Porto Moresby – Wikipédia, a enciclopédia livre

Porto Moresby
Pot Mosbi
Port Moresby
Port Moresby, centro da cidade
Port Moresby, centro da cidade
Port Moresby, centro da cidade
Dados Gerais
Província Distrito da Capital Nacional
Área 240 km²
População (2011) 364 145 habitantes
Densidade 1.010 hab/km²
Altitude 35 metros
Localização de Port Moresby
Localização de Port Moresby
Localização de Port Moresby
° ' " N ° ' " O ou L
Cidade da Papua-Nova Guiné Papua-Nova Guiné

Porto Moresby[1][2][3][4] ou Port Moresby (pronúncia em inglês: [ˌpɔərt ˈmɔərzbi]; em tok pisin: Pot Mosbi) é a capital e maior cidade da Papua-Nova Guiné. Possui uma população de 255 000 (2000) e está localizada às margens do golfo de Papua, na costa sudeste da ilha da Nova Guiné.

A área em que a cidade foi fundada foi habitada pelos povos Motu-Koitabu durante séculos. Foi avistado primeiramente por um europeu em 1873, o então capitão John Moresby. Recebeu o seu nome em homenagem ao almirante da Royal Navy Fairfax Moresby.

De acordo com uma pesquisa em cidades do mundo realizada pela Unidade de Inteligência[5] do The Economist, Port Moresby é a cidade menos habitável em quase todo o mundo (ocupa 137 dos 140 municípios pesquisados).[6]

História[editar | editar código-fonte]

Antes da colonização[editar | editar código-fonte]

O povo Motuan que ocupava a área que é hoje conhecida como Port Moresby negociavam seus potes de sagu, outros alimentos e canoas, vela de Hanuabada com outras aldeias construídas sobre palafitas acima das águas da baía. Eles também realizavam casamentos entre seus povos e criou fortes laços familiares e comerciais.

As expedições Hiri foram em grande escala. Como muitas canoas multi-casco ou lakatoi, tripuladas por cerca de 600 homens, cerca de 20 000 potes de argila eram transportados em cada viagem. Para o Motuans, o Hiri não era apenas um empreendimento econômico, mas também confirmou a sua identidade como uma tribo por causa das longas e perigosas viagens. Estas viagens são comemorados nos tempos modernos pela anual Hiri Moale Festival realizado na Ela Beach, em Setembro.

Queensland levanta a bandeira britânica em Port Moresby 1883

Colonização[editar | editar código-fonte]

A área já foi um importante centro comercial na época do Capitão John Moresby do HMS Basilisk que descobriu pela primeira vez a área, para mais tarde se tornar conhecida como Port Moresby. O inglês acabara de se aventurar através do Mar de Coral, no extremo leste da Nova Guiné e nas ilhas, encontrando três anteriormente desconhecidas ao desembarcado ali. Na manhã de 20 de fevereiro de 1873, afirmou o terreno como pertencente à Grã-Bretanha e denominou-o depois em homenagem a seu pai, o almirante Sir Fairfax Moresby. Ele chamou o interior de "Fairfax Harbour" e as demais áreas de Port Moresby.

A efetiva anexação do local à nação européia não ocorreu até uma década mais tarde, quando a parte sudeste da ilha da Nova Guiné foi anexada ao Império Britânico. A British New Guinea foi passada para o recém-criado Commonwealth da Austrália, em 1906, e tornou-se conhecida como Papua. Desde então e até 1941 Port Moresby cresceu lentamente. O principal crescimento foi na península, onde as instalações portuárias e outros serviços foram gradualmente melhorando. A eletricidade foi introduzida em 1925 e de abastecimento de água encanada foi concedida em 1941.

Capital de uma Papua-Nova Guiné independente[editar | editar código-fonte]

Antiga bandeira de Port Moresby.

Em Setembro de 1975, Port Moresby se tornou capital do Estado Independente da Papua-Nova Guiné. Novos edifícios públicos foram construídos em Waigani para abrigar os departamentos governamentais, incluindo um espectacular edifício do Parlamento Nacional, que abriu em 1984 e combina com o tradicional desenho moderno e tecnológico edifício. O PNG Museu Nacional e Biblioteca Nacional também estão localizados em Waigani.

Infelizmente, muitos desses edifícios governamentais já foram abandonadas devido ao longo prazo de negligência. Principal dentre estes são Marea Haus (conhecido para a maioria dos habitantes locais como o "Edifício Abacaxi") e os gabinetes do Governo Central. Próximos edifícios como Morauta Haus e Vulupindi Haus agora estão começando a mostrar sinais de degradação devido à falta de manutenção, incluindo esboroando fogo nas escadas, banheiros e elevadores encardido que estão sempre fora de serviço.

Geografia[editar | editar código-fonte]

Port Moresby está situada na costa sul da Nova Guiné, a costa é bastante recortada por areia e rodeada por várias ilhas, escassamente povoadas. Em alguns bairros, a cidade é essencialmente construída a poucos quilômetros de vias.

Demografia[editar | editar código-fonte]

A população da área de Port Moresby se expandiu rapidamente desde a independência. Em 1980 o censo registrou 120 000 habitantes, em 1990, este havia aumentado para 195 000. A cidade é freqüentemente coberta por uma névoa que o fumo é criada pelos numerosos pequenos fogos acesos ao lado da estrada ou no mato por seus habitantes. Trata-se de um meio para se queimar sem a intervenção do Corpo de Bombeiros local.

Imagem do bairro de Koki.

Em 2004, Port Moresby foi classificada como a pior cidade do mundo para se viver no ranking da Economist Intelligence Unit de 130 das cidades capitais do mundo. Altos níveis de violação, roubo e homicídio, e vastas áreas da cidade controladas por gangues de criminosos, conhecido localmente como "raskol" foram citadas.[7][8] De acordo com um artigo em 2004 no jornal Guardian, a taxa de desemprego é estimado em entre 60 e 90% e taxas de homicídio de três vezes em que Moscou e 23 vezes a taxa de Londres.[9]

Bairros e vilas[editar | editar código-fonte]

Ela Beach

A área urbanizada de Port Moresby compreende tanto aos bairros da cidade como o restante do Distrito da Capital Nacional, o menor distrito do país e mais especificamente o principal distrito comercial, entre Korobosea e Ela Beach. Port Moresby é uma cidade pouco densa, bairros pleno, fez grande maioria das casas, agrupado junto sinuosas estradas.

Outros bairros em Port Moresby são: Koki, com seu popular mercado de produtos frescos, Newtown, Konedobu, Kaevaga, Badili, Gabutu, Kila, Matirogo, Three Mile, Kaugere, SABAM Korobosea, Four Mile, Hohola, Norte Hohola, Boroko, a maior área comercial de Port Moresby, Gordon, Gordon Norte, Erima, Saraga, Waigani, Morata e Gerehu. Dentro do distrito existem também outras populações, como Hanuabada, a maior população.

Clima[editar | editar código-fonte]

Port Moresby possui um clima equatorial, quente e úmido praticamente o ano todo. A temperatura média varia de um mínimo de 23 °C em julho e agosto para uma alta de 32 °C em janeiro.

 Médias meteorológicas para Port Moresby 
Mês Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez
Média alta °F 90 88 88 88 86 84 82 82 84 86 88 90
Média baixa °F 75 75 75 75 75 73 73 73 73 75 75 75
Média alta °C 32 31 31 31 30 29 28 28 29 30 31 32
Média baixa °C 24 24 24 24 24 23 23 23 23 24 24 24
Fonte: [10] 06 de Janeiro de 2009

Economia[editar | editar código-fonte]

Port Moresby está localizado em uma área de vegetais e animais vivos e principalmente, para além da pesca, a exportação da borracha, ouro, café e copra. A indústria é orientada para trabalhar com madeira (serrarias), cerveja, do tabaco e cimento.[11]

Transporte[editar | editar código-fonte]

Port Moresby é servida pelo Aeroporto Internacional Jacksons, que é o maior aeroporto internacional e pela base da Força Aérea de Defesa do país. A Air Niugini e Airlines PNG fazem voos regular doméstico e rotas internacionais a partir do aeroporto, enquanto Pacific Blue (Virgin Blue) realiza ligações para Brisbane. Jacksons é internacionalmente é servido por voos para Brisbane, Cairns, Sydney, Honiara, Nadi, Manila, Singapura, Kuala Lumpur, Hong Kong e Tóquio.

Como o sistema de rodovias nacionais é descontínuo, há muitos voos internos para outras cidades que não podem ser alcançados por automóveis, conhecido como PMVs (Public Veículos Automotores) localmente, por exemplo, o Madang.

Cidades Irmãs[editar | editar código-fonte]

Cidade-parceira

Referências

  1. Porto Editora. «Porto Moresby». Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa da Infopédia – Enciclopédia e Dicionários Porto Editora. Consultado em 19 de janeiro de 2012 
  2. Serviço das Publicações da União Europeia. «Anexo A5: Lista dos Estados, territórios e moedas». Código de Redacção Interinstitucional. Consultado em 18 de janeiro de 2012 
  3. Macedo, Vítor (Primavera de 2013). «Lista de capitais do Código de Redação Interinstitucional» (PDF). Sítio web da Direcção-Geral da Tradução da Comissão Europeia no portal da União Europeia. A Folha — Boletim da língua portuguesa nas instituições europeias (n.º 41). 16 páginas. ISSN 1830-7809. Consultado em 23 de maio de 2013 
  4. Instituto Internacional da Língua Portuguesa. «Porto Moresby». Vocabulário Ortográfico Comum da Língua Portuguesa. Consultado em 28 de maio de 2017 
  5. «The Economist Intelligence Unit». Economist Intelligence Unit (em inglês). Consultado em 2 de julho de 2021 
  6. «Vancouver is 'best place to live'» (em inglês). 4 de outubro de 2005. Consultado em 2 de julho de 2021 
  7. «Amazon.com listing for the "Four Corners: A Journey into the Heart of Papua New Guinea"» 
  8. Salak, Kira. «Nonfiction book about Papua New Guinea,"Four Corners"» 
  9. Fickling, David (22 de setembro de 2004). «Raskol gangs rule world's worst city». The Guardian. Consultado em 9 de janeiro de 2007 
  10. «Port Moresby, Papua New Guinea». BBC. Consultado em 6 de janeiro de 2009 [ligação inativa]
  11. Encyclopédie Microsoft Encarta 2003.
Ícone de esboço Este artigo sobre geografia (genérico) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.