Pico Ruivo – Wikipédia, a enciclopédia livre

Pico Ruivo
Pico Ruivo
Vista do Pico Ruivo do Pico do Arieiro
Pico Ruivo está localizado em: Madeira
Pico Ruivo
Coordenadas 32° 45' 50" N 16° 55' 33" O
Altitude 1861[1] m (6106 pés)
Proeminência 1861 m
Cume-pai: nenhum
Isolamento 449,82[2] km
Listas Ultra
Localização Ilha da Madeira, Portugal
Cordilheira Maciço Central

O Pico Ruivo, no concelho de Santana (abrange as freguesias da Ilha e do Faial) na ilha da Madeira, é, com os seus 1862 metros de altitude, a terceira montanha mais alta de Portugal (depois da Ponta do Pico, nos Açores, e da Serra da Estrela, em Portugal Continental), e a mais alta do arquipélago da Madeira.

O Pico Ruivo apresenta dois tipos principais de cobertos vegetais: as formações de urze e uma vegetação rala, dominada por plantas de porte herbáceo e sub-arbustivo com algum interesse botânico. Recobrindo o cume, algumas urzes-brancas evidenciam troncos retorcidos e copas assimétricas, nitidamente desviadas em direção oposta à dos ventos dominantes. Uma das particularidades porventura mais relevantes desta altitude é o facto de nela permanecerem pequenos núcleos de urze com porte arbustivo e arbóreo. À distância, a sua forma e distribuição no terreno lembram algumas manchas de montado de azinho.

No Pico Ruivo, a rocha é um elemento importante da paisagem. Por isso, grande parte da flora atrás mencionada, bem como um conjunto significativo de fetos, musgos e líquenes são rupícolas e/ou fissurícolas (vivem nas rochas ou fendas destas).

No que diz respeito à fauna, aves como o melro-preto, o tentilhão-da-madeira e o bis-bis podem observar-se mesmo nos pontos mais elevados, já que adotam o urzal como meio alternativo. O pintarroxo-comum e a perdiz-vermelha também têm habitat no Pico Ruivo.

Até há alguns anos, as suas encostas eram utilizadas na criação de cabras, ovelhas e vacas.

Pico Ruivo

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Pico Ruivo

Referências

  1. "Europe: Atlantic Islands - Ultra Prominences" Peaklist.org. Acesso em 2012-06-28.
  2. Peakbagger.com. «Pico Ruivo, Portugal». Consultado em 18 de abril de 2018 
Ícone de esboço Este artigo sobre geografia da Região Autónoma da Madeira, integrado no Projecto Madeira é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.