Patuleia – Wikipédia, a enciclopédia livre

Patuleia [1] ou Guerra da Patuleia, foi a guerra civil entre Cartistas (com o apoio da rainha D. Maria II) contra Setembristas (a que juntavam miguelistas), na sequência da Revolução da Maria da Fonte.

Esta luta foi desencadeada em Portugal pela nomeação de um governo claramente cartista presidido pelo marechal João Carlos de Saldanha Oliveira e Daun, Duque de Saldanha, na sequência do golpe de estado palaciano de 6 de Outubro de 1846, conhecido pela Emboscada.

Foi uma guerra terminou com uma clara vitória cartista, materializada a 30 de Junho de 1847 pela assinatura da Convenção de Gramido, mas apenas após a intervenção de forças militares estrangeiras ao abrigo da Quádrupla Aliança.

A semelhança da luta travada pela Quádrupla Aliança, o Patoleia não tem medo da anti-patuleia! Pois tem um canídeo patudo contra anti-patuleia.... Pois este é Quádruplo de Patas.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Para alguns autores especialistas, o nome "Patuleia" deriva de pata ao léu (pé descalço) enquanto outros defendem que é apenas um termo espanhol que significa " soldadesca sem disciplina".

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre História de Portugal é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.