Peak District – Wikipédia, a enciclopédia livre

Vista do Mam Tor

O Peak District é uma área de planalto situada na porção mais meridional dos montes Peninos, na Inglaterra. A maior parte da área está localizada ao norte de Derbyshire, mas também inclui partes de Cheshire, a Grande Manchester, Staffordshire, West Yorkshire e South Yorkshire. Uma área de grande diversidade, é dividida em Dark Peak ao norte, leste e oeste - cuja formação geológica é de gritstone (arenito silicoso, de granulação grossa) e onde a maior parte das charnecas (terrenos áridos e pedregosos, com vegetação xerófila em sua maioria) é encontrada - e na área de calcário, o White Peak.

O Parque Nacional de Peak District (The Peak District National Park) tornou-se o primeiro parque nacional no Reino Unido em 1951.[1] Com sua proximidade com as cidades de Manchester, Stoke-on-Trent, Derby e Sheffield, e acesso por estrada e linha férrea, ele atrai milhões de visitantes todos os anos.[2][3]

Habitado desde o Mesolítico, evidências partem do Neolítico, eras do Bronze e do ferro. Assentada pelos romanos e os anglo-saxões, a área permaneceu em grande parte agrícola, tendo a mineração crescido em importância na era Medieval. Richard Arkwright construiu suas fábricas de algodão no início da Revolução Industrial. As pedreiras se tornaram importantes assim que a mineração entrou em declínio. O turismo cresceu após o advento das linhas férreas, sendo os visitantes atraídos pela paisagem, cidades termais de Buxton e Matlock Bath, pela cidade de Bakewell (a única cidade do parque nacional) e as cavernas de Castleton.

A atividade turística permanece importante para suas cidades e vila e suas variadas atrações, casas de campo e locais históricos. Fora das cidades, caminhar pela extensa rede de trilhas públicas, ciclovias, escaladas e escavações são atividades populares.


Um panorama entre Hayfield e Chinley

Referências

  1. «Quarrying and mineral extraction in the Peak District National Park» (PDF). Peak District National Park Authority. 2011. Consultado em 30 de Maio de 2018. Arquivado do original (PDF) em 27 de Janeiro de 2012 
  2. Wheeler, T. (2003). Else, D, ed. Britain 5th ed. [S.l.]: Lonely Planet. p. 42. ISBN 1-74059-338-3. The Peak District alone gets 20 million, making it Britain's most-visited park, and the second-busiest in the world. 
  3. «Media Centre Facts and Figures». Peak District National Park Authority. Consultado em 30 de Maio de 2018 

Notas[editar | editar código-fonte]

Ligações Externas[editar | editar código-fonte]