Placa-mãe – Wikipédia, a enciclopédia livre

Uma placa-mãe (também chamada de mainboard, placa de circuito principal,[1] mb, mboard, backplane board, base board, system board, placa de sistema (somente em computadores Apple) ou mobo) é a placa de circuito impresso principal (PCB) em computadores de uso geral e outros sistemas expansíveis. Ele contém e permite a comunicação entre muitos dos componentes eletrônicos cruciais de um sistema, como a unidade central de processamento (CPU) e a memória, além de fornecer conectores para outros periféricos. Ao contrário de um backplane, uma placa-mãe geralmente contém subsistemas significativos, como o processador central, os controladores de entrada/saída e memória do chipset, conectores de interface e outros componentes integrados para uso geral.

Motherboard significa especificamente um PCB com capacidade de expansão. Como o nome sugere, esta placa é muitas vezes referida como a "mãe" de todos os componentes conectados a ela, que geralmente incluem periféricos, placas de interface e placas filhas: placas de som, placas de vídeo, placas de rede, adaptadores de barramento de host, placas sintonizadoras de TV, cartões IEEE 1394; e uma variedade de outros componentes personalizados.

Placa-mãe do sistema Dell Precision T3600, usada em estações de trabalho CAD profissionais. Fabricado em 2012

Da mesma forma, o termo placa-mãe descreve um dispositivo com uma única placa e sem expansões ou recursos adicionais, como placas de controle em impressoras a laser, aparelhos de televisão, máquinas de lavar, telefones celulares e outros sistemas integrados com capacidade de expansão limitada.

Placa-mãe para um computador pessoal de mesa; mostrando os componentes e interfaces típicos encontrados em uma placa-mãe. Este modelo segue o Baby AT (fator de forma), usado em muitos PCs de mesa.

História[editar | editar código-fonte]

Placa-mãe de um computador NeXTcube (1990) com microprocessador Motorola 68040 operado a 25 MHz e um processador de sinal digital Motorola 56001 a 25 MHz, que era diretamente acessível por meio de um conector na parte traseira da caixa.

Antes da invenção do microprocessador, o computador digital consistia em várias placas de circuito impresso em uma caixa de cartão com componentes conectados por um backplane, um conjunto de soquetes interconectados. Em designs muito antigos, os fios de cobre eram as conexões discretas entre os pinos do conector do cartão, mas as placas de circuito impresso logo se tornaram a prática padrão. A unidade central de processamento (CPU), memória e periféricos foram alojados em placas de circuito impresso individualmente, que foram conectadas ao backplane. O onipresente barramento S-100 da década de 1970 é um exemplo desse tipo de sistema de backplane.

Os computadores mais populares da década de 1980, como o Apple II e o IBM PC, publicaram diagramas esquemáticos e outras documentações que permitiram uma rápida engenharia reversa e placas-mãe de substituição de terceiros. Normalmente destinadas à construção de novos computadores compatíveis com os exemplares, muitas placas-mãe ofereciam desempenho adicional ou outros recursos e eram usadas para atualizar o equipamento original do fabricante.

Durante o final dos anos 1980 e início dos anos 1990, tornou-se econômico mover um número crescente de funções periféricas para a placa-mãe. No final dos anos 1980, as placas-mãe dos computadores pessoais começaram a incluir ICs únicos (também chamados de chips Super I/O) capazes de suportar um conjunto de periféricos de baixa velocidade: teclado e mouse PS/2, unidade de disquete, portas seriais e portas paralelas. No final da década de 1990, muitas placas-mãe de computadores pessoais incluíam funções integradas de áudio, vídeo, armazenamento e rede de consumo sem a necessidade de qualquer placa de expansão; sistemas de ponta para jogos 3D e computação gráfica normalmente retinha apenas a placa gráfica como um componente separado. PCs empresariais, estações de trabalho e servidores eram mais propensos a precisar de placas de expansão, seja para funções mais robustas ou para velocidades mais altas; esses sistemas geralmente tinham menos componentes incorporados.

Os laptops e notebooks desenvolvidos na década de 1990 integravam os periféricos mais comuns. Isso incluía até mesmo placas-mãe sem componentes atualizáveis, uma tendência que continuaria à medida que sistemas menores fossem introduzidos após a virada do século (como o tablet e o netbook). Memória, processadores, controladores de rede, fonte de energia e armazenamento seriam integrados em alguns sistemas.

Design[editar | editar código-fonte]

A placa-mãe Octek Jaguar V de 1993.[2] Esta placa tem poucos periféricos integrados, como evidenciado pelos 6 slots fornecidos para placas ISA e a falta de outros conectores de interface externos integrados. Observe que o grande conector de teclado AT na parte traseira direita é sua única interface periférica.
A placa-mãe de um Samsung Galaxy S II; quase todas as funções do dispositivo são integradas em uma placa muito pequena

Uma placa-mãe fornece as conexões elétricas pelas quais os outros componentes do sistema se comunicam. Ao contrário de um backplane, ele também contém a unidade central de processamento e hospeda outros subsistemas e dispositivos.

Um computador de mesa típico tem seu microprocessador, memória principal e outros componentes essenciais conectados à placa-mãe. Outros componentes, como armazenamento externo, controladores para exibição de vídeo e som e dispositivos periféricos, podem ser conectados à placa-mãe como placas plug-in ou por meio de cabos; nos microcomputadores modernos, é cada vez mais comum integrar alguns desses periféricos na própria placa-mãe.

Um componente importante de uma placa-mãe é o chipset de suporte do microprocessador, que fornece as interfaces de suporte entre a CPU e os vários barramentos e componentes externos. Este chipset determina, até certo ponto, os recursos e capacidades da placa-mãe.

Placas-mãe modernas incluem:

Além disso, quase todas as placas-mãe incluem lógica e conectores para suportar dispositivos de entrada comumente usados, como USB para dispositivos de mouse e teclados. Os primeiros computadores pessoais, como o Apple II ou o IBM PC, incluíam apenas esse suporte periférico mínimo na placa-mãe. Ocasionalmente, o hardware da interface de vídeo também era integrado à placa-mãe; por exemplo, no Apple II e raramente em computadores compatíveis com IBM, como o IBM PC Jr. Periféricos adicionais, como controladores de disco e portas seriais, foram fornecidos como placas de expansão.

Dado o alto poder de design térmico das CPUs e componentes de computador de alta velocidade, as placas-mãe modernas quase sempre incluem dissipadores de calor e pontos de montagem para que os ventiladores dissipem o excesso de calor.

Fator de forma[editar | editar código-fonte]

As placas-mãe são produzidas em uma variedade de tamanhos e formatos chamados de fatores de forma, alguns dos quais são específicos para fabricantes de computadores individuais. No entanto, as placas-mãe usadas em sistemas compatíveis com IBM são projetadas para caber em vários tamanhos de gabinete. A partir de 2005, a maioria das placas-mãe de computadores desktop usam o fator de forma padrão ATX - mesmo aquelas encontradas em computadores Macintosh e Sun, que não foram construídas a partir de componentes comuns. O fator de forma da placa-mãe e da unidade de fonte de alimentação (PSU) de um gabinete deve corresponder, embora algumas placas-mãe de fator de forma menor da mesma família caibam em gabinetes maiores. Por exemplo, um gabinete ATX geralmente acomoda uma placa-mãe microATX. Os laptops geralmente usam placas-mãe altamente integradas, miniaturizadas e personalizadas. Esta é uma das razões pelas quais os laptops são difíceis de atualizar e caros de consertar. Freqüentemente, a falha de um componente do laptop requer a substituição de toda a placa-mãe, que geralmente é mais cara do que uma placa-mãe de desktop.

Soquetes de CPU[editar | editar código-fonte]

Um soquete de CPU (unidade central de processamento) ou slot é um componente elétrico que se conecta a uma placa de circuito impresso (PCB) e é projetado para abrigar uma CPU (também chamada de microprocessador). É um tipo especial de soquete de circuito integrado projetado para contagens de pinos muito altas. Um soquete de CPU fornece muitas funções, incluindo uma estrutura física para suportar a CPU, suporte para um dissipador de calor, facilitar a substituição (além de reduzir custos) e, o mais importante, formar uma interface elétrica tanto com a CPU quanto com a PCB. Os soquetes de CPU na placa-mãe podem ser encontrados com mais frequência na maioria dos computadores desktop e servidores (laptops normalmente usam CPUs de montagem em superfície), particularmente aqueles baseados no Intel x86 arquitetura. O tipo de soquete da CPU e o chipset da placa-mãe devem suportar a série e a velocidade da CPU.

Periféricos integrados[editar | editar código-fonte]

Diagrama de bloco de uma placa-mãe do início dos anos 2000, que suporta muitas funções periféricas integradas, bem como vários slots de expansão

Com a redução constante dos custos e tamanho dos circuitos integrados, agora é possível incluir suporte para muitos periféricos na placa-mãe. Combinando muitas funções em um PCB, o tamanho físico e o custo total do sistema podem ser reduzidos; placas-mãe altamente integradas são, portanto, especialmente populares em computadores de fator de forma pequeno e de baixo custo.

Slots de cartão periférico[editar | editar código-fonte]

Uma placa-mãe típica terá um número diferente de conexões, dependendo de seu padrão e fator de forma.

Uma placa-mãe ATX padrão e moderna normalmente possui duas ou três conexões PCI-Express x16 para uma placa gráfica, um ou dois slots PCI herdados para várias placas de expansão e um ou dois PCI-E x1 (que substituiu o PCI). Uma placa-mãe EATX padrão terá de duas a quatro conexões PCI-E x16 para placas gráficas e um número variável de slots PCI e PCI-E x1. Às vezes, também pode ter um slot PCI-E x4 (varia entre marcas e modelos).

Algumas placas-mãe possuem dois ou mais slots PCI-E x16, para permitir mais de 2 monitores sem hardware especial, ou usam uma tecnologia gráfica especial chamada SLI (para Nvidia) e Crossfire (para AMD). Estes permitem que 2 a 4 placas gráficas sejam ligadas entre si, para permitir um melhor desempenho em tarefas de computação gráfica intensiva, como jogos, edição de vídeo, etc.

Em placas-mãe mais novas, os slots M.2 são para SSD e/ou controlador de interface de rede sem fio.

Temperatura e confiabilidade[editar | editar código-fonte]

Uma placa-mãe de um laptop da série Vaio E (à direita)
Uma placa-mãe microATX com alguns capacitores defeituosos
Ver artigo principal: Resfriamento do computador

As placas-mãe geralmente são resfriadas a ar com dissipadores de calor geralmente montados em chips maiores nas placas-mãe modernas.[5] Resfriamento insuficiente ou impróprio pode causar danos aos componentes internos do computador ou causar falhas. O resfriamento passivo, ou um único ventilador montado na fonte de alimentação, era suficiente para muitas CPUs de computadores desktop até o final dos anos 1990; desde então, a maioria exigiu ventiladores de CPU montados em dissipadores de calor, devido ao aumento da velocidade do clock e do consumo de energia. A maioria das placas-mãe tem conectores para ventiladores de computador adicionais e sensores de temperatura integrados para detectar as temperaturas da placa-mãe e da CPU e conectores de ventilador controláveis ​​que o BIOS ou o sistema operacional podem usar para regular a velocidade do ventilador.[6] Como alternativa, os computadores podem usar um sistema de resfriamento a água em vez de muitos ventiladores.

Alguns computadores de fator de forma pequeno e PCs de home theater projetados para operação silenciosa e com baixo consumo de energia apresentam designs sem ventilador. Isso normalmente requer o uso de uma CPU de baixo consumo de energia, bem como um layout cuidadoso da placa-mãe e de outros componentes para permitir a colocação do dissipador de calor.

Um estudo de 2003 descobriu que algumas falhas espúrias de computador e problemas gerais de confiabilidade, variando de distorções de imagem de tela e erros de leitura/gravação de E/S, podem ser atribuídos não a software ou hardware periférico, mas a capacitores antigos nas placas-mãe do PC.[7] Em última análise, isso foi mostrado como resultado de uma formulação de eletrólito defeituosa,[8] um problema denominado praga do capacitor.

As placas-mãe modernas usam capacitores eletrolíticos para filtrar a energia DC distribuída pela placa. Esses capacitores envelhecem a uma taxa dependente da temperatura, à medida que seus eletrólitos à base de água evaporam lentamente. Isso pode levar à perda de capacitância e subsequente mau funcionamento da placa-mãe devido a instabilidades de tensão. Embora a maioria dos capacitores seja classificada para 2.000 horas de operação a 105 °C (221 °F),[9] sua vida útil esperada dobra aproximadamente para cada 10 °C (18 °F) abaixo disso. A 65 °C (149 °F), pode-se esperar uma vida útil de 3 a 4 anos. No entanto, muitos fabricantes fornecem capacitores abaixo do padrão,[10] que reduzem significativamente a expectativa de vida. Resfriamento inadequado do gabinete e temperaturas elevadas ao redor do soquete da CPU agravam esse problema. Com ventiladores superiores, os componentes da placa-mãe podem ser mantidos abaixo de 95 °C (203 °F), dobrando efetivamente a vida útil da placa-mãe.

Placas-mãe de gama média e alta, por outro lado, usam exclusivamente capacitores sólidos. Para cada 10 °C a menos, sua vida útil média é multiplicada aproximadamente por três, resultando em uma expectativa de vida útil 6 vezes maior a 65 °C (149 °F).[11] Esses capacitores podem ser classificados para 5.000, 10.000 ou 12.000 horas de operação a 105 °C (221 °F), estendendo a vida útil projetada em comparação com capacitores sólidos padrão.

Em desktops e notebooks, as soluções de resfriamento e monitoramento da placa-mãe geralmente são baseadas em Super I/O ou Embedded Controller.

Bootstrapping[editar | editar código-fonte]

As placas-mãe contêm uma ROM (e posteriormente EPROM, EEPROM, NOR flash) para inicializar dispositivos de hardware e carregar um sistema operacional de um dispositivo periférico. Microcomputadores como o Apple II e o IBM PC usavam chips ROM montados em soquetes na placa-mãe. Ao ligar, a unidade central do processador carregaria seu contador de programa com o endereço da ROM de inicialização e começaria a executar as instruções da ROM de inicialização. Essas instruções inicializaram e testaram o hardware do sistema, exibiram as informações do sistema na tela, executaram verificações de RAM e carregaram um sistema operacional de um dispositivo periférico. Se nenhum estiver disponível, o computador executará tarefas de outros armazenamentos de ROM ou exibirá uma mensagem de erro, dependendo do modelo e design do computador. Por exemplo, tanto o Apple II quanto o IBM PC original tinham IBM Cassette BASIC (ROM BASIC) e iniciariam se nenhum sistema operacional pudesse ser carregado a partir do disquete ou disco rígido.

A maioria dos projetos de placas-mãe modernas usa um BIOS, armazenado em um chip EEPROM ou NOR flash soldado ou encaixado na placa-mãe, para inicializar um sistema operacional. Quando o computador é ligado, o firmware do BIOS testa e configura a memória, os circuitos e os periféricos. Este autoteste de inicialização (POST) pode incluir o teste de algumas das seguintes coisas:

Muitas placas-mãe agora usam um sucessor do BIOS chamado UEFI. Tornou-se popular depois que a Microsoft começou a exigir que um sistema fosse certificado para executar o Windows 8.[12][13]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Miller, Paul (8 de julho de 2006). «Apple sneaks new logic board into whining MacBook Pros». Engadget. Consultado em 15 de fevereiro de 2023. Cópia arquivada em 4 de outubro de 2013 
  2. «Golden Oldies: 1993 mainboards». Consultado em 16 de fevereiro de 2023. Cópia arquivada em 13 de maio de 2007 
  3. «CPU Socket Types Explained: From Socket 5 To BGA [MakeUseOf Explains]». 25 de janeiro de 2013. Consultado em 16 de fevereiro de 2023. Cópia arquivada em 7 de abril de 2015 
  4. W1zzard (6 de abril de 2005). «Pinout of the PCI-Express Power Connector». techPowerUp. Consultado em 16 de fevereiro de 2023. Cópia arquivada em 4 de outubro de 2013 
  5. Karbo, Michael. «The CPU and the motherboard». Karbos Guide. Consultado em 17 de fevereiro de 2023. Arquivado do original em 27 de abril de 2015 
  6. «Temperatures». Intel® Visual BIOS Wiki. Consultado em 17 de fevereiro de 2023. Cópia arquivada em 21 de junho de 2015 
  7. c't Magazine, vol. 21, pp. 216-221. 2003.
  8. Chiu, Yu-Tzu; Moore, Samuel K. (31 de janeiro de 2003). «Faults & Failures: Leaking Capacitors Muck up Motherboards». IEEE Spectrum. Consultado em 17 de fevereiro de 2023. Cópia arquivada em 19 de fevereiro de 2003 
  9. «Capacitor lifetime formula». Low-esr.com. Consultado em 17 de fevereiro de 2023. Arquivado do original em 15 de setembro de 2013 
  10. Carey Holzman The healthy PC: preventive care and home remedies for your computer McGraw-Hill Professional, 2003 ISBN 0-07-222923-3 page 174
  11. «-- GIGABYTE, --Geeks Column of the Week - All Solid Capacitor». www.gigabyte.com. Consultado em 17 de fevereiro de 2023. Cópia arquivada em 27 de março de 2017 
  12. «Windows Hardware Certification Requirements for Client and Server Systems». Microsoft. Janeiro de 2013. System.Fundamentals.Firmware.CS.UEFISecureBoot.ConnectedStandby ... Platforms shall be UEFI Class Three (see UEFI Industry Group, Evaluating UEFI using Commercially Available Platforms and Solutions, version 0.3, for a definition) with no Compatibility Support Module installed or installable. BIOS emulation and legacy PC/AT boot must be disabled. 
  13. «Microsoft: All You Need to Know About Windows 8 on ARM». PC Magazine. Consultado em 17 de fevereiro de 2023. Cópia arquivada em 6 de setembro de 2013 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]