Prisioneiros de guerra italianos na União Soviética – Wikipédia, a enciclopédia livre

Prisioneiros de guerra do Eixo em Stalingrado

Os prisioneiros de guerra italianos na União Soviética são é a história dos prisioneiros de guerra do exército italiano na Rússia (ARMIR e CSIR) e de seu destino na União Soviética de Stalin durante e após a Segunda Guerra Mundial.

Características[editar | editar código-fonte]

Mais de 60 mil prisioneiros de guerra italianos foram capturados pelo Exército Vermelho na Segunda Guerra Mundial . Quase todos eles foram capturados durante a decisiva ofensiva soviética da "Operação Pequeno Saturno" em dezembro de 1942, que aniquilou o exército italiano na Rússia (<i id="mwFw">Armata Italiana na Rússia</i> - ARMIR).

No seu auge, o ARMIR tinha cerca de 235 mil soldados e operou entre dezembro de 1942 e fevereiro de 1943, em apoio às forças alemãs envolvidas na Batalha de Stalingrado e arredores. Nesse período, o número total de soldados italianos desaparecidos era de 84.830, segundo o Ministério da Defesa italiano, 1977a 1977b. Segundo os arquivos soviéticos, 54.400 prisioneiros de guerra italianos chegaram vivos aos campos de prisioneiros soviéticos; desse número 44.315 prisioneiros, ou 81,1%, morreram em cativeiro dentro dos campos, a maioria deles no inverno de 1943.

Uma lista dos nomes dos soldados, em cirílico, incluindo data e local da morte, foi apresentada pelas autoridades russas após 1989 (Ministério da Defesa italiano, 1996). 10.085 prisioneiros foram repatriados entre 1945 e 1954. O destino individual de 30.430 soldados, que morreram durante os combates e a retirada ou após a captura, é menos conhecido. Estima-se aproximadamente que cerca de 20.000 homens perderam a vida devido aos combates e 10.000 homens morreram entre o momento em que se tornaram prisioneiros e o tempo em que se registraram dentro dos campos.

Fontes russas listam as mortes de 28.000 dos 49.000 prisioneiros de guerra italianos (segundo eles) na União Soviética 1942-1954.[1]

O caminho para os campos de prisioneiros de guerra[editar | editar código-fonte]

Os soldados capturados tiveram que percorrer centenas de quilômetros a pé até chegarem aos campos de prisioneiros. Eles foram relatados pelos sobreviventes como a marcha de Davai". "Davai!" é uma expressão russa de insistência, neste contexto que significa "continue andando!" . Os prisioneiros eram escoltados pelo Exército Vermelho e, muitas vezes, partidários sem piedade para aqueles que caíam congelados ou exaustos (Revelli, 1966). A transferência foi concluída usando trens de carga, onde muitos prisioneiros morreram devido às temperaturas extremamente baixas e à falta de comida.

Acampamentos, tratamento e causas de morte[editar | editar código-fonte]

Suzdal 160, Tambov, Oranki, Krinovoje, Michurinsk, localizado no leste da Rússia, eram os campos em que a maioria dos prisioneiros de guerra italianos ficava detida em condições sombrias. Outros eram conhecidos apenas por seus números de referência, como Lager 58 e Lager 171 (Ministério da Defesa italiano, 1996). Tifo e doenças relacionadas à fome foram as principais causas de mortalidade dentro dos campos (Giusti, 2003). Foi relatada brutalidade das tropas e guerrilheiros soviéticos a prisioneiros desarmados, mas os sobreviventes testemunharam também episódios de camaradagem entre soldados das duas nações opostas, especialmente na linha de frente (Rigoni Stern, 1965) e compaixão dos civis russos (Vio, 2004).

Os prisioneiros de guerra italianos na União Soviética estavam sujeitos a muita propaganda. A propaganda foi entregue por quadros comunistas italianos que haviam fugido do fascismo na Itália para a União Soviética, conhecida na Itália como fuoriusciti, "gente que saiu de casa" (Zilli, 1950). Apesar dos atrativos e ameaças, a maioria dos prisioneiros, principalmente se não anteriormente comprometida pelo fascismo, resistiu à propaganda (Giusti, 2000). As condições dos prisioneiros melhoraram bastante com a primavera de 1943, devido à preocupação do governo soviético e à melhor administração do campo, aumentando drasticamente o suprimento de alimentos e o número de soldados sobreviventes.

Criminosos de guerra[editar | editar código-fonte]

A maioria dos sobreviventes foi autorizada a retornar à Itália em 1945-1946. Nos mesmos anos, um grupo de oficiais italianos detidos foi acusado de crimes de guerra e condenado a muitos anos de trabalhos forçados. Após a morte de Stalin, as acusações provaram ser falsas e foram libertadas em 1954 (Reginato, 1965).

Os italianos na União Soviética não agiram como tropas de ocupação, e atrocidades contra guerrilheiros e civis eram, portanto, improváveis. Os soviéticos capturados pelo Corpo Expedicionário Italiano na Rússia (Corpo di Spedizione Italiano na Rússia, CSIR), que operou de julho de 1941 a junho de 1942, foram entregues aos alemães e sofreram cruel tratamento pelos nazistas. Após o estabelecimento do ARMIR, os prisioneiros soviéticos foram mantidos sob custódia italiana em condições razoáveis. Por exemplo, prisioneiros de guerra russos foram alimentados com rações padrão do exército italiano (Ricchezza, 1978).

Razões para a tragédia esquecida[editar | editar código-fonte]

A questão dos prisioneiros de guerra italianos na União Soviética permaneceu um tópico político quente na Itália do pós-guerra. Nunca foi seriamente investigado por causa da relutância das autoridades soviéticas em fornecer informações sobre o destino das dezenas de milhares de soldados desaparecidos. Seu caso foi usado de maneira instrumental pelos partidos de centro-direita que acusaram a União Soviética de não retornar seus prisioneiros de guerra (manifesto do partido Democracia Cristã, 1948) e negados como propaganda anticomunista da esquerda (Robotti) durante o primeiro eleições democráticas na Itália (1948). Informações imparciais que sustentam o tamanho da tragédia e uma reconstrução histórica objetiva ocorreram somente após a queda da União Soviética (Giusti, 2003), quando o maior interesse público na Itália já havia desaparecido.

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. Vadim Erlikman. Poteri narodonaseleniia v XX veke : spravochnik. Moscow 2004. ISBN 5-93165-107-1 Page 47
  • (in Russian) CHIDK (Centr Hranenja Istoriko-Documentalnoj Kollekcij, F. 1p, 1 / 4b, 4 / n, b 4/1, b, 4/4, b)
  • (in Italian) Manifesto de Democrazia Cristiana. Mandati na Rússia de Fascisti, trattenuti dai comunisti, 1948
  • (in Italian) Giusti, Maria Teresa. A propaganda antifascista traça os princípios da guerra italiana na URSS . Il Mulino, Bolonha, ano 3, número 3, setembro de 2000
  • (in Italian) Giusti, Maria Teresa. Eu italiano italiano na Rússia . Il Mulino Bologna 2003
  • (in Italian) Ministério da Defesa italiano. Estado Maior Esercito. Ufficio Storico. As operações do CSIR e do DRIR de Giugno 1941 em 1942 . Roma, 1977
  • (in Italian) Ministério da Defesa italiano. Estado Maior Esercito. Ufficio Storico. As operações da unidade italiana no fronte russo 1941-1942 . Roma 1977
  • (in Italian) Ministério da Defesa italiano. Comissariado Generale Onoranze Caduti em Guerra. CSIR-ARMIR, Campi de prigionia e fosse comuni . Stabilimento grafico militare, Gaeta 1996.
  • (in Italian) Clementi, Marco. "L'alleato Stalin". Rizzoli 2011
  • (in Italian) Reginato, Enrico. Dodici anni di prigionia nell'URSS . Garzanti 1965
  • (in Italian) Revelli, Nuto . La Strada del Davai . Einaudi Torino 1966
  • (in Russian) RGASPI (Rossiskiy Gosudarstvennyj Arhiv Social'no-Političeskoj Istorii, p. 495 o 77: d. 26, d. 21a, d. 25, d. 26, d. 27, d. 39, d. 40, d. 49)
  • (in Italian) Rigoni Stern, Mario . O sergente na neve . Einaudi 1965
  • (in Italian) Ricchezza, Antonio. História ilustrada de todos os campos da Rússia: julho de 1941 - maio de 1943 . Longanesi 1978
  • (in Italian) Robotti, Paolo. Perché não é um grande campeão de futebol da Rússia. Dove são vendidos pelaARMIR . Complemento da unidade, 13 de agosto de 1948
  • (in Italian) Valori, Aldo. O campo de Rússia CSIR, ARMIR 1941-1943 . Roma 1951
  • (in Italian) Vio, Emilio. Corvi sulla neve . Roma Ellemme 2004
  • Werth, Alexander. Rússia em guerra: 1941-1945 . Carroll & Graf, Nova Iorque 1964
  • (in Italian) Zilli, Valdo. Fascista e antifascista. O tratamento político dos princípios da guerra no NUR'URSS . In 'Il ponte , anno 6, no 11, novembro de 1950

Veja também[editar | editar código-fonte]

  • Prisioneiros de guerra italianos na Austrália
  • Participação italiana na Frente Oriental
  • História militar da Itália durante a Segunda Guerra Mundial
  • Baixas da Segunda Guerra Mundial
  • Baixas da Segunda Guerra Mundial da União Soviética