Personal Rapid Transit – Wikipédia, a enciclopédia livre

Um dos veículos do PRT ULTra sobre uma via de teste

Personal Rapid Transit (PRT) ou Trânsito Rápido Pessoal, também chamado podcar, é um modo de transporte público com pequenos veículos automatizados que operam em uma rede de vias-guia especialmente construídas. PRT é um tipo de trânsito de trilho-guia automatizado (AGT), uma classe de sistema que também inclui veículos maiores por todo o caminho a sistemas de metrô de pequenas dimensões.

O acrônimo PRT foi introduzido formalmente em 1978 por J. Edward Anderson[1]

Atualmente, há dois exemplos de PRT: o Personal Rapid Transit de Morgantown da Universidade da Virgínia Ocidental que entrou em serviço comercial em 1975, e o PRT do Aeroporto de Londres Heathrow, ULTra, que está atualmente em fase de teste. Um PRT também está em construção na nova cidade de Masdar em Abu Dhabi: o Personal Rapid Transit de Masdar.

Uma experiência de PRT chamada de ARAMIS foi conduzida pela RATP entre 1970 e 1986, em Paris, mas o experimento não foi concluido e o projeto foi abandonado.

Resumo[editar | editar código-fonte]

Os veículos PRT são feitos sob medida para viagens individuais ou em pequenos grupos, carregando normalmente de 3 a 6 passageiros por veículo.[2] As vias-guia são organizadas em uma topologia da rede, com todas as estações localizadas em tapumes, e com frequentes pontos de fusão ou divergentes. Esta abordagem permite viagens sem parar, ponto-a-ponto, ignorando todas as estações intermediárias. O serviço ponto-a-ponto tem sido comparado a de um táxi ou um elevador.

História[editar | editar código-fonte]

Os conceitos modernos de PRT começaram por volta de 1953, quando Donn Fichter, um planejador de transporte da cidade, começou a pesquisa de PRT e métodos de transporte alternativos. Em 1964, Fichter publicou um livro [34], que propôs um sistema de transporte automatizado público às áreas de média a baixa densidade populacional. Um dos pontos-chave feitas no livro era a crença de Fichter de que as pessoas não deixarem seus carros em favor do transporte público, a menos que o sistema ofereça tempos de flexibilidade e trânsito de ponta a ponta que fossem muito melhores do que os sistemas então existentes - flexibilidade e desempenho que se sentiam que apenas um sistema de PRT pode proporcionar. Vários outros planejadores urbanos e de trânsito também escreveram sobre o tema e algumas experiências iniciais foram seguidas, mas o PRT permaneceu relativamente desconhecido.

Atualmente o PRT está em projeto em várias cidades do mundo, como Suncheon, na Coreia do Sul e Amritsar, na Índia.

PRT existentes e em construção[editar | editar código-fonte]

Tipos[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. J. Edward Anderson, "What is Personal Rapid Transit?", University of Washington, 1978
  2. Gilbert, Richard; Perl, Anthony. «Grid-connected vehicles as the core of future land-based transport systems». Energy Policy. 35 (5): 3053–3060. doi:10.1016/j.enpol.2006.11.002 
  3. http://faculty.washington.edu/jbs/itrans/cabin.htm
  4. «Overview of SPM Maglev» (PDF). Consultado em 20 de maio de 2012. Arquivado do original (PDF) em 5 de março de 2012 
Ícone de esboço Este artigo sobre transportes é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.