Pavel Grachev – Wikipédia, a enciclopédia livre

Pavel Grachev
Pavel Grachev
Nascimento 1 de janeiro de 1948
Rvy
Morte 23 de setembro de 2012 (64 anos)
Krasnogorski
Sepultamento Cemitério Novodevichy
Cidadania Rússia
Alma mater
  • Academia Militar do Estado-Maior das Forças Armadas da Rússia
  • Escola de Comando Aerotransportado de Ryazan
  • Academia Militar M. V. Frunze
  • Universidade Nacional de Aviação
Ocupação político, militar
Prêmios
Lealdade Rússia
Comando Ministério da Defesa da Federação Russa, Soviet Airborne Forces, 103rd Guards Airborne Division
Causa da morte doença infecciosa
Assinatura

Pavel Sergeyevich Grachov (em cirílico: Павел Сергеевич Грачёв) (Rvy, 1 de janeiro de 1948 — Krasnogorsk, 23 de setembro de 2012[1]) foi um militar e político russo. General de Exército, foi nomeado em 1988 Herói da União Soviética.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Grachov se graduou pelo Instituto de Tropas Aerotransportadas de Ryazan, pelas Academia Militar Frunze e do Estado-Maior. Fez carreira durante o apogeu das atrocidades cometidas pelas tropas soviéticas na invasão soviética do Afeganistão, onde foi o comandante da 103ª Divisão de Tropas Aerotransportadas soviéticas nos últimos anos do conflito.

Em janeiro de 1991, o general foi nomeado comandante das Tropas Aerotransportadas, cargo que abandonou em agosto para assumir o posto de vice-ministro da Defesa da União Soviética. Em meados dos anos 1990, Grachov, que era amigo íntimo do presidente russo Boris Yeltsin, ocupou o cargo de Ministro de Defesa da Federação Russa entre maio de 1992 e junho de 1996. Sua atuação no norte do Cáucaso lhe rendeu o apelido de "o açougueiro de Grozni".

Grachov participou ativamente do golpe de Estado contra Mikhail Gorbatchov em agosto de 1991 e da crise constitucional em favor de Yeltsin de 1993. Também teve papel decisivo no início da Guerra da Chechênia, prometendo que acabaria con a aspiração de independência dessa república somente com a ajuda dos regimentos aerotransportados, uma frase famosa que quase lhe custou o cargo no ministério de Yeltsin. Sua atuação

Corrupção[editar | editar código-fonte]

O general foi acusado de estar envolvido em casos de corrupção militar relativos à retirada das tropas soviéticas da República Democrática Alemã, o qual não se provou em juízo. Estes casos foram trazido a luz pelo jornalista investigativo Dimitri Kholodov - assassinado em atentado em 1994.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]