Pietermaritzburg – Wikipédia, a enciclopédia livre

Pietermaritzburg

Maritzburg

  Cidade  
Centro de Pietermaritzburg visto do Chase Valley
Centro de Pietermaritzburg visto do Chase Valley
Centro de Pietermaritzburg visto do Chase Valley
Apelido(s) PMB, Maritzburg
Localização
Pietermaritzburg está localizado em: África do Sul
Pietermaritzburg
Localização de Pietermaritzburg na África do Sul
Coordenadas 29° 37' S 30° 23' E
País África do Sul
Província Cuazulo-Natal
Distrito Umgungundlovu
História
Estabelecimento 1839[1]
Administração
Prefeito Mike Tarr
Características geográficas
Área total [2] 126,15 km²
População total (2011) [2] 223 448 hab.
Densidade 1 800 hab./km²
Altitude 596 m
Fuso horário TSA (UTC+2)
Código postal 3201
Código de área 033

Pietermaritzburg ou Pietermaritzburgo[3] é a capital e segunda maior cidade da província de Cuazulo-Natal, na África do Sul. Foi fundada em 1838. Popularmente chamada de Maritzburg (ou Martizburgo, em português[3]), e abreviada PMB, é a casa da Universidade de Cuazulo-Natal e a maior produtora de alumínio, madeira e produtos derivados do leite. Tem uma população entre 350 e 500 mil habitantes.

História[editar | editar código-fonte]

A cidade foi fundada pelos Voortrekkers, após a derrota de Dingane na Batalha do Rio Vermelho, e foi capital da efêmera República de Natália. O Exército Britânico tomou Pietermaritzburgo em 1843. Tornou-se a sede da administração da Colônia de Natal com o primeiro governador-tenente, Martin West. Em 1910, quando a União da África do Sul foi formada, Natal tornou-se província da União, e Pietermaritzburgo permaneceu a capital.

O prédio da municipalidade, construído em 1893 e destruído por um incêndio dois anos depois. Foi reconstruído em 1901.

Durante o apartheid, a cidade foi segregada em várias seções. 90 % da população hindu foi removida para o subúrbio de Northdale enquanto os habitantes zulus foram levados para a cidade de Edendale.

A Universidade de Natal (Natal University College) foi fundada em 1910 e estendeu-se a Durban em 1922. Os dois campus foram incorporados a Universidade de Natal em Março de 1949. Tornaram-se importantes vozes na luta contra o apartheid, e foi uma das primeiras universidades no país a oferecer educação para estudantes negros.

Pietermaritzburgo também ficou famosa por causa de um incidente na vida de Mahatma Gandhi, quando foi expulso de um trem por recusar a sentar-se na terceira classe porque um homem europeu não tinha lugar, apesar de Gandhi apresentar uma passagem válida. O incidente inspirou Gandhi a começar sua luta contra a discriminação dos indianos na África do Sul. Hoje, uma estátua de bronze de Gandhi encontra-se na "Rua da Igreja" no centro da cidade.

Referências

  1. «Chronological order of town establishment in South Africa based on Floyd (1960:20-26)» (PDF). Government of South Africa (em inglês). University of Pretoria Theses and Dissertations. Consultado em 9 de abril de 2014 
  2. a b «Main Place Pietermaritzburg». Government of South Africa (em inglês). Census 2011. 2011. Consultado em 10 de abril de 2014 
  3. a b Fernandes, Ivo Xavier. Topónimos e Gentílicos. I. Porto: Editora Educação Nacional, Lda. 
O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Pietermaritzburg
Ícone de esboço Este artigo sobre geografia (genérico) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.