Portugal no Campeonato do Mundo de Futebol de 2018 – Wikipédia, a enciclopédia livre

Portugal
Alcunhas?  Seleção das Quinas
Seleção Lusa
Associação Federação Portuguesa de Futebol
Confederação UEFA (Europa)
Material desportivo?  Estados Unidos Nike
Treinador Portugal Fernando Santos
Capitão Cristiano Ronaldo
Mais participações Cristiano Ronaldo (149)
Melhor marcador?  Cristiano Ronaldo (81)
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
titular
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo
editar

A Seleção Portuguesa de Futebol foi uma das 32 seleções que participaram da Copa do Mundo FIFA de 2018. Foi sua sétima participação num Mundial e a quinta consecutiva desde 2002.

Classificação[editar | editar código-fonte]

Portugal foi inserido no grupo B de qualificação para o Mundial 2018, a realizar na Rússia, juntamente com a Suíça, a Hungria, as Ilhas Faroé, a Letónia e Andorra. O primeiro encontro foi marcado para 6 de Setembro de 2016 contra a Suíça, em Basileia. Em preparação para esse encontro, a equipa apresentou-se aos adeptos no Estádio do Bessa, onde derrotou de forma fácil Gibraltar por 5-0. O jogo contra os Suíços pautou-se por uma derrota por 2-0, um golpe na moral da equipa e dos adeptos, ainda galvanizados com a conquista do Euro 2016. Esta foi a primeira derrota de Fernando Santos num jogo oficial ao comando da seleção.

O jogo contra Andorra no Estádio Municipal de Aveiro viu Cristiano Ronaldo igualar Eusébio, Nuno Gomes e Pauleta ao marcar 4 golos num só jogo. Os dois primeiros golos do capitão português foram marcados com 190 segundos de diferença, um novo recorde em apuramentos para o campeonato mundial. João Cancelo e André Silva estrearam-se a marcar pela seleção, fixando a vitória em 6-0 para os portugueses. Três dias depois, contra as Ilhas Faroé, em Tórshavn, os lusos repetiram este resultado, desta feita com um "hat trick" de André Silva e golos de Cristiano Ronaldo, João Moutinho e João Cancelo.

Na última jornada antes da pausa de inverno, os portugueses defrontaram a Letónia no Estádio do Algarve. Cristiano Ronaldo abriu o marcador com um penálti aos 28', tendo falhado um segundo penálti aos 59'. Moralizada, a equipa letã conseguiu empatar o jogo mas a reação de Portugal foi rápida, com William Carvalho a restabelecer a vantagem lusa dois minutos depois. Aos 84', Cristiano Ronaldo "matou" o jogo com um remate de primeira na pequena área após um centro de Quaresma. Já no prolongamento, Bruno Alves cabeceou com sucesso para o fundo das redes, fixando o resultado final em 4-1.

O primeiro jogo da seleção em 2017 foi disputado no Estádio da Luz contra a Hungria. Portugal esteve sempre por cima e ainda na primeira parte adiantou-se no marcador com golos de André Silva e Cristiano Ronaldo. O capitão da seleção marcaria de novo na segunda parte, de livre directo, fixando o resultado final em 3-0 e atingindo a marca de 70 golos pela seleção. A selecção defrontou dois dias depois a Suécia no Funchal, num encontro de preparação. A jogar pela primeira vez em casa, Cristiano Ronaldo abriu o marcador, igualando Miroslav Klose como terceiro melhor marcador de sempre a nível de seleções. Um auto-golo da Suécia colocou o resultado em 2-0 ao intervalo. Apesar da vantagem, os suecos acabariam por dar a volta ao marcador, fixando o resultado final em 3-2.

A 3 de Junho, frente ao Chipre no Estoril, Portugal venceu por 4-0, com golos de Moutinho, Pizzi e André Silva. Em Riga, frente à Letónia, no último jogo antes da Taça das Confederações, Portugal venceu por 3-0 com dois golos de Cristiano Ronaldo e um de André Silva.

O regresso da seleção aos jogos de qualificação deu-se a 31 de Julho, no Estádio do Bessa. Os portugueses não tiveram dificuldades em derrotar a seleção das Ilhas Faroé por 5-1. Cristiano Ronaldo somou mais um "hat trick" à sua conta pessoal, elevando o seu total de golos pela seleção para 78, e ultrapassando Pelé na lista de melhores marcadores de sempre por seleções. A 3 de Setembro, a seleção defrontou a Hungria em Budapeste. O jogo viu uma primeira parte muito agressiva por parte dos anfitriões, com Fábio Coentrão a sair lesionado aos 28' e Tamás Priskin a ser expulso dois minutos depois ao agredir Pepe. Apesar da superioridade numérica de Portugal, o marcador foi para intervalo a zero. André Silva marcou no início da segunda parte, e este resultado manteve-se inalterado até ao fim da partida.

Os dois últimos jogos viram Portugal obrigado a ganhar para se poder apurar directamente. Contra Andorra, a primeira parte não viu golos mas com a entrada de Cristiano Ronaldo ao intervalo o jogo mudou, com o capitão a abrir o marcador pouco depois do início da segunda parte. André Silva marcou o segundo golo, fixando o resultado em 2-0. O jogo decisivo contra a Suíça no Estádio da Luz viu um auto-golo da seleção helvética ainda na primeira parte inaugurar o marcador. André Silva marcou mais uma vez, carimbando o passaporte dos portugueses para a sua décima fase final consecutiva.

Apurada como cabeça de série, a equipa portuguesa marcou dois encontros particulares com a Arábia Saudita e os EUA a 10 e 14 de novembro, a disputar em Viseu e Leiria. Os portugueses venceram os sauditas por 3-0, com golos de Manuel Fernandes, regressado à seleção após cinco anos e também Gonçalo Guedes e João Mário, que se estrearam a marcar pela equipa portuguesa.

Contra os norte-americanos, Portugal esteve a perder mas conseguiu empatar ainda na primeira parte após um remate de Antunes. O marcador permaneceria inalterado em 1-1 até ao fim do jogo.

No dia 1 de Dezembro de 2017, em Moscovo, foi realizado o sorteio dos grupos da fase final do Mundial. Portugal ficou colocado no grupo B, juntamente com Espanha, Irão e Marrocos, com jogos disputados a 15, 20 e 25 de Junho em Sochi, Moscovo e Saransk, respectivamente.

As primeiras partidas da seleção em 2018 - e as últimas antes da convocatória para o Mundial - foram marcadas para 23 e 26 de Março, e consistiram em dois encontros particulares com as seleções do Egito e da Holanda. O primeiro, disputado em Zurique, pautou-se por uma vitória algo inesperada da equipa portuguesa, que esteve a perder até aos 91 minutos. Cristiano Ronaldo marcou ambos os tentos da reviravolta na compensação, após Mohamed Salah ter aberto o marcador aos 56'. Contra a seleção holandesa, Fernando Santos optou por um 11 titular quase totalmente diferente daquele que alinhara contra o Egito, testando elementos com menos jogos pela seleção. Os portugueses pressionaram muito desde o início, mas a Holanda surpreendeu em jogadas eficazes de contra-ataque, perante uma defesa e um meio campo com muitos espaços. O resultado final saldou-se em 3-0, a maior derrota da era Fernando Santos.

No dia 17 de Maio, Fernando Santos anunciou os 23 convocados. Éder, o herói da final do Euro 2016, ficou de fora da lista.

Antes da ida para a Rússia, a equipa programou três jogos de preparação. O primeiro foi disputado a 28 de Maio, no Estádio Municipal de Braga contra a Tunísia. André Silva inaugurou o marcador aos 22', marcando o golo nº 1000 da história da seleção portuguesa. João Mário ampliou o resultado para 2-0 pouco depois, mas os tunisinos chegariam ao empate durante a segunda parte, resultado que não se alterou até ao final. No dia 2 de junho, os portugueses defrontaram a Bélgica em Bruxelas. Apesar do jogo ter acabado com um empate sem golos, houve melhorias em relação à exibição anterior e a equipa mostrou estar mais coesa e unida na defesa, mas ainda com falta de pontaria na hora de rematar à baliza. O último jogo antes da partida para a Rússia foi disputado no Estádio da Luz, em Lisboa. Os portugueses não tiveram problemas em dominar a Argélia e venceram por 3-0, com golos de Gonçalo Guedes (que bisou) e Bruno Fernandes.

Fase Final[editar | editar código-fonte]

No seu primeiro jogo no Campeonato Mundial, Portugal defrontou Espanha no Estádio Olímpico de Fisht, em Sochi, no dia 15 de junho. Num jogo repleto de emoções, Portugal começou praticamente a ganhar, com Cristiano Ronaldo a cobrar um pontapé de grande penalidade aos 3', o terceiro golo mais rápido na história dos mundiais. Pouco depois, Diego Costa repunha a igualdade, no seguimento de um lance em que derrubou Pepe sem que o árbitro tivesse assinalado falta. Contra a corrente do jogo, e mesmo antes do intervalo, De Gea deixou escapar a bola para dentro da baliza após defender um remate de Cristiano Ronaldo e Portugal retomou a vantagem no marcador. O regresso dos balneários viu Espanha com uma posse de bola avassaladora e os portugueses em grandes dificuldades. Nacho, com um grande remate de fora da área repôs a igualdade e Diego Costa fez o 3-2, após um livre. No entanto, Cristiano Ronaldo tinha ainda uma palavra a dizer. O capitão da seleção portuguesa colocou a bola no fundo das redes aos 88 minutos na cobrança de um livre directo, fechando o 51º "hat-trick" da carreira e sentenciando o jogo a um empate, que deixou tudo em aberto quando a vitória de Espanha parecia inevitável.

O segundo jogo foi disputado no Estádio Lujniki, em Moscovo, contra Marrocos no dia 20 de Junho. Como no encontro com Espanha, Portugal entrou a ganhar, com um golo de Cristiano Ronaldo no seguimento de um canto. Com este tento, o capitão português ultrapassou Ferenc Puskás no segundo lugar da lista de melhores marcadores de sempre por seleções. Apesar de Portugal chegar rapidamente à vantagem, os marroquinos pressionaram a equipa portuguesa de forma quase incessante, com Rui Patrício a defender um remate de Marrocos que podia também ter dado o empate. Apesar disso, o jogo terminou com a vitória portuguesa por 1-0.

O último encontro da fase de grupos foi disputado na Arena Mordovia, em Saransk a 25 de Junho. Portugal assumiu as despesas do jogo desde cedo, com o Irão muito recuado a tentar explorar o contra-ataque. Segundos antes do final da primeira parte, Ricardo Quaresma abriu o marcador com um grande golo de trivela de fora da área. Pouco depois, Cristiano Ronaldo falhou a conversão de um pontapé de grande penalidade após sofrer falta dentro da área. Portugal parecia estar perto da vitória pela margem mínima, mas já nos descontos o árbitro assinalou grande penalidade por mão na bola de Cédric Soares. O Irão conseguiu marcar, empatando a partida e deixando Portugal em segundo lugar do grupo B, já que a Espanha empatara com Marrocos em Kaliningrado. Desta forma, ficou definido que Portugal encontraria o Uruguai, primeiro classificado do Grupo A, nos oitavos-de-final, em Sochi.

O encontro dos oitavos de final decorreu no Estádio de Fisht no dia 30 de Junho. Portugal começou em desvantagem desde cedo, com uma jogada bem sucedida de ataque por parte dos uruguaios fazendo o 1-0, após um cabeceamento de Edinson Cavani. Portugal passou a atacar de forma continuada e conseguiu mesmo empatar na sequência de um canto após o início da segunda parte, com um golo de Pepe. No entanto, o Uruguai restabeleceu a vantagem menos de 5 minutos depois, com Cavani isolado na área a rematar sem hipóteses para Rui Patrício, colocando o resultado em 2-1. Portugal procurou incessantemente o empate, mas o resultado não se alteraria mais até ao fim do jogo e os portugueses acabariam desta forma por ficar fora do Mundial.

Pos Equipe Pts J V E D GP GC SG Classificado Portugal POR Suíça SUI  HUN  FRO Letónia LVA  AND
1 Portugal Portugal 27 10 9 0 1 32 4 +28 qualificadas para a Copa do Mundo de 2018 2–0 3–0 5–1 4–1 6–0
2 Suíça Suíça 27 10 9 0 1 23 7 +16 qualificadas para a segunda fase 2–0 5–2 2–0 1–0 3–0
3  Hungria 13 10 4 1 5 14 14 0 Eliminado 0–1 2–3 1–0 3–1 4–0
4  Ilhas Faroé 9 10 2 3 5 4 16 −12 0–6 0–2 0–0 0–0 1–0
5 Letónia Letónia 7 10 2 1 7 7 18 −11 0–3 0–3 0–2 0–2 4–0
6  Andorra 4 10 1 1 8 2 23 −21 0–2 1–2 1–0 0–0 0–1
Fonte:


Partidas[editar | editar código-fonte]

O calendário de partidas foi divulgado pela UEFA em 26 de julho de 2015, um dia após o sorteio ser realizado em São Petersburgo na Rússia.[2]

6 de setembro de 2016 Suíça Suíça 2 – 0 Portugal Portugal St. Jakob-Park, Basileia
20:45 (UTC+2)
Embolo Gol marcado aos 24 minutos de jogo 24'
Mehmedi Gol marcado aos 30 minutos de jogo 30'
FIFA
UEFA
Público: 36 000
Árbitro: EspanhaESP Antonio Mateu Lahoz
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Suíça
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Portugal

7 de outubro de 2016 Portugal Portugal 6 – 0  Andorra Estádio Municipal, Aveiro
19:45 (UTC+1)
Cristiano Ronaldo Gol marcado aos 2 minutos de jogo 2', Gol marcado aos 4 minutos de jogo 4', Gol marcado aos 47 minutos de jogo 47', Gol marcado aos 68 minutos de jogo 68'
João Cancelo Gol marcado aos 44 minutos de jogo 44'
André Silva Gol marcado aos 86 minutos de jogo 86'
FIFA
UEFA
Público: 25 120
Árbitro: ÁustriaAUT Oliver Drachta
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Portugal
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Andorra

10 de outubro de 2016 Ilhas Faroé  0 – 6 Portugal Portugal Tórsvøllur, Tórshavn
19:45 (UTC+1)
FIFA
UEFA
André Silva Gol marcado aos 12 minutos de jogo 12', Gol marcado aos 22 minutos de jogo 22', Gol marcado aos 37 minutos de jogo 37'
Cristiano Ronaldo Gol marcado aos 65 minutos de jogo 65'
João Moutinho Gol marcado aos 90+1 minutos de jogo 90+1'
João Cancelo Gol marcado aos 90+3 minutos de jogo 90+3'
Público: 4 780
Árbitro: LituâniaLTU Gediminas Mažeika
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Ilhas Faroé
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Portugal

13 de novembro de 2016 Portugal Portugal 4 – 1 Letónia Letónia Estádio Algarve, Faro/Loulé
19:45 (UTC+0)
Cristiano Ronaldo Gol marcado aos 28 minutos de jogo 28' (pen), Gol marcado aos 85 minutos de jogo 85'
William Gol marcado aos 70 minutos de jogo 70'
Bruno Alves Gol marcado aos 90+2 minutos de jogo 90+2'
FIFA
UEFA
Zjuzins Gol marcado aos 67 minutos de jogo 67' Público: 20 744
Árbitro: EscóciaSCO Robert Madden
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Portugal
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Letónia

25 de março de 2017 Portugal Portugal 3 – 0  Hungria Estádio da Luz, Lisboa
19:45 (UTC+0)
André Silva Gol marcado aos 32 minutos de jogo 32'
Cristiano Ronaldo Gol marcado aos 36 minutos de jogo 36', Gol marcado aos 65 minutos de jogo 65'
FIFA
UEFA
Público: 57 816
Árbitro: PolóniaPOL Szymon Marciniak
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Portugal
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Hungria

9 de junho de 2017 Letónia Letónia 0 – 3 Portugal Portugal Estádio Skonto, Riga
21:45 (UTC+3)
FIFA
UEFA
Cristiano Ronaldo Gol marcado aos 41 minutos de jogo 41', Gol marcado aos 63 minutos de jogo 63'
André Silva Gol marcado aos 67 minutos de jogo 67'
Público: 8 179
Árbitro: RomêniaROU István Kovács
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Letónia
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Portugal

31 de agosto de 2017 Portugal Portugal 5 – 1  Ilhas Faroé Estádio do Bessa, Porto
19:45 (UTC+1)
Cristiano Ronaldo Gol marcado aos 3 minutos de jogo 3', Gol marcado aos 29 minutos de jogo 29' (pen), Gol marcado aos 64 minutos de jogo 64'
William Gol marcado aos 58 minutos de jogo 58'
Oliveira Gol marcado aos 84 minutos de jogo 84'
FIFA
UEFA
Baldvinsson Gol marcado aos 38 minutos de jogo 38' Árbitro: SérviaSRB Srđan Jovanović
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Portugal
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Ilhas Faroé

3 de setembro de 2017 Hungria  0 – 1 Portugal Portugal Groupama Arena, Budapeste
20:45 (UTC+2)
FIFA
UEFA
André Silva Gol marcado aos 48 minutos de jogo 48' Público: 21 800
Árbitro: Países BaixosNED Danny Makkelie
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Hungria
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Portugal

7 de outubro de 2017 Andorra  0 – 2 Portugal Portugal Estadi Nacional, Andorra-a-Velha
20:45 (UTC+2)
FIFA
UEFA
Cristiano Ronaldo Gol marcado aos 63 minutos de jogo 63'
André Silva Gol marcado aos 86 minutos de jogo 86'
Público: 3 193
Árbitro: República ChecaCZE Miroslav Zelinka
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Andorra
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Portugal

10 de outubro de 2017 Portugal Portugal 2 – 0 Suíça Suíça Estádio da Luz, Lisboa
19:45 (UTC+1)
Djourou Gol contra marcado aos 41 minutos de jogo 41' (g.c.)
André Silva Gol marcado aos 57 minutos de jogo 57'
FIFA
UEFA
Público: 61 566
Árbitro: TurquiaTUR Cüneyt Çakır
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Portugal
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Suíça

Artilheiros[editar | editar código-fonte]

14 gols (1)
9 gols (1)
2 gols (2)
1 gol (3)
Gols contra (1)

Convocados[editar | editar código-fonte]

A 17 de maio de 2018, o técnico da Seleção Portuguesa, Fernando Santos, anunciou os 23 jogadores convocados para a Copa do Mundo FIFA de 2018.

Número Nome Posição Idade Jogos Clube
1 Rui Patrício Goleiro 30 68 Portugal Sporting
12 Anthony Lopes Goleiro 27 6 França Lyon
22 Beto Goleiro 35 12 Turquia Göztepe
2 Bruno Alves Zagueiro 36 95 Escócia Rangers
3 Pepe Zagueiro 35 90 Turquia Beşiktaş
6 José Fonte Zagueiro 34 28 China Dalian Yifang
13 Rúben Dias Zagueiro 21 0 Portugal Benfica
21 Cédric Soares Lateral 26 26 Inglaterra Southampton
15 Ricardo Pereira Lateral 24 2 Portugal Porto
5 Raphaël Guerreiro Lateral 24 21 Alemanha Borussia Dortmund
19 Mário Rui Lateral 26 1 Itália Napoli
4 Manuel Fernandes Volante 32 12 Rússia Lokomotiv
14 William Carvalho Volante 26 40 Portugal Sporting
23 Adrien Silva Volante 29 21 Inglaterra Leicester City
8 João Moutinho Meio-Campo 31 107 França Monaco
11 Bernardo Silva Meio-Campo 23 22 Inglaterra Manchester City
10 João Mário Meio-Campo 25 33 Inglaterra West Ham
16 Bruno Fernandes Meio-Campo 23 4 Portugal Sporting
7 Cristiano Ronaldo Capitão Atacante 33 149 Espanha Real Madrid
9 André Silva Atacante 22 20 Itália Milan
17 Gonçalo Guedes Atacante 21 7 Espanha Valencia
18 Gelson Martins Atacante 22 17 Portugal Sporting
20 Ricardo Quaresma Atacante 34 74 Turquia Beşiktaş
Fernando Santos Treinador

Copa do Mundo 2018[editar | editar código-fonte]

Amistoso[editar | editar código-fonte]


Fase inicial[editar | editar código-fonte]

Legenda
Primeiro e segundo colocados do grupo avançam para a fase final
Pos Equipe Pts J V E D GP GC SG Classificado
1 Espanha Espanha 5 3 1 2 0 6 5 +1 Fase eliminatória
2 Portugal Portugal 5 3 1 2 0 5 4 +1
3 Irã Irã 4 3 1 1 1 2 2 0 Eliminado
4 Marrocos Marrocos 1 3 0 1 2 2 4 −2
Fonte: FIFA


Portugal vs. Espanha[editar | editar código-fonte]

15 de junho Portugal Portugal 3 – 3 Espanha Espanha Estádio Olímpico de Fisht, Sóchi
21:00 (UTC+3)
Cristiano Ronaldo Gol marcado aos 4 minutos de jogo 4' (pen), Gol marcado aos 44 minutos de jogo 44', Gol marcado aos 88 minutos de jogo 88' Relatório Diego Costa Gol marcado aos 24 minutos de jogo 24', Gol marcado aos 55 minutos de jogo 55'
Nacho Gol marcado aos 58 minutos de jogo 58'
Público: 43 866
Árbitro: ItáliaITA Gianluca Rocchi
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Portugal
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Espanha
G 1 Rui Patrício
LD 21 Cédric
Z 3 Pepe
Z 6 José Fonte
LE 5 Raphaël Guerreiro
V 14 William Carvalho
V 8 João Moutinho
M 11 Bernardo Silva Substituído após 69 minutos de jogo 69'
M 17 Gonçalo Guedes Substituído após 80 minutos de jogo 80'
M 16 Bruno Fernandes Penalizado com cartão amarelo após 28 minutos 28' Substituído após 68 minutos de jogo 68'
A 7 Cristiano Ronaldo Capitão
Substituições:
M 10 João Mário Entrou em campo após 68 minutos 68'
A 20 Ricardo Quaresma Entrou em campo após 69 minutos 69'
A 9 André Silva Entrou em campo após 80 minutos 80'
Técnico:
Portugal Fernando Santos
G 1 David de Gea
LD 4 Nacho
Z 3 Gerard Piqué
Z 15 Sergio Ramos Capitão
LE 18 Jordi Alba
V 5 Sergio Busquets Penalizado com cartão amarelo após 17 minutos 17'
V 8 Koke
M 21 David Silva Substituído após 86 minutos de jogo 86'
M 22 Isco
M 6 Andrés Iniesta Substituído após 70 minutos de jogo 70'
A 19 Diego Costa Substituído após 77 minutos de jogo 77'
Substituições:
V 10 Thiago Entrou em campo após 70 minutos 70'
M 17 Iago Aspas Entrou em campo após 77 minutos 77'
M 11 Lucas Vázquez Entrou em campo após 86 minutos 86'
Técnico:
Espanha Fernando Hierro

Homem do Jogo:
Portugal Cristiano Ronaldo[3]

Bandeirinhas:
Itália Elenito Di Liberatore
Itália Mauro Tonolini
Quarto árbitro:
Japão Ryuji Sato
Quinto árbitro:
Japão Toru Sagara
Árbitro assistente de vídeo:
Itália Massimiliano Irrati
Árbitros assistentes de árbitro de vídeo:
Itália Paolo Valeri
Chile Carlos Astroza
Itália Daniele Orsato

Portugal vs. Marrocos[editar | editar código-fonte]

20 de junho Portugal Portugal 1 – 0 Marrocos Marrocos Estádio Lujniki, Moscou
15:00 (UTC+3)
Cristiano Ronaldo Gol marcado aos 4 minutos de jogo 4' Relatório Público: 78 011
Árbitro: Estados UnidosUSA Mark Geiger
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Portugal
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Marrocos
G 1 Rui Patrício
LD 21 Cédric Soares
Z 3 Pepe
Z 6 José Fonte
LE 5 Raphaël Guerreiro
M 11 Bernardo Silva Substituído após 59 minutos de jogo 59'
M 14 William Carvalho
M 8 João Moutinho Substituído após 89 minutos de jogo 89'
M 10 João Mário Substituído após 70 minutos de jogo 70'
A 17 Gonçalo Guedes
A 7 Cristiano Ronaldo Capitão
Substituições:
V 18 Gelson Martins Entrou em campo após 59 minutos 59'
M 16 Bruno Fernandes Entrou em campo após 70 minutos 70'
M 23 Adrien Silva Penalizado com cartão amarelo após 90+2 minutos 90+2' Entrou em campo após 89 minutos 89'
Treinador:
Portugal Fernando Santos
G 12 Munir Mohamedi
LD 17 Nabil Dirar
Z 5 Mehdi Benatia Capitão Penalizado com cartão amarelo após 40 minutos 40'
Z 4 Manuel da Costa
LE 2 Achraf Hakimi
V 8 Karim El Ahmadi Substituído após 86 minutos de jogo 86'
V 14 Mbark Boussoufa
M 16 Nordin Amrabat
M 10 Younès Belhanda Substituído após 75 minutos de jogo 75'
M 7 Hakim Ziyech
A 13 Khalid Boutaïb Substituído após 70 minutos de jogo 70'
Substituições:
V 9 Ayoub El Kaabi Entrou em campo após 70 minutos 70'
M 23 Mehdi Carcela Entrou em campo após 75 minutos 75'
M 11 Fayçal Fajr Entrou em campo após 86 minutos 86'
Treinador:
França Hervé Renard

Homem do Jogo:
Portugal Cristiano Ronaldo[4]

Bandeirinhas:
Canadá Joe Fletcher
Estados Unidos Frank Anderson
Quarto árbitro:
Rússia Sergei Karasev
Quinto árbitro:
Rússia Anton Averianov
Árbitro assistente de vídeo:
Alemanha Felix Zwayer
Árbitros assistentes de árbitro de vídeo:
Estados Unidos Jair Marrufo
Nova Zelândia Simon Lount
Alemanha Bastian Dankert

Irã vs. Portugal[editar | editar código-fonte]

25 de junho Irã Irã 1 – 1 Portugal Portugal Arena Mordovia, Saransk
21:00 (UTC+3)
Ansarifard Gol marcado aos 90+3 minutos de jogo 90+3' (pen) Relatório Quaresma Gol marcado aos 45 minutos de jogo 45' Público: 41 685
Árbitro: ParaguaiPAR Enrique Cáceres
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Irã
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Portugal
G 1 Alireza Beiranvand
LD 23 Ramin Rezaeian
Z 19 Majid Hosseini
Z 8 Morteza Pouraliganji
LE 3 Ehsan Hajsafi Capitão Penalizado com cartão amarelo após 52 minutos 52' Substituído após 56 minutos de jogo 56'
V 6 Saeid Ezatolahi Substituído após 76 minutos de jogo 76'
M 18 Alireza Jahanbakhsh Substituído após 70 minutos de jogo 70'
M 9 Omid Ebrahimi
M 17 Mehdi Taremi
M 11 Vahid Amiri
A 20 Sardar Azmoun Penalizado com cartão amarelo após 54 minutos 54'
Substituições:
Z 5 Milad Mohammadi Entrou em campo após 56 minutos 56'
A 14 Saman Ghoddos Entrou em campo após 70 minutos 70'
A 10 Karim Ansarifard Entrou em campo após 76 minutos 76'
Treinador:
Portugal Carlos Queiroz
G 1 Rui Patrício
LD 21 Cédric Penalizado com cartão amarelo após 90+8 minutos 90+8'
Z 3 Pepe
Z 6 José Fonte
LE 5 Raphaël Guerreiro Penalizado com cartão amarelo após 33 minutos 33'
M 20 Ricardo Quaresma Penalizado com cartão amarelo após 64 minutos 64' Substituído após 70 minutos de jogo 70'
M 14 William Carvalho
M 23 Adrien Silva
M 10 João Mário Substituído após 84 minutos de jogo 84'
A 9 André Silva Substituído após 90+6 minutos de jogo 90+6'
A 7 Cristiano Ronaldo Capitão Penalizado com cartão amarelo após 83 minutos 83'
Substituições:
M 11 Bernardo Silva Entrou em campo após 70 minutos 70'
M 8 João Moutinho Entrou em campo após 84 minutos 84'
A 17 Gonçalo Guedes Entrou em campo após 90+6 minutos 90+6'
Treinador:
Portugal Fernando Santos

Homem do Jogo:
Portugal Ricardo Quaresma[5]

Bandeirinhas:
Paraguai Eduardo Cardozo
Paraguai Juan Zorrilla
Quarto árbitro:
Argélia Mehdi Abid Charef
Quinto árbitro:
Tunísia Anouar Hmila
Árbitro assistente de vídeo:
Itália Massimiliano Irrati
Árbitros assistentes de árbitro de vídeo:
Bolívia Gery Vargas
Argentina Hernán Maidana
Itália Paolo Valeri

Fase final[editar | editar código-fonte]

Oitavas de final[editar | editar código-fonte]

30 de junho Uruguai Uruguai 2 – 1 Portugal Portugal Estádio Olímpico de Fisht, Sóchi
21:00 (UTC+3)
Cavani Gol marcado aos 7 minutos de jogo 7', Gol marcado aos 62 minutos de jogo 62' Relatório Pepe Gol marcado aos 55 minutos de jogo 55' Público: 44 287
Árbitro: MéxicoMEX César Ramos
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uruguai
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Portugal
G 1 Fernando Muslera
LD 22 Martín Cáceres
Z 2 José Giménez
Z 3 Diego Godín Capitão
LE 17 Diego Laxalt
M 8 Nahitan Nández Substituído após 81 minutos de jogo 81'
M 14 Lucas Torreira
M 15 Matías Vecino
M 6 Rodrigo Bentancur Substituído após 63 minutos de jogo 63'
A 9 Luis Suárez
A 21 Edinson Cavani Substituído após 74 minutos de jogo 74'
Substituições:
M 7 Cristian Rodríguez Entrou em campo após 63 minutos 63'
A 11 Cristhian Stuani Entrou em campo após 74 minutos 74'
M 5 Carlos Sánchez Entrou em campo após 81 minutos 81'
Treinador:
Uruguai Óscar Tabárez
G 1 Rui Patrício
LD 15 Ricardo Pereira
Z 3 Pepe
Z 6 José Fonte
LE 5 Raphaël Guerreiro
M 11 Bernardo Silva
M 14 William Carvalho
M 23 Adrien Silva Substituído após 65 minutos de jogo 65'
M 10 João Mário Substituído após 84 minutos de jogo 84'
A 17 Gonçalo Guedes Substituído após 74 minutos de jogo 74'
A 7 Cristiano Ronaldo Capitão Penalizado com cartão amarelo após 90+3 minutos 90+3'
Substituições:
A 20 Ricardo Quaresma Entrou em campo após 65 minutos 65'
A 9 André Silva Entrou em campo após 74 minutos 74'
M 4 Manuel Fernandes Entrou em campo após 84 minutos 84'
Treinador:
Portugal Fernando Santos

Homem do Jogo:
Uruguai Edinson Cavani[6]

Bandeirinhas:
México Marvin Torrentera
México Miguel Hernández
Quarto árbitro:
Estados Unidos Jair Marrufo
Quinto árbitro:
Estados Unidos Corey Rockwell
Árbitro assistente de vídeo:
Estados Unidos Mark Geiger
Árbitros assistentes de árbitro de vídeo:
Alemanha Bastian Dankert
Canadá Joe Fletcher
Países Baixos Danny Makkelie

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a b c «Ranking Mundial da FIFA/Coca-Cola» (em inglês). FIFA.com. 25 de agosto de 2022. Consultado em 27 de setembro de 2022 
  2. UEFA. «Calendário de jogos de qualificação para o Mundial conhecido». Consultado em 18 de agosto de 2015 
  3. «Portugal v Spain – Man of the Match». FIFA.com. Fédération Internationale de Football Association. 15 de junho de 2018. Consultado em 15 de junho de 2018 
  4. «Portugal v Morocco – Man of the Match». FIFA.com. Fédération Internationale de Football Association. 20 de junho de 2018. Consultado em 20 de junho de 2018 
  5. «IR Iran vs. Portugal – Man of the Match». FIFA.com. Fédération Internationale de Football Association. 25 de junho de 2018. Consultado em 25 de junho de 2018 
  6. «Uruguay v Portugal – Man of the Match». FIFA.com. Fédération Internationale de Football Association. 30 de junho de 2018. Consultado em 30 de junho de 2018 

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências