

Kyōto-fu

 
  Prefeitura  
transliterações em Japonês
 • Japonês 京都府
 • Rōmaji Kyōto-fu
Símbolos
Bandeira de Quioto
Bandeira
Selo de Quioto
Selo
Localização
Localização de Quioto
Localização de Quioto
País Japão
Região Kansai
Ilha Honshu
Administração
Capital Kyoto
Governador Takatoshi Nishiwaki
Características geográficas
Área total 4,613,26 km²
 • Área molhada  1,0%
População total (1 de outubro de 2020) 2 579 921 hab.
Densidade 559 hab./km²
Outras informações
Distritos 6
Municipalidades 26
Flor Flor de cerejeira (Prunus spachiana)
Árvore Criptoméria (Cryptomeria japonica)
Ave Calonectris leucomelas
Sítio www.pref.kyoto.jp
Mapa da província de Kyoto.
O templo Kinkakuji no inverno.
O templo de Kiyomizudera.

Quioto ou Kyoto (京都府 Kyōto-fu?) é uma prefeitura do Japão na região de Kansai da ilha de Honshu.[1] A capital é a cidade de Quioto.[2]

História[editar | editar código-fonte]

Até a Restauração Meiji, o território da prefeitura de Quioto era conhecida como Província de Yamashiro.[3] Durante a maior parte de sua história, Quioto foi a capital imperial do Japão.

Cidades[editar | editar código-fonte]

Distritos[editar | editar código-fonte]

Economia[editar | editar código-fonte]

A cidade de Quioto é uma das cidades no Japão com maior dependência do turismo. O norte da Península de Quioto tem a economia voltada para a pesca e para o transporte hidroviário.


Cultura[editar | editar código-fonte]

Quioto foi e continua sendo até hoje, o centro cultural do Japão. Por mais de mil anos foi a capital do país. Quando a capital foi mudada para Tóquio, a cidade continuou sendo considerada a capital cultural do país.

Turismo[editar | editar código-fonte]

Quioto é a melhor cidade turística japonesa. Longe da falta de modéstia, essa é a opinião expressa por vários viajantes, guias turísticos e, claro, pelos próprios japoneses. Só Quioto pode, por exemplo, oferecer a seus visitantes um acervo de mais de 2 mil templos religiosos, budistas e xintoístas. A grande quantidade, aliás, não banaliza a atração, já que em alguns desses templos estão algumas das estruturas arquitetônicas mais belas do Japão, como o Kinkaku-ji - ou Pavilhão Dourado -, com suas paredes externas folheadas a ouro; e o Ryoan-ji, onde o simbolismo de seu Jardim de Pedra convence o mais agitado dos turistas a se acomodar, contemplar e refletir.

Outra marca da cidade são as gueixas, que circulam pelo bairro de Gion, conhecido por abrigar as casas de gueixas mais famosas do país. Com gestos suaves e delicadeza no andar, elas passeiam pelo bairro, para o deleite dos turistas, e geralmente posam para fotos.

Tudo isso faz de Quioto, a antiga capital imperial do Japão, o destino certeiro de pessoas em busca da cultura japonesa autêntica, anterior ao processo de ocidentalização ocorrido no país após a Segunda Guerra Mundial. E há até uma explicação histórica para isso: a cidade foi um dos poucos lugares poupados dos bombardeios aliados, os quais, aproveitando-se do uso de madeira nas construções japonesas, lançavam bombas incendiárias capazes de queimar uma cidade como Tókio em questão de minutos - e de fato foi o que aconteceu com a metrópole. Em Quioto, e para o bem de todos, as tradições arquitetônicas e, principalmente, as culturais, permaneceram vivas.

Alguns dos festivais que ocorrem em Quioto são o Aoi Matsuri, de 544, o Gion Matsuri, de 869, Ine Matsuri, do Período Edo, o Gozan no Okuribi, de 1662, e o Jidai Matsuri, de 1895. Todos os santuários e templos sediam algum tipo de evento, e a maioria deles é aberto ao público.

Símbolos da prefeitura[editar | editar código-fonte]

A flor oficial de Quioto é a flor de cerejeira. A árvore oficial da prefeitura é o cedro japonês (Criptoméria) e o pássaro oficial é o Calonectris leucomelas.

Referências

  1. Nussbaum, Louis-Frédéric. (2005). "Kyoto-fu" in Japan Encyclopedia, p. 587, p. 587, no Google Livros; "Kansai" in Japan Encyclopedia, p. 477, p. 477, no Google Livros.
  2. Nussbaum, "Kyoto" in Japan Encyclopedia, pp. 565-587, p. 585, no Google Livros.
  3. Nussbaum, "Provinces and prefectures" em Japan Encyclopedia, p. 780 (em inglês).

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Quioto (prefeitura)
  Este artigo é um esboço sobre Geografia da prefeitura de Quioto. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.