Quedivato do Egito – Wikipédia, a enciclopédia livre



Quedivato do Egito
خديوية مصر
Mısır Hidiviyet-i

Estado vassalo autonômo do Império Otomano até 1914
(sob ocupação do Império Britânico a partir de 1882)


 

 

1867 – 1914
 

 

 

Flag Brasão
Bandeira (1867–1881) Brasão
Hino nacional
Salam Affandina


Localização de Egito
Localização de Egito
Verde escuro: Quedivato do Egito
Verde claro: Sudão Anglo-Egípcio
Verde mais claro: Cedido do Sudão para a África do Norte Italiana em 1919
Continente África
Região Oriente Médio
País Egito
Capital Cairo
30° 3' N 31° 13' E
Língua oficial Árabe, inglês[a]
Religião Sunita
Governo Monarquia Constitucional
Quediva
 • 1867–1879 Ismail Paxá
 • 1879–1892 Teufique Paxá
 • 1892–1914 Abaz Hilmi II
Agente britânico e Cônsul-geral
 • 1883–1907 Evelyn Baring, Lorde de Cromer
 • 1907–1911 Eldon Gorst, Sir Eldon Gorst
 • 1911–1914 Conde Kitchener
Primeiro-ministro
 • 1878–1879 Nubar Paxá (primeiro)
 • 1914 Hussein Rushdi Paxá (último)
Período histórico Partilha da África
 • 8 de Junho de 1867 Fundação
 • 17 de Novembro de 1869 Abertura do Canal de Suez
 • 1881–1882 Revolta de Urabi
 • Julho – Setembro de 1882 invasão britânica
 • 18 de Janeiro de 1899 Convenção do Sudão
 • 19 de Dezembro de 1914 Dissolução
Área
 • 1882[b] 34 184 km2
População
 • 1882[b] est. 6 805 000 
     Dens. pop. 199,1 hab./km²
 • 1897[b] est. 9 715 000 
     Dens. pop. 284,2/km²
 • 1907[b] est. 11 287 000 
     Dens. pop. 330,2/km²
Moeda Libra egípcia
Atualmente parte de  Egito
 Líbia
 Sudão do Sul
 Sudão
 Somália
a. O inglês se tornou a única língua oficial em 1898.[1]

b. Área e densidade incluem apenas as áreas habitadas. A área total do Egito, incluindo desertos, é de 994,000 km².[2][3]

O Quedivato do Egito (em árabe: خديوية مصر; romaniz.:khadiawiat misr; em turco: Mısır Hidivliği) foi um Estado tributário autônomo do Império Otomano.

História[editar | editar código-fonte]

Antecedentes[editar | editar código-fonte]

Conquistado pelo Império Otomano em 1517, o Egito sempre mostrou-se uma difícil província para os sultões otomanos controlar, em parte devido à força contínua e a influência dos mamelucos, a casta militar egípcia que governou o país durante séculos. Como tal, o Egito permaneceu como uma região semiautônoma sob os mamelucos, até ser invadido pelas forças francesas de Napoleão em 1798.

Ascensão de Maomé Ali[editar | editar código-fonte]

Quando os aliados otomanos e ingleses derrotaram as forças francesas no Egito otomano, o governo otomano manteve um exército considerável lá, como a antiga classe dominante dos mamelucos, apesar de sua derrota nas mãos dos franceses, se estabeleceram no Alto Egito.[4] As facções otomanas e mamelucas não coexistem bem, e logo uma luta irrompe entre eles.

Em 1805, um oficial albanês do contingente otomano, Maomé Ali, havia chegado ao conhecimento de seus superiores. Ele foi visto, tanto por seus colegas e a população egípcia, como o único homem capaz de trazer "ordem e segurança"[4] para a região.

A Maomé Ali foi logo dado o controle do Egito, embora a Sublime Porta estivesse preocupado com o poder do albanês. O governo otomano tentou fazer Maomé Ali governador do Hijaz, na tentativa de diminuir sua influência na região. Esta tentativa foi recebida com raiva,[4] no Egito, e Maomé Ali foi feito uale, ou governador, do Egito.

O restante dos beis mamelucos foram assassinados, no comando de Maomé Ali, em 1811. Este evento consolidou o controle otomano do Egito. Também houve avanços na agricultura e indústria, com fábricas[4] e uma nova estratégia na agricultura, a de cultivos destinados à exportação, foram implementados.

Em 1820, o exército de Maomé Ali foi forte o suficiente para invadir e conquistar o Sudão. Isto estabeleceu-o como o governante do Egito inquestionável, nominalmente independente do Império Otomano. No entanto, ele ajudou o sultão otomano na luta contra os gregos durante a Guerra da Independência Grega até que a sua marinha foi derrotada por uma coalizão Europeia de Navarino em 1827.[5]

As guerras contra os turcos[editar | editar código-fonte]

Apesar de, a Maomé Ali só ter sido concedido o título de uale, este proclamou-se quediva, ou vice-rei hereditário, no início durante seu governo. O governo otomano, embora irritado, não fez nada até Maomé Ali invadir a Síria otomana em 1831. O governo da Síria, tinha sido prometido pelo sultão, Mamude II, por sua ajuda durante a Guerra da Independência Grega, mas o título não lhe foi concedido após a guerra.[5] Isso levou os otomanos, aliados com os britânicos, a contra-atacar em 1839.

Em 1840, os britânicos bombardearam Beirute e uma força anglo-otomana desembarcou e apreendeu Acre.[4] O exército egípcio foi forçado a recuar de volta para seu território, e a Síria tornou-se novamente uma província do Império Otomano. Como resultado da Convenção de Londres (1840), Maomé Ali desistiu de todas os territórios conquistados com a exceção do Sudão e por sua vez foi concedido ao governo hereditário do Sudão.

Sucessores de Maomé Ali[editar | editar código-fonte]

Em 1848, Maomé Ali estava velho e senil, o suficiente para seu filho que sofria de tuberculose, Ibrahim, fosse à procura de sua admissão como governador. O sultão otomano aceitou à posse, e Maomé Ali foi retirado do poder. No entanto, Ibrahim morreu de sua doença meses depois, sobreviveu seu pai, que morreu em 1849.

Ibrahim foi sucedido por seu sobrinho, Abaz I, que desfez muitas das realizações de Maomé Ali. Abaz foi assassinado por dois de seus escravos em 1854, e o quarto filho de Maomé Ali, Saíde, o sucedeu. Saíde trouxe de volta muitas das políticas do seu pai[6] mas não teve um reinado normal.

Sa'id governou apenas nove anos,[7] e seu sobrinho de Ismail, outro neto de Maomé Ali, tornou-se Wali. Em 1867, o sultão otomano reconheceu a utilização do título de quediva por Isma'il.

Domínio sancionado do quedive (1867-1914)[editar | editar código-fonte]

Influência europeia[editar | editar código-fonte]

Ao reinado Ismail, o governo egípcio, chefiado pelo ministro Nubar Paxá, tinha-se tornado dependente da Inglaterra e da França para uma economia saudável. Ismail tentou acabar com essa dominação europeia, enquanto ao mesmo tempo, praticava uma agressiva política doméstica. Sob Ismail, 112 canais e 400 pontes foram construídas no Egito.[8]

Por causa de seus esforços para conquistar a independência econômica das potências europeias, Ismail tornou-se impopular entre muitos diplomatas britânicos e franceses, incluindo Evelyn Baring e Alfred Milner, que alegram que ele iria "arruinar o Egito."[8]

Em 1869, a conclusão do Canal de Suez, deu à Grã-Bretanha um percurso mais rápido para a Índia. Isso fez com que o Egito ficasse cada vez mais confiante na Grã-Bretanha para tanto a ajuda econômica e militar. Ismail não fez nenhum esforço para conciliar com as potências europeias, que pressionaram o sultão otomano em removê-lo do poder.[9]

Teufique e a perda do Sudão[editar | editar código-fonte]

Ismail foi sucedido por seu filho mais velho Teufique Paxá, que, ao contrário de seus irmãos mais novos, não tinha sido educado na Europa. Ele seguiu uma política de estreitamento das relações com a Grã-Bretanha e França, mas sua autoridade foi posta em causa, em uma rebelião liderada por seu ministro da Guerra, Urabi Paxá, em 1882. Urabi aproveitou violentos tumultos de Alexandria para tomar o controle do governo e depor Teufique temporariamente.

Forças navais britânicas bombardearam e capturaram Alexandria, e uma força expedicionária sob o general Sir Garnet Wolseley foi formada no Reino Unido. O exército britânico desembarcou no Egito, logo depois, e derrotou o exército de Urabi na batalha de Tel el-Kebir. Urabi foi julgado por traição e condenado à morte, mas a sentença foi comutada para exílio. Após a revolta, o exército egípcio foi reorganizado em modelo britânico e comandados por oficiais britânicos, e o Reino Unido assumiu de facto o controle do quedivato.

Enquanto isso, uma rebelião religiosa havia irrompido no Sudão, liderado por Maomé Amade, que se proclamou mádi. Os rebeldes Madistas haviam tomado a capital da região de Cordofão e aniquilaram duas expedições britânicas enviadas para sufocá-los. O soldado britânico e aventureiro Charles George Gordon, um ex-governador do Sudão, foi enviado para a capital sudanesa, Cartum, com ordens para evacuar a minoria dos habitantes europeus e egípcios. Em vez de evacuar a cidade, Gordon preparou um cerco e o estendeu até 1884-1885. No entanto, Cartum finalmente caiu, e ele foi morto.

A Expedição Britânica de Socorro a Gordon foi atrasada por várias batalhas, e assim foi incapaz de chegar a Cartum e salvar Gordon. A queda de Cartum resultou na proclamação de um Estado islâmico, governado pelo primeiro Mádi e depois pelo seu sucessor, o califa Abedalá ibne Maomé.

Reconquista do Sudão[editar | editar código-fonte]

Em 1896, durante o reinado do filho de Teufique, Abaz II, uma enorme força anglo-egípcia, sob o comando do General Herbert Kitchener, começou a reconquista do Sudão.[10] Os Madistas foram derrotados nas batalhas de Abu Hamide e Atbara . A campanha foi concluída com a vitória anglo-egípcia em Ondurmã, a capital Madista.

O califa foi perseguido e morto em 1899, na Batalha de Umm Diwaykarat, e o domínio anglo-egípcio foi restaurado para o Darfur.

Fim do quedivato[editar | editar código-fonte]

Abaz II tornou-se muito hostil para os britânicos com a chegada do seu reinado, e, em 1911, era considerado por Lord Kitchener sendo um "mau quediva" digno de deposição.

Em 1914, quando a Primeira Guerra Mundial estourou, o Império Otomano se juntou as Potências Centrais, que estiveram em guerra com as nações aliadas, que inclui a Grã-Bretanha. Enquanto o Egito ainda era um estado vassalo nominal do Império Otomano, os britânicos proclamaram o Sultanato do Egito, e aboliram o quedivato .[11]

Abaz, que apoiou as Potências Centrais, foi removido do trono e exilado para a Suíça. Ele foi sucedido por seu tio, Huceine Camil, que tomou o título de sultão do Egito.

Eventos e pessoas notáveis durante o regime do quedivato[editar | editar código-fonte]

Eventos[editar | editar código-fonte]

Pessoas[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Holes, Clive (2004). Modern Arabic: Structures, Functions, and Varieties. Col: Georgetown Classics in Arabic Language and Linguistics 2nd ed. Washington, D.C.: Georgetown University Press. p. 44. ISBN 9781589010222. OCLC 54677538. Consultado em 14 de julho de 2010 
  2. Bonné, Alfred (2003) [First published 1945]. The Economic Development of the Middle East: An Outline of Planned Reconstruction after the War. Col: The International Library of Sociology. London: Routledge. p. 24. ISBN 9780415175258. OCLC 39915162. Consultado em 9 de julho de 2010 
  3. Tanada, Hirofumi (1998). «Demographic Change in Rural Egypt, 1882–1917: Population of Mudiriya, Markaz and Madina». Discussion Paper No. D97–22. Hitotsubashi University: Institute of Economic Research. Consultado em 9 de julho de 2010 
  4. a b c d e «Egypt - Maomé Ali, 1805-48». Country-data.com. Consultado em 31 de outubro de 2010 
  5. a b «Private Tutor». Infoplease.com. Consultado em 31 de outubro de 2010 
  6. «Egypt - Abbas Hilmi I, 1848-54 and Said, 1854-63». Country-data.com. Consultado em 31 de outubro de 2010 
  7. «Khedive of Egypt Ismail». Encyclopedia.com. Consultado em 31 de outubro de 2010 
  8. a b «Egypt - From Autonomy To Occupation: Ismail, Tawfiq, And The Urabi Revolt». Country-data.com. Consultado em 31 de outubro de 2010 
  9. Tore Kjeilen (24 de fevereiro de 2005). «Ismail Pasha - LookLex Encyclopaedia». I-cias.com. Consultado em 31 de outubro de 2010 
  10. «Britain Sudan Reconquest 1896-1899». Onwar.com. 16 de dezembro de 2000. Consultado em 31 de outubro de 2010 
  11. «Abbas II of Egypt». Fact-index.com. Consultado em 31 de outubro de 2010