Pushkin (cidade) – Wikipédia, a enciclopédia livre

Pushkino
Nome oficial
(ru) Пушкин (a partir de )
Geografia
País
Cidades Autônomas
City district in Russia
Pushkinsky District (en)
Capital de
Tsarskoselsky Uyezd (en) (-)
Detskoselsky District (d) (-)
Pushkinsky District (en) (a partir de )
Área
2 013 km2
Coordenadas
Demografia
População
109 885 hab. ()
Densidade
54,6 hab./km2 ()
Funcionamento
Estatuto
city municipality (d)
Geminações
Neukölln (en)
Zerbst/Anhalt
Versalhes
Retimno
Mântua
Aalborg (a partir de )
Aalborg Municipality (en) (a partir de )
História
Origem do nome
Fundação
Identidade
Bandeira
flag of Pushkin (d)
Identificadores
Código postal
196601–196609
OKATO
40294501
Prefixo telefônico
812
Mapa

Pushkin (em russo: Пушкин, em finlandês: Saari), antigamente Tsarskoïe Selo (Царское Село), é uma cidade da Rússia. Antigamente integrava o oblast de Leningrado, mas desde 1991 está sob judisdição de São Petersburgo, cidade da qual dista 25 km. Tinha 106087 habitantes em 2017. A cidade contém o conjunto monumental do século XVIII "Tzarskoye Selo". Este complexo museológico inclui o Palácio de Catarina, o Palácio de Alexandre e outros edifícios e parques associados; é uma grande atração turística da área e está incluída na lista de monumentos protegidos pela UNESCO.

História[editar | editar código-fonte]

Em 1609-1702, no local do Palácio de Catarina, estava uma propriedade sueca chamada "Mansão Saari". Os finlandeses de Ingria deram o nome Saari ao local.[1]

Era uma pequena propriedade composta por uma casa de madeira e suas dependências e um modesto jardim. Esta propriedade veio de uma antiga propriedade mencionada nos registos da igreja em 1501 e marcada em mapas desenhados para Boris Godunov sob o nome de Saritsa. O nome foi transformado numa casa senhorial de Sarskaya, então uma aldeia de Saari, para se tornar Sarskoid Selo, e mais tarde Tsarkow Selo. A cidade foi fundada no início do século XVIII como Tsarkow Selo ("aldeia dos czares") para se tornar a residência de verão dos imperadores.

Em 1918, a cidade foi renomeada como Detskïe Selo ("aldeia das crianças"). Em 1937, o nome foi mudado para Pushkin para honrar e celebrar o centenário da morte de Alexander Pushkin.

Durante o cerco de Leningrado durante a Segunda Guerra Mundial, a cidade foi o local de várias batalhas e bombardeamentos, particularmente em meados de setembro de 1941, quando as tropas alemãs tomaram a cidade e, em janeiro de 1944, quando deixaram a cidade destruindo o Palácio de Catarina.

Galeria[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. VV.AA. (1992). Inkeri: tiekartta (em finlandês). [S.l.]: Ingriainfo oy. ISBN 951-96326-0-3 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]