Paul Bert – Wikipédia, a enciclopédia livre

Paul Bert
Paul Bert
efeito Paul Bert
Nascimento 17 de outubro de 1833
Auxerre (Yonne)
Morte 11 de novembro de 1886 (53 anos)
Hanói
Sepultamento Auxerre, Cimetière Dunant, grave of Paul Bert
Nacionalidade francês
Cidadania França
Cônjuge Josephine Clayton
Filho(a)(s) Paul Berthelot
Alma mater École Polytechnique
Ocupação político, entomologista, professor universitário, médico, governador, zoólogo, fisiólogo, administrador
Prêmios Prêmio Cameron de Terapêutica da Universidade de Edimburgo (1879)
Empregador(a) Collège de France, Sorbonne, Universidade de Paris, Universidade de Bordeaux
Instituições Sorbonne
Campo(s) fisiologia
Movimento estético pensamento livre
Causa da morte cólera

Paul Bert (17 de outubro de 183311 de novembro de 1886) foi um zoólogo, fisiologista e político francês.

Vida[editar | editar código-fonte]

Nasceu em Auxerre (Yonne). Entrou na École Polytechnique, em Paris, com a intenção de tornar-se engenheiro; mudou de idéia e estudou Direito; finalmente, sob influência do zoólogo Louis Pierre Gratiolet (1815-1865), dedicou-se à fisiologia, fazendo-se um dos mais brilhantes pupilos de Claude Bernard. Depois de graduar-se, em Paris, como doutor de medicina, em 1863, e doutor de ciência, em 1866, foi escolhido professor de fisiologia sucessivamente em Bordéus (1866) e na Sorbonne (1869).

Após a Revolução Francesa, passou a fazer parte da política como assessor de Gambetta. Em 1874, foi eleito para a Assembléia, onde integrava a extrema esquerda, e, em 1876, para a câmara dos deputados. Foi um dos mais determinados inimigos do clericalismo e um ardente advogado da "libertação nacional da educação das seitas religiosas, tornando-a acessível a todos os cidadãos."

De 14 de novembro de 1881 a 30 de janeiro de 1882, foi ministro da educação, ocupando o gabinete de Gambetta, e, em 1881, causou sensação com uma palestra sobre o catolicismo moderno, apresentada em um teatro de Paris, na qual ridicularizou as fábulas e loucuras das mensagens do chefe religioso e dos manuais que circulavam, especialmente, no sul da França. No início de 1886, foi indicado residente-geral em Annam e Tonkin. Morreu de disenteria, em Hanói, em 11 de novembro daquele ano.

Obra[editar | editar código-fonte]

Paul Bert foi mais reconhecido como um cientista do que como político ou administrador. Sua obra clássica La Pression barometrique (1878), incorpora pesquisas que lhe valeram o prêmio bienal de 20.000 francos da Academia de Ciência, em 1875, e é uma abrangente investigação dos efeitos fisiológicos da pressão do ar, abaixo ou acima do normal. O epônimo "efeito Paul Bert" descreve a narcose por nitrogênio a pressões hiperbáricas[1]

Paul Bert realizou estudos relacionados à pressão e seus efeitos no corpo humano, especialmente nos sistemas respiratório e cardiovascular. Além disso, ele demonstrou os efeitos deletérios do oxigênio e do nitrogênio e descreveu pela primeira vez em 1878 convulsões por oxigênio, concluindo que havia uma intoxicação por oxigênio no sistema nervoso central.

Outra grande contribuição de Bert foi ao ser o primeiro a mostrar que a doença de descompressão (embolia gasosa) decorre da formação de bolhas no sangue. Com isso, foram possíveis pesquisas para calcular o tempo e a forma mais segura de descompressão.

Suas primeiras pesquisas, que lhe forneceram material para suas duas teses de doutorado, devotaram-se à enxertia animal e à vitalidade do tecido animal e foram seguidas por estudos sobre a ação fisiológica de vários venenos, sobre anestésicos, respiração, asfixia, as causas da mudança de cor do camaleão etc.

Também se interessou sobre a fisiologia vegetal, em particular sobre os movimentos das plantas sensitivas e sobre a influência da luz em diferentes cores na vida das vegetações. Depois, em 1880, aproximadamente, produziu vários textos-livros elementares de instrução científica e também diversas publicações sobre temas educacionais e afins.

Escreveu um bem-sucedido manual de ensino com Raphael Blanchard: Éléments de zoologie G. Masson (Paris), 1885.

Referências

  1. Dejours P, Dejours S (1992) "The effects of barometric pressure according to Paul Bert: the question today" International Journal of Sports Medicine 13 Suppl 1:S1-5.
Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.