Philippe Moureaux – Wikipédia, a enciclopédia livre

Philippe Moureaux
Philippe Moureaux
Nascimento 12 de abril de 1939
Etterbeek
Morte 15 de dezembro de 2018
Molenbeek-Saint-Jean
Cidadania Bélgica
Progenitores
  • Charles Moureaux
Cônjuge Françoise Dupuis
Filho(a)(s) Catherine Moureaux
Irmão(ã)(s) Serge Moureaux
Alma mater
Ocupação professor universitário, político, historiador
Prêmios
  • Grã-Cruz da Ordem de Leopoldo II (1995)
  • Comandante da Ordem de Leopoldo
Empregador(a) Université Libre de Bruxelles
Causa da morte câncer

Philippe Moureaux (Etterbeek, 12 de Abril de 1939 - Molenbeek-Saint-Jean, 15 de dezembro de 2018) foi um senador socialista belga, burgomestre de Molenbeek-Saint-Jean, historiador, o professor de Crítica histórico e de história econômica à l'Université Libre de Bruxelles e especialista dos Países Baixos austríacos.[1]

Ministro[editar | editar código-fonte]

Seu primeiro cargo no governo foi Ministro do Interior e Reforma Institucional no governo de Wilfried Martens (Martens III) em 1980. O nome de Moureaux foi anexado à loi contre le raciste et la xénophobie (Lei contra o Racismo e a Xenofobia) de 30 de julho de 1981 já que então servia como Ministro da Justiça.

Renunciando ao governo federal em 1993, a coalizão de Moureaux derrotou o atual prefeito de Molenbeek Léon Spiegels nas eleições municipais de 1994. Uma parte fundamental da campanha de Moureaux, então e desde então, foi o envolvimento de minorias étnicas na campanha, Mariem Bouselmati de Ecolo sendo o primeiro belga de origem marroquina eleito em Molenbeek. Em 2004, como senador, Moureaux apresentou a lei que concede o direito de voto aos estrangeiros nas eleições municipais.

No entanto, as tentativas de Moureaux de revitalizar o município não tiveram sucesso. Um exemplo foi a retirada da BBDO da cidade em junho de 2011. Em carta aberta dirigida a Moureaux, dez funcionários dessa agência de publicidade americana citaram mais de 150 ataques de moradores locais a seus funcionários como o principal motivo de sua saída.[2] Como resultado, questões sérias foram levantadas sobre governança, segurança e administração do prefeito Moureaux.[3]

Publicações selecionadas[editar | editar código-fonte]

  • Les comptes d'une société charbonnière à la fin de l'Ancien Régime (La société de Redemont à Haine-St-Pierre - La Hestre). Brussels, Palais des Académies, 1969. 248 p., illustrated, (Commission Royale d'Histoire).

Referências

  1. «PS-boegbeeld Philippe Moureaux overleden». De Standaard (em neerlandês). Consultado em 14 de abril de 2023 
  2. «sudinfo.be». sudinfo.be (em francês). Consultado em 14 de abril de 2023 
  3. «BBDO zwaar ontgoocheld in Moureaux». De Standaard (em neerlandês). Consultado em 14 de abril de 2023 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Philippe Moureaux