Pedro Knight – Wikipédia, a enciclopédia livre

Pedro Knight
Nome completo Pedro Knight Caraballo
Nascimento 30 de setembro de 1921
Havana, Cuba
Morte 3 de fevereiro de 2007 (85 anos)
Los Angeles, Califórnia, Estados Unidos
Nacionalidade cubano
Cônjuge Celia Cruz
Ocupação músico
Período de atividade 1944–2007

Pedro Knight Caraballo (Matanzas, 30 de setembro de 1921Los Angeles, 3 de fevereiro de 2007) foi um músico cubano, viúvo da lendária cantora Celia Cruz.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Knight foi um trompetista do famoso Sonora Matancera quando Celia Cruz foi contratada como cantora substituta. O casal começou rapidamente um relacionamento que se prolongou até à morte de Celia, em 2003, vitimada por um tumor cerebral maligno.

Em 1960 alguns membros da "Sonora Matancera" mudaram-se para Miami (Florida), fugindo do regime de Fidel Castro. Em 1961 começaram a cantar no prestigiado "Palladium Ballroom" em Nova Iorque.

Knight e Cruz casaram em 1962. Neste ponto Knight decidiu ficar na sombra e deixar à sua esposa todas as luzes da ribalta, apesar de continuar a viajar nas tournês como um dos seus músicos. Ironicamente, o fato de ter ficado um passo atrás para ajudar na carreira da sua mulher, também o tornou famoso e respeitado trompetista em toda a América Latina. Foi entrevistado várias vezes para programas televisivos e fez várias amizades no mundo do espectáculo, incluindo Maria Celeste Arraras, que expressou o seu respeito por ele cerca de 3 meses depois da morte de Celia, num programa em direto.

Knight ficou devastado com a morte de Celia. A mulher costumava chamar-lhe "mi cabecita del algodón" ("minha cabecita de algodão"). Ele ficou ao seu lado enquanto ela lutava contra o cancro, e expressou publicamente a esperança de que ela recuperasse.

Um fato mal conhecido do público é que o próprio Knight lutou contra o cancro. Um dia depois da sua esposa ter sido submetida a uma cirurgia para remover um tumor no seio, Knight foi também sujeito a uma cirurgia para remover um tumor ou um pólipo do cólon.

Apesar de ter desenvolvido várias atividades dedicadas à memória da esposa (tal como uma autobiografia de Cruz), a sua saúde ficou seriamente afetada pela de Celia, e em 7 de Julho de 2004, desmaiou durante uma cerimónia em Miami, requerendo um internamento hospitalar. Foi-lhe diagnosticado hipotensão causado pelos diabetes e por uma pausa emocional da cerimónia.

Knight envolveu-se em vários projectos póstumos dedicados à sua esposa, incluindo livros CDs e um filme biográfico. Foi acusado por alguns familiares de Cruz de ter aproveitado a fortuna que ela deixou para benefício próprio.

Em 26 de Setembro de 2005, Knight foi hospitalizado novamente, desta vez devido a um acidente vascular cerebral (AVC).

Em 16 de Fevereiro de 2006, voltou a ser hospitalizado, depois de sofrer dores do seu braço esquerdo, sendo internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), ao parecer a causa de uma infecção no miocárdio (ataque cardíaco).

Pedro Knight faleceu em 3 de fevereiro de 2007, aos 85 anos, no "Methodist Hospital in Arcadia" de Los Angeles devido a complicações relacionadas com o diabetes. Sepultado no Cemitério de Woodlawn.[1]

Referências

  1. «Morre O Músico Cubano Pedro Knight, Viúvo De Celia Cruz». g1.globo.com. 3 de fevereiro de 2007