Portão – Wikipédia, a enciclopédia livre

 Nota: Para outros significados, veja Portão (desambiguação).
Portões de residências oficiais frequentemente apresentam um elaborado artesanato em ferro.

Um portão é um ponto de entrada para um espaço fechado ou uma abertura em um muro ou cerca, sendo o aumentativo de porta. [1] Portões podem prevenir ou controlar a entrada ou saída, ou podem ser meramente decorativos.

Desenhos básicos[editar | editar código-fonte]

A versão mais comum é a porta articulada com uma folha de porta móvel que é fixada de forma pivotante ao aro da porta (aro, invólucro da porta) com duas ou mais dobradiças (dobradiças da porta).

Uma porta de correr[2] é fixada ao caixilho com calhas de correr sobre as quais a folha da porta é suspensa e pode ser deslocada lateralmente.

No caso de portas dobráveis, a folha ou folhas da porta são divididas em várias partes por dobradiças ou tiras flexíveis, que se dobram para fora do plano de fecho quando abertas.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. portão in Dicionário infopédia da Língua Portuguesa [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-08-29 05:12:03]. Disponível na Internet: https://www.infopedia.pt/dicionarios/lingua-portuguesa/portão
  2. «Einsatz von mobilen Schiebetoren - schiebetoremieten.de» (em alemão). 14 de dezembro de 2022. Consultado em 7 de fevereiro de 2023