Portugal no Mundial de Futebol da FIFA de 2022 – Wikipédia, a enciclopédia livre

Portugal
Alcunhas?  Seleção das Quinas
Imortais
Lusos
Confederação UEFA (Europa)
Material desportivo?  Estados Unidos Nike
Treinador Portugal Fernando Santos
Capitão Cristiano Ronaldo
Mais participações Cristiano Ronaldo (191)
Melhor marcador?  Cristiano Ronaldo (117)
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
titular
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo
editar

A seleção de Portugal foi um das trinta e duas equipas participantes no Mundial de Futebol de 2022, torneio que ocorreu entre 20 de novembro a 18 de dezembro no Catar.

Qualificação[editar | editar código-fonte]

Devido à pandemia de covid-19 em 2020 não se disputou nenhum jogo, começou em março de 2021 com os encontros correspondentes à fase de grupos. Ao terminar no segundo lugar do Grupo A, qualificou-se para os play-offs europeus onde, nas semifinais, derrotou a Turquia e na final venceu a Macedónia do Norte, assegunrando assim a qualificação para o Mundial.

O primeiro jogo da seleção no apuramento para o Mundial 2022 foi disputado em Turim, no Juventus Stadium devido às restrições provocadas pela pandemia de Covid-19. A equipa portuguesa dominou totalmente a seleção azeri, chegando a ter 70% de posse de bola, mas nem por isso foi capaz de colocar a bola no fundo das redes por iniciativa própria. O jogo acabaria por se saldar numa vitória portuguesa por 1-0, após um autogolo da equipa adversária. [1]

Três dias mais tarde, em Belgrado, contra a Sérvia, a equipa portuguesa apresentou-se com um 11 quase totalmente diferente do jogo anterior e cedo chegou à vantagem, com dois cabeceamentos certeiros de Diogo Jota aos 11' e aos 36'. A partida parecia estar bem encaminhada, mas os Sérvios responderam da melhor forma, com um golo de Mitrović logo no início da segunda parte, seguido do tento do empate, por Kostic, aos 60'. Aos 93 minutos, na última jogada da partida, Cristiano Ronaldo encaminhou a bola para a baliza sérvia. Esta passou completamente a linha de fundo, mas o árbitro Danny Makkelie, sem qualquer assistência de VAR e tecnologia da linha de golo, não deu o tento como válido. O capitão da seleção recebeu um cartão amarelo por protestos e, revoltado, abandonou o campo mesmo antes do apito final, atirando a braçadeira de capitão ao chão. [2]

No Luxemburgo, Portugal entrou sem chama e foi a equipa da casa a primeira a adiantar-se no marcador. A reação de Portugal não se fez esperar e ainda antes do intervalo, Diogo Jota cabeceou com sucesso para o fundo das redes. Com mais intensidade, os portugueses acabaram por ficar em vantagem após um golo de Cristiano Ronaldo. Palhinha acabaria por selar o resultado final em 3-1. Portugal ficaria assim em primeiro lugar do grupo, com mais golos marcados do que a Sérvia. [3]

O jogo contra a Irlanda viu mais uma vez os portugueses a não conseguirem concretizar e mais uma vez a correrem atrás do prejuízo, após um golo marcado pelos irlandeses pouco antes do intervalo. Tudo apontava para que Portugal saísse do Estádio Algarve com uma derrota, mas Cristiano Ronaldo, que falhara um penálti e fizera um jogo algo apagado, cabeceou para o fundo das redes aos 88' e aos 96', selando a vitória de Portugal na última jogada do encontro e tornando-se definitivamente o melhor marcador da história por seleções.

Alguns dias mais tarde e já sem o seu capitão, entretanto dispensado, Portugal venceu o Qatar por 3-1 num jogo particular realizado na Hungria, com golos de André Silva, Bruno Fernandes e Otávio, num jogo em que dois jogadores da seleção do médio oriente foram expulsos.

No encontro contra o Azerbeijão em Bacu, os portugueses foram categóricos ao vencer a equipa da casa por 3-0, com golos de André Silva, Bernardo Silva e Diogo Jota, num jogo em que Portugal desperdiçou mais uma série de lances claros de golo.

Portugal defrontaria de novo o Qatar, desta vez no Estádio Algarve, e mais uma vez confirmou a sua superioridade num jogo de sentido único. O final selar-se-ia por mais uma vitória com três golos, marcados por Ronaldo, André Silva e José Fonte, que se estreou a marcar pela seleção.

Alguns dias depois, no mesmo estádio, os portugueses encontraram o Luxemburgo, e cedo se adiantaram no marcador, graças a duas grandes penalidades aos 8' e aos 13', convertidas com sucesso por Ronaldo, que chegou aos 800 golos na carreira. Aos 17' foi Bruno Fernandes a dilatar ainda mais o resultado. Na segunda parte, João Palhinha voltou a marcar aos luxemburgueses e Ronaldo conquistou o seu 10º "hat-trick" pela equipa das quinas, selando o resultado final em 5-0.

Portugal entrou nos dois últimos jogos de apuramento necessitando apenas de dois empates para chegar à fase final. Em Dublin, contra a Irlanda, esse ponto foi assegurado apesar de um jogo medíocre onde o resultado não foi além do 0-0. Em Lisboa, perante um Estádio da Luz cheio e apenas a necessitar de um ponto, Portugal foi surpreendido com o 2-1 da Sérvia no final da partida, depois de ter entrado praticamente a ganhar, com um golo de Renato Sanches aos 2', o que atirou Portugal para um playoff a disputar em Março de 2022. As exibições muito pobres da equipa nestes dois jogos suscitaram fortes críticas dos adeptos, que começaram a questionar o lugar de Fernando Santos como selecionador.

O primeiro jogo do playoff foi disputado no Estádio do Dragão contra a Turquia. Os portugueses entraram com vontade de tomar conta do jogo e foi Otávio a inaugurar o marcador aos 15'. Mesmo antes do intervalo, Diogo Jota alargou a vantagem. No entanto, os turcos não atiraram a toalha ao chão e conseguiram reduzir aos 65'. Vinte minutos mais tarde, foi marcado um penálti a favor dos turcos, mas Burak Yilmaz falhou o remate. Matheus Nunes acabaria por sentenciar a partida, marcando o 3-1 já nos descontos. Cinco dias depois, os portugueses acabariam por confirmar a presença na fase final do mundial ao vencerem a Macedónia do Norte por 2-0, num jogo em que o resultado nunca esteve em causa, com Bruno Fernandes a bisar e poucas iniciativas de ataque por parte dos macedónios.

Cristiano Ronaldo em campo durante o Mundial 2022.

No sorteio realizado em Doha a 1 de abril, Portugal foi colocado no grupo H, juntamente com Gana, Uruguai e Coreia do Sul.

A estreia com o Gana viu Portugal a dominar a posse de bola durante toda a primeira parte, mas sem grande perigo para a baliza africana. No início da segunda parte Cristiano Ronaldo converteu um penalty, marcando o 50⁰ golo da seleção em mundiais e tornando-se o primeiro jogador da história a marcar em 5 fases finais de mundiais. A reação do Gana não se fez esperar, e o empate surgiu pouco depois. O jogo animou e João Félix pôs de novo Portugal a vencer com um grande golo de chapéu sobre o guarda redes. Rafael Leão dilatou o resultado pouco depois. Os ganeses não desistiram e conseguiram mesmo marcar de novo. Diogo Costa quase cedeu o empate ao perder a bola na área para um jogador nas suas costas, mas o resultado ficaria fechado em 3-2, sendo a primeira entrada a ganhar num torneio de Portugal desde 2006.

No segundo encontro contra o Uruguai, os portugueses tiveram de novo de defrontar um bloco defensivo compacto e tiveram dificuldades em criar oportunidades de golo. Diogo Costa destacou-se, travando um remate de Betancur, que se isolara na área portuguesa. O domínio português acabou por concretizar-se aos 54', com um centro de Bruno Fernandes para Cristiano Ronaldo que acabou dentro da baliza uruguaia. O golo ainda foi atribuído ao capitão português, que aparentemente cabeceara ao de leve, mas acabou por fazer parte da conta do nº 8 de Portugal. Obrigado a pontuar, o Uruguai reagiu ao resultado e criou algum perigo, mas após algumas mexidas na equipa o meio campo português estabilizou-se. O segundo e último golo da partida chegou após análise de um lance de mão na bola com a ajuda do VAR. Bruno Fernandes aumentou a sua contagem pessoal e quase fez o primeiro hat trick do mundial, com um grande remate de fora da área a embater no poste. Portugal conseguiu assim apurar-se para a fase seguinte ao segundo jogo, algo que apenas acontecera em 1966 e 2006.

Contra os sul-coreanos, a equipa de Portugal descansou vários titulares habituais e foi Ricardo Horta a inaugurar o marcador aos 5', após passe de Diogo Dalot. Obrigada a vencer para seguir em frente, a equipa asiática conseguiu empatar aos 27 minutos. Portugal não voltou a marcar, e já nos descontos finais Hwang Hee-Chan liderou uma jogada de contra ataque que permitiu a reviravolta no marcador, o que não impediu os portugueses de acabarem na mesma em primeiro lugar do grupo, tendo pela frente a Suíça nos oitavos de final.

O confronto com os helvéticos viu Cristiano Ronaldo começar no banco de suplentes, pela primeira vez numa fase final desde 2008. Gonçalo Ramos, que o substituiu, abriu o marcador aos 16' com um remate a entrar no canto da baliza Suíça. Aos 32' Pepe aumentou a vantagem com um grande golo de cabeça no seguimento de um canto. A segunda parte viu Portugal confirmar uma das suas melhores exibições em fases finais de um mundial: Gonçalo Ramos chegou ao hat trick e ainda assistiu Raphael Guerreiro. Os suíços conseguiram reduzir, mas foi Rafael Leão a selar o resultado final em 6-1 com um grande golo em arco fora da área.

Os quartos de final de final viram Portugal defrontar Marrocos, a equipa-sensação do campeonato, que já eliminara Espanha e que sofrera apenas um golo em toda a competição. O bloco defensivo marroquino revelou-se impenetrável e mais ficou após o golo da equipa africana aos 42' por Youssef En-Nesyri. Portugal tudo fez para tentar dar outro rumo ao resultado, mas não era o dia de Portugal: Bruno Fernandes enviou uma bola à trave e o guarda redes Yassine Bono defendeu dois remates com selo de golo de João Félix e Cristiano Ronaldo. Portugal viu-se assim afastado do campeonato, naquela que acabou por ser a sua 3ª melhor prestação em mundiais.

Menos de uma semana após a saída do mundial a Federação Portuguesa de Futebol oficializou a saída de Fernando Santos, após mais de oito anos e 109 jogos à frente dos destinos da seleção portuguesa.

Eliminatórias da UEFA[editar | editar código-fonte]

Qualificação[editar | editar código-fonte]

Equipas qualificadas para o Mundial de 2022
Equipas qualificadas para a segunda fase
Equipas eliminadas
Pos Equipe Pts J V E D GP GC SG Classificado Sérvia SRB Portugal PRT República da Irlanda IRL  LUX  AZE
1 Sérvia Sérvia 20 8 6 2 0 18 9 +9 qualificadas para a Copa do Mundo de 2022 2–2 3–2 4–1 3–1
2 Portugal Portugal 17 8 5 2 1 17 6 +11 qualificadas para a segunda fase 1–2 2–1 5–0 1–0
3 República da Irlanda Irlanda 9 8 2 3 3 11 8 +3 Eliminado 1–1 0–0 0–1 1–1
4  Luxemburgo 9 8 3 0 5 8 18 −10 0–1 1–3 0–3 2–1
5  Azerbaijão 1 8 0 1 7 5 18 −13 1–2 0–3 0–3 1–3
Atualizado até os jogos disputados em 14 de novembro de 2021. Fonte:


Jogos[editar | editar código-fonte]

O calendário de jogos foi divulgado pela UEFA em 8 de dezembro de 2020.[3] Os jogos entre 27 de março e a partir de 31 de outubro seguiram o fuso horário UTC+1 (rondas 1–2 e 9–10). Para os jogos entre 28 de março e 30 de outubro o fuso horário seguido foi o UTC+2 (rodadas 3–8).

24 de março de 2021 Portugal Portugal 1 – 0  Azerbaijão Juventus Stadium, Turim (Itália)[nota 1]
20:45
Medvedev Gol contra marcado aos 36 minutos de jogo 36' (g.c.) Relatório (FIFA)
Relatório (UEFA)
Público: 0
Árbitro: AlemanhaGER Daniel Siebert

27 de março de 2021 Sérvia Sérvia 2 – 2 Portugal Portugal Estádio Estrela Vermelha, Belgrado
20:45
A. Mitrović Gol marcado aos 46 minutos de jogo 46'
Kostić Gol marcado aos 60 minutos de jogo 60'
Relatório (FIFA)
Relatório (UEFA)
Diogo Jota Gol marcado aos 11 minutos de jogo 11', Gol marcado aos 36 minutos de jogo 36' Público: 0
Árbitro: Países BaixosNED Danny Makkelie

30 de março de 2021 Luxemburgo  1 – 3 Portugal Portugal Estádio Josy Barthel, Luxemburgo
20:45
Rodrigues Gol marcado aos 30 minutos de jogo 30' Relatório (FIFA)
Relatório (UEFA)
Diogo Jota Gol marcado aos 45+2 minutos de jogo 45+2'
Cristiano Ronaldo Gol marcado aos 51 minutos de jogo 51'
Palhinha Gol marcado aos 80 minutos de jogo 80'
Público: 0
Árbitro: RússiaRUS Sergei Ivanov

1 de setembro de 2021 Portugal Portugal 2 – 1 República da Irlanda Irlanda Estádio Algarve, Faro/Loulé
20:45
Cristiano Ronaldo Gol marcado aos 89 minutos de jogo 89', Gol marcado aos 90+6 minutos de jogo 90+6' Relatório (FIFA)
Relatório (UEFA)
Egan Gol marcado aos 45 minutos de jogo 45' Público: 7 831
Árbitro: EslovéniaSVN Matej Jug

7 de setembro de 2021 Azerbaijão  0 – 3 Portugal Portugal Estádio Olímpico, Bacu
18:00
Relatório (FIFA)
Relatório (UEFA)
Bernardo Silva Gol marcado aos 26 minutos de jogo 26'
André Silva Gol marcado aos 31 minutos de jogo 31'
Diogo Jota Gol marcado aos 75 minutos de jogo 75'
Público: 20 574
Árbitro: ItáliaITA Marco Guida

12 de outubro de 2021 Portugal Portugal 5 – 0  Luxemburgo Estádio Algarve, Faro/Loulé
20:45
Cristiano Ronaldo Gol marcado aos 8 minutos de jogo 8' (pen), Gol marcado aos 13 minutos de jogo 13' (pen), Gol marcado aos 87 minutos de jogo 87'
Bruno Fernandes Gol marcado aos 18 minutos de jogo 18'
Palhinha Gol marcado aos 69 minutos de jogo 69'
Relatório (FIFA)
Relatório (UEFA)
Público: 18 553
Árbitro: FrançaFRA Benoît Bastien

11 de novembro de 2021 Irlanda República da Irlanda 0 – 0 Portugal Portugal Aviva Stadium, Dublin
20:45
Relatório (FIFA)
Relatório (UEFA)
Público: 50 373
Árbitro: EspanhaESP Jesús Gil Manzano

14 de novembro de 2021 Portugal Portugal 1 – 2 Sérvia Sérvia Estádio da Luz, Lisboa
20:45
Renato Sanches Gol marcado aos 2 minutos de jogo 2' Relatório (FIFA)
Relatório (UEFA)
Tadić Gol marcado aos 33 minutos de jogo 33'
A. Mitrović Gol marcado aos 90 minutos de jogo 90'
Público: 58 873
Árbitro: ItáliaITA Daniele Orsato

Melhores marcadores[editar | editar código-fonte]

6 golos

Repescagem[editar | editar código-fonte]

Semifinais[editar | editar código-fonte]

Equipa 1 Resultado Equipa 2
Portugal Portugal 3–1 Turquia Turquia
Final
Portugal Portugal 2–0  Macedónia do Norte

24 de março de 2022 Portugal Portugal 3 – 1 Turquia Turquia Estádio do Dragão, Porto
20:45
Otávio Gol marcado aos 15 minutos de jogo 15'
Diogo Jota Gol marcado aos 42 minutos de jogo 42'
Matheus Nunes Gol marcado aos 90+4 minutos de jogo 90+4'
Relatório (FIFA)
Relatório (UEFA)
Yılmaz Gol marcado aos 65 minutos de jogo 65' Público: 48 010
Árbitro: AlemanhaGER Daniel Siebert

Final[editar | editar código-fonte]

29 de março de 2022 Portugal Portugal 2 – 0  Macedónia do Norte Estádio do Dragão, Porto
20:45
Bruno Fernandes Gol marcado aos 32 minutos de jogo 32', Gol marcado aos 65 minutos de jogo 65' Relatório (FIFA)
Relatório (UEFA)
Público: 48 010
Árbitro: InglaterraENG Anthony Taylor


Preparação[editar | editar código-fonte]

Jogos oficiais[editar | editar código-fonte]

Liga das Nações da UEFA A de 2022–23[editar | editar código-fonte]

Pos Equipe Pts J V E D GP GC SG Classificação ou descenso Espanha Portugal Suíça República Checa
1 Espanha Espanha 11 6 3 2 1 8 5 +3 Qualificado para a fase final 1–1 1–2 2–0
2 Portugal Portugal 10 6 3 1 2 10 3 +7 0–1 4–0 2–0
3 Suíça Suíça 9 6 3 0 3 6 10 −4 0–1 1–0 2–1
4 Chéquia Tchéquia 4 6 1 1 4 5 13 −8 Despromovido à Liga B 2–2 0–4 2–1
Atualizado até os jogos disputados em 24 de setembro de 2022. Fonte: UEFA
2 de junho de 2022 Espanha Espanha 1 – 1 Portugal Portugal Estádio Benito Villamarín, Sevilha
20:45 
Morata Gol marcado aos 25 minutos de jogo 25' Relatório Ricardo Horta Gol marcado aos 82 minutos de jogo 82' Árbitro: InglaterraENG Michael Oliver

5 de junho de 2022 Portugal Portugal 4 – 0 Suíça Suíça Estádio José Alvalade, Lisboa
20:45  19:45 (UTC+1)
William Carvalho Gol marcado aos 15 minutos de jogo 15'
Ronaldo Gol marcado aos 35 minutos de jogo 35', Gol marcado aos 39 minutos de jogo 39'
João Cancelo Gol marcado aos 68 minutos de jogo 68'
Relatório Árbitro: IsraelISR Orel Grinfeld

9 de junho de 2022 Portugal Portugal 2 – 0 Chéquia Tchéquia Estádio José Alvalade, Lisboa
20:45  19:45 (UTC+1)
João Cancelo Gol marcado aos 33 minutos de jogo 33'
Gonçalo Guedes Gol marcado aos 38 minutos de jogo 38'
Relatório Árbitro: EslovéniaSVN Matej Jug

12 de junho de 2022 Suíça Suíça 1 – 0 Portugal Portugal Estádio de Genebra, Genebra
20:45 
Seferović Gol marcado aos 1 minutos de jogo 1' Relatório Árbitro: CroáciaCRO Fran Jović

24 de setembro de 2022 Tchéquia Chéquia 0 – 4 Portugal Portugal Estádio Sinobo, Praga
20:45 
Relatório Dalot Gol marcado aos 33 minutos de jogo 33', Gol marcado aos 52 minutos de jogo 52'
Bruno Fernandes Gol marcado aos 45+2 minutos de jogo 45+2'
Diogo Jota Gol marcado aos 82 minutos de jogo 82'
Público: 19 322
Árbitro: SérviaSRB Srđan Jovanović

27 de setembro de 2022 Portugal Portugal 0 – 1 Espanha Espanha Estádio Municipal, Braga
20:45  19:45 (UTC+1)
Relatório Morata Gol marcado aos 88 minutos de jogo 88' Árbitro: ItáliaITA Daniele Orsato

Amigáveis[editar | editar código-fonte]

Plantel atual[editar | editar código-fonte]

Os seguintes 26 jogadores foram convocados para o Mundial de 2022 no Catar.

Atualizado até 10 de Novembro de 2022

Nome Posição Clube
Diogo Costa Guarda-redes Portugal Porto
José Sá Guarda-redes Inglaterra Wolverhampton
Rui Patrício Guarda-redes Itália Roma
Diogo Dalot Lateral-direito Inglaterra Manchester United
João Cancelo Lateral-direito Inglaterra Manchester City
Danilo Pereira Central França Paris Saint-Germain
Pepe Central Portugal Porto
Rúben Dias Central Inglaterra Manchester City
António Silva Central Portugal Benfica
Nuno Mendes Lateral-esquerdo França Paris Saint-Germain
Raphaël Guerreiro Lateral-esquerdo Alemanha Borussia Dortmund
João Palhinha Médio defensivo Inglaterra Fulham
Rúben Neves Médio defensivo Inglaterra Wolverhampton
Bernardo Silva Médio atacante Inglaterra Manchester City
Bruno Fernandes Médio atacante Inglaterra Manchester United
João Mário Médio Portugal Benfica
Matheus Nunes Médio Inglaterra Wolverhampton
Otávio Médio Portugal Porto
Vitinha Médio França Paris Saint-Germain
William Carvalho Médio defensivo Espanha Betis
Rafael Leão Ponteiro Itália Milan
Ricardo Horta Ponteiro Portugal Braga
Cristiano Ronaldo Avançado Inglaterra Manchester United
João Félix Avançado Espanha Atlético de Madrid
André Silva Ponta de lança Alemanha RB Leipzig
Gonçalo Ramos Ponta de lança Portugal Benfica
Fernando Santos Treinador

Fase de grupos - Grupo H[editar | editar código-fonte]

O Grupo H do Mundial de 2022 aconteceu entre 24 de novembro e 2 de dezembro de 2022.[5] O grupo é formado por Portugal, Gana, Uruguai e Coreia do Sul. As duas melhores equipas avançam para os oitavos de final .[6]

O capitão Ronaldo em 2016

Equipas[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Copa do Mundo FIFA de 2022
Inscrição Equipa Confederação Método de

qualificação

Data de

qualificação

Aparições

em Copas

Última

participação

Melhor

resultado

Ranking da FIFA
março de 2022.
H 1 (cabeça-de-lista) Portugal Portugal[7] UEFA Vencedor da repescagem C 29 de março de 2022 8 2018 Terceiro lugar (1966) 8.°
H2 Gana Gana[8] CAF Vencedor do grupo C 29 de março de 2022 4 2014 Quartos de final (2010) 60.º
H3 Uruguai Uruguai[9] CONMEBOL 3.º colocado da fase única 24 de março de 2022 14 2018 Campeão (1930, 1950) 13.°
H4 Coreia do Sul Coreia do Sul[10] AFC 2º colocado do grupo A 1 de fevereiro de 2022 11 2018 Quarto lugar (2002) 29.°

Encontros anteriores em Mundiais[editar | editar código-fonte]

  • Portugal x Gana:
    • 2014, fase de grupos: Portugal 2-1 Gana
  • Portugal x Uruguai:
    • 2018, oitavos de final: Uruguai 2-1 Portugal
  • Coreia do Sul x Portugal:
    • 2002, fase de grupos: Portugal 0-1 Coreia do Sul

Qualificação[editar | editar código-fonte]

Pos Equipe Pts J V E D GP GC SG Classificado
1 Portugal Portugal 6 3 2 0 1 6 4 +2 Fase eliminatória
2 Coreia do Sul Coreia do Sul 4 3 1 1 1 4 4 0
3 Uruguai Uruguai 4 3 1 1 1 2 2 0 Eliminado
4 Gana Gana 3 3 1 0 2 5 7 −2
Fonte: FIFA


Jogos[editar | editar código-fonte]

Todos os jogos seguem o fuso horário UTC.

Portugal × Gana[editar | editar código-fonte]

24 de novembro Portugal Portugal 3 – 2 Gana Gana Estádio 974, Doha
16:00
Cristiano Ronaldo Gol marcado aos 65 minutos de jogo 65' (pen)
João Félix Gol marcado aos 78 minutos de jogo 78'
Rafael Leão Gol marcado aos 80 minutos de jogo 80'
Relatório Gol marcado aos 73 minutos de jogo 73' Ayew
Gol marcado aos 89 minutos de jogo 89' Bukari
Público: 42 662
Árbitro: Estados UnidosUSA Ismail Elfath
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Portugal[11]
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Gana[11]
GK 22 Diogo Costa
RB 20 João Cancelo
CB 4 Rúben Dias
CB 13 Danilo Pereira Penalizado com cartão amarelo após 90+1 minutos 90+1'
LB 5 Raphaël Guerreiro
DM 18 Rúben Neves Substituído após 77 minutos de jogo 77'
CM 8 Bruno Fernandes Penalizado com cartão amarelo após 90+5 minutos 90+5'
CM 25 Otávio Substituído após 56 minutos de jogo 56'
AM 10 Bernardo Silva Substituído após 88 minutos de jogo 88'
CF 11 João Félix Substituído após 88 minutos de jogo 88'
CF 7 Cristiano Ronaldo Capitão Substituído após 88 minutos de jogo 88'
Substituições:
CM 14 William Carvalho Entrou em campo após 56 minutos 56'
DM 15 Rafael Leão Entrou em campo após 77 minutos 77'
AM 6 João Palhinha Entrou em campo após 88 minutos 88'
CF 26 Gonçalo Ramos Entrou em campo após 88 minutos 88'
CF 17 João Mário Entrou em campo após 88 minutos 88'
Treinador:
Portugal Fernando Santos
GK 1 Lawrence Ati-Zigi
CB 18 Daniel Amartey
CB 23 Alexander Djiku
CB 4 Mohammed Salisu Substituído após 90+2 minutos de jogo 90+2'
RWB 26 Alidu Seidu Penalizado com cartão amarelo após 57 minutos 57' Substituído após 66 minutos de jogo 66'
LWB 17 Baba Rahman
CM 5 Thomas Partey
CM 20 Mohammed Kudus Penalizado com cartão amarelo após 45 minutos 45' Substituído após 77 minutos de jogo 77'
CM 21 Salis Abdul Samed Substituído após 90+2 minutos de jogo 90+2'
CF 10 André Ayew Capitão Penalizado com cartão amarelo após 49 minutos 49' Substituído após 77 minutos de jogo 77'
CF 19 Iñaki Williams Penalizado com cartão amarelo após 90+1 minutos 90+1'
Substituições:
RWB 2 Tariq Lamptey Entrou em campo após 66 minutos 66'
CM 11 Osman Bukari Entrou em campo após 77 minutos 77'
CF 9 Jordan Ayew Entrou em campo após 77 minutos 77'
CB 25 Antoine Semenyo Entrou em campo após 90+2 minutos 90+2'
CM 8 Daniel-Kofi Kyereh Entrou em campo após 90+2 minutos 90+2'
Treinador:
Gana Otto Addo

Homem do Jogo:
Portugal Cristiano Ronaldo[12]

Bandeirinhas:
Estados Unidos Kyle Atkins
Estados Unidos Corey Parker
Quarto árbitro:
França Stéphanie Frappart
Quinto árbitro:
México Karen Díaz Medina
Árbitro assistente de vídeo:
Estados Unidos Armando Villarreal
Árbitros assistentes de videoárbitro:
Canadá Drew Fischer
Itália Alessandro Giallatini
Austrália Shaun Evans
Camarões Elvis Noupue

Portugal x Uruguai[editar | editar código-fonte]

28 de novembro Portugal Portugal Uruguai Uruguai Estádio Nacional Lusail, Lusail
19:00
Relatório

Coreia do Sul x Portugal[editar | editar código-fonte]

2 de dezembro Coreia do Sul Coreia do Sul Portugal Portugal Estádio da Cidade da Educação, Al Rayyan
15:00
Relatório

Disciplina[editar | editar código-fonte]

Os pontos de fair-play serão usados como critério de desempate se os registos gerais e de confronto direto das equipas estiverem empatados. Estes são calculados com base nos cartões amarelos e vermelhos recebidos em todos os jogos do grupo da seguinte forma:[6]

  • primeiro cartão amarelo: menos 1 ponto;
  • cartão vermelho indireto (segundo cartão amarelo): menos 3 pontos;
  • cartão vermelho direto: menos 4 pontos;
  • cartão amarelo e cartão vermelho direto: menos 5 pontos;

Apenas uma das deduções acima pode ser aplicada a um jogador num único jogo.

Seleções Jogo 1 Jogo 2 Jogo 3 Pontos
Penalizado com cartão amarelo PenalizadoPenalizadoExpulso Expulso PenalizadoExpulso Penalizado com cartão amarelo PenalizadoPenalizadoExpulso Expulso PenalizadoExpulso Penalizado com cartão amarelo PenalizadoPenalizadoExpulso Expulso PenalizadoExpulso
 Portugal

Referências

  1. a b c «Ranking Mundial da FIFA/Coca-Cola» (em inglês). FIFA.com. 25 de agosto de 2022. Consultado em 27 de setembro de 2022 
  2. «World Football Elo Ratings». Site oficial da Elo. Consultado em 10 de junho de 2019 
  3. UEFA.com. «Qualificação Europeia para o Campeonato do Mundo de 2022: todos os jogos». Consultado em 12 de março de 2021 
  4. «Portugal troca Lisboa por Turim no início da qualificação para Mundial 2022». Público. 3 de março de 2021. Consultado em 23 de março de 2021 
  5. «FIFA World Cup Qatar 2022 – Match Schedule» (PDF). FIFA.com. Fédération Internationale de Football Association. 15 de julho de 2020. Consultado em 30 de março de 2022 
  6. a b «Regulations – FIFA World Cup Qatar 2022» (PDF). FIFA.com. Fédération Internationale de Football Association. 15 de dezembro de 2021. Consultado em 30 de março de 2022 
  7. «Portugal vence Macedónia do Norte com bis de Bruno Fernandes e está no Mundial do Qatar (2-0) - como aconteceu». Observador. 29 de março de 2022. Consultado em 27 de dezembro de 2022 
  8. «Fora de casa, Gana empata em 1 a 1 com a Nigéria e está classificada para a Copa do Mundo no Catar». Globo Esporte. 29 de março de 2022. Consultado em 29 de março de 2022 
  9. «Arrascaeta marca, Uruguai vence o Peru e garante vaga direta na Copa do Mundo». Globo Esporte. 24 de março de 2022. Consultado em 25 de março de 2022 
  10. «Coreia do Sul vence a Síria e garante vaga direta na Copa do Mundo de 2022». Globo Esporte. 1 de fevereiro de 2022. Consultado em 1 de fevereiro de 2022 
  11. a b «Portugal - Ghana». sofascore.com. Sofascore. 24 de novembro de 2022. Consultado em 24 de novembro de 2022 
  12. «Portugal v Ghana – Man of the Match». FIFA.com. Fédération Internationale de Football Association. 24 de novembro de 2022. Consultado em 24 de novembro de 2022 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Portugal no Mundial de Futebol da FIFA de 2022

Ver também[editar | editar código-fonte]


Erro de citação: Existem etiquetas <ref> para um grupo chamado "nota", mas não foi encontrada nenhuma etiqueta <references group="nota"/> correspondente