Partido Verde Europeu – Wikipédia, a enciclopédia livre

 Nota: Para outros usos, veja Partido Verde.
Partido Verde Europeu
European Green Party
Partido Verde Europeu
Presidente Mélanie Vogel
Thomas Waitz
Secretário Benedetta De Marte
Fundação 2004
Sede Rue Wiertz 31, 1050, Bruxelas, Bélgica
Ideologia Ecologismo
Ambientalismo
Progressismo
Espectro político Centro-esquerda a esquerda
Afiliação internacional Global Verde
Grupo no Parlamento Europeu Grupo dos Verdes/Aliança Livre Europeia
Cores Verde e Amarelo
Página oficial
europeangreens.eu

O Partido Verde europeu é um partido político europeu criado em 22 de fevereiro do 2004 em Roma. Provém da fusão de 32 partidos ecologistas nacionais de 29 países da Europa, com quatro não membros da União Europeia (Suíça, Rússia, Geórgia e Ucrânia), em uma formação de dimensão europeia.

Formam grupo no Parlamento Europeu junto com vários deputados independentes, nacionalistas e regionalistas de esquerda com o nome de Os Verdes Europeus/Aliança Livre Europeia.

Personalidades[editar | editar código-fonte]

O portavoz deste grupo parlamentário é Daniel Cohn-Bendit, deputado europeu e binacional franco-alemão. Para as eleições europeias de junho de 2004, o partido tem feito a mesma campanha eleitoral em todos os países da União, e as personalidades mais destacadas do partido como (Daniel Cohn-Bendit, Monica Frassoni, Joschka Fischer) tem feito campanha em toda a União. Deste grupo formam parte os Eurodeputados espanhóis Raul Romeva, David Hammerstein, e Bernat Joan.

História[editar | editar código-fonte]

Reunião do grupo no parlamento europeu em Dezembro de 2004. Da esquerda para a direita: Pierre Jonckheer , Vula Tsetsi , Daniel Cohn-Bendit , Monica Frassoni e Bernat Joan i Marí

A primeira tentativa de criar uma aliança europeia de partidos verdes foi com a Coordenação dos Partidos Verdes e Radicais Europeus, estabelecidas por ocasião das eleições europeias de 1979 e agrupando os Verdes alemães, o Agalev belga, o Movimento de Ecologia Política francês, o Partido Ecologia do Reino Unido, o Partido Político dos Radicais holandês e o Partido Radical Italiano.[1]

Os partidos verdes da Europa tinham um coordenador (1979-1993) e um responsável pela federação (1993-2004). Desde as eleições de 1999, o Partido Verde Europeu formou uma coligação com a Aliança Livre Europeia, apesar das suas diferentes ideologias, que deu origem à criação do Grupo dos Verdes / ALE no Parlamento Europeu. A fundação do Partido Verde Europeu ocorre em 2004.

Durante o IV Congresso da Federação Europeia dos Partidos Verdes, realizada em Roma, entre os dias 20 a 22 Fevereiro 2004, criou as regras de organização dos Verdes Europeus. A convenção contou com a participação de 32 partidos políticos de 29 países e cerca de 1300 delegados.[2]

Assim, cada membro nacional de um Partido Verde faz parte dos Verdes Europeus, integrando-o automaticamente.

Ideologia[editar | editar código-fonte]

O Partido Verde Europeu baseia-se nas chamadas políticas verdes, tais como a responsabilidade ambiental, a liberdade individual, a democracia, a diversidade, a justiça social, a igualdade de género, um desenvolvimento sustentável global e a não-violência e a paz [3] . Essas ideias têm sido defendidas em vários relatórios, como o relatório Auken na especulação imobiliária real espanhol em 2009.

No campo da Internet, o Partido Verde Europeu e a Aliança Livre Europeia têm defendido vigorosamente a adopção de uma Infraestrutura de Informação Livre (inclui: não patentes de software, acesso aberto, neutralidade da rede, padrões abertos, o controle estatal de pequeno porte, a liberdade de expressão, direito da concorrência e da utilização de software livre) principalmente com Directiva da União Europeia sobre a patenteabilidade de invenções implementadas em computador em 2003 .

Durante o II Congresso do PVE (2006) aprovou o estatuto final que definem a sua linha ideológica, a Carta dos Verdes Europeus.[3]

Evolução Ideológica[editar | editar código-fonte]

A sua relação com a União Europeia e suas instituições mudou dramaticamente desde a sua criação e ainda são tema de debate.

Nas décadas de 70 e 80, os Verdes Europeus eram geralmente cépticos em relação à integração económica e política, que eram vistas como negativas aos interesses sociais e ambientais. Em seu programa de 1984, propôs uma integração europeia alternativa, descentralizada e neutra.

Em 1989, alguns deputados começaram a mudar de ideias e a apoiar a integração europeia, sendo que o seu programa visava a democratização das instituições europeias.

No seu programa de 1994, os Verdes Europeus, finalmente, abandonaram a sua oposição inicial à integração europeia e começaram a propor soluções políticas pragmáticas.

Nos seus programas de 1999 e 2004, os Verdes Europeus aprofundaram progressivamente nessa direcção. No entanto, no Partido Verde Europeu há também uma enorme diversidade ideológica, dependendo da ideologia de origem de onde provêem os seus membros nacionais, como o pró-UE Dei Gréng no Luxemburgo ou o eurocéptico Miljöpartiet de Gröna na Suécia .

Organização[editar | editar código-fonte]

O Partido Verde Europeu é composto por partidos políticos de toda a Europa, e não necessariamente que pertençam à União Europeia. As partes também podem ser observadores. Desde 2004, também a adesão individual é possível.

Os principais órgãos do partido são o Congresso, o Conselho e a Comissão:[4]

  • O Congresso é composto por cerca de 400 representantes de partidos membros e os deputados, na proporção dos resultados eleitorais obtidos nas últimas eleições europeias. Cada partido tem, no entanto, pelo menos, quatro representantes. Congresso em geral, tem a palavra final sobre a orientação política do partido.
  • O Conselho é uma representação dos partidos membros e os deputados. Os partidos menores têm um representante e dois representantes os partidos maiores. O Conselho é responsável por questões políticas entre o Congresso e também decide sobre questões de organização e eleição do Comité, os pedidos de novos membros e os estatutos do PVE.
  • A Comissão é composta por 9 membros, incluindo dois altos-representantes (um homem e uma mulher), secretário-geral e tesoureiro, sendo responsáveis pela gestão dos temas do quotidiano, a implementação das decisões do Conselho e as actividades do Secretário-Geral.

Em todos os organismos as decisões são aprovadas por 2/3.

O Partido Verde Europeu organizou-se em várias redes regionais, criando estruturas regionais no seio da Europa como o Green Islands Network (compreendendo as partes verdes da Grã-Bretanha, Irlanda e ilhas associadas), Mar Báltico Verdes, Rede Verde Mediterrâneo, Adriático Rede Verde e do Mar do Norte Verdes.

Desde 2007, o partido conta com uma ala jovem: a Federação dos Jovens Verdes Europeus.

Partidos membros

Partidos membros[editar | editar código-fonte]

Segundo o site oficial os partidos integrados são[5]:

Membros[editar | editar código-fonte]

País Nome Status
 Albânia Partido Verde da Albânia Extra-parlamentar
 Alemanha Aliança 90/Os Verdes Oposição
 Andorra Verdes de Andorra Extra-parlamentar
 Áustria Os Verdes - Alternativa Verde Governo
 Bélgica Groen Apoio parlamentar
Ecolo Apoio parlamentar
 Bulgária Os Verdes Extra-parlamentar
 Chéquia Partido Verde Extra-parlamentar
 Chipre Movimento Ambiental e Ecologista Oposição
 Dinamarca Partido Popular Socialista Apoio parlamentar
 Eslovênia Partido da Juventude - Verdes Europeus Extra-parlamentar
Espanha EQUO Oposição
Iniciativa pela Catalunha Verdes Governo
 Estónia Verdes Estónios Extra-parlamentar
 Finlândia Aliança dos Verdes Governo
 França Europa Ecologia - Os Verdes Oposição
 Geórgia Partido Verde da Geórgia Governo
 Grécia Verdes Ecologistas Extra-parlamentar
 Hungria Políticas Podem Ser Diferentes Oposição
 Irlanda Partido Verde Oposição
 Itália Federação dos Verdes Extra-parlamentar
Verdes Extra-parlamentar
 Luxemburgo Os Verdes Governo
Macedónia do Norte Macedônia do Norte Renovação Democrática da Macedónia Governo
 Malta Alternativa Democrática Extra-parlamentar
 Moldávia Partido Ecologista Verde Extra-parlamentar
 Montenegro Acção Unida pela Reforma Oposição
 Noruega Partido Verde Oposição
 Países Baixos Esquerda Verde Oposição
 Polónia Os Verdes Oposição
Portugal Portugal LIVRE Oposição
Os Verdes Extra-parlamentar
 Reino Unido Partido Verde da Inglaterra e do País de Gales Oposição
Partido Verde da Irlanda do Norte Extra-parlamentar
Partido Verde Escocês Extra-parlamentar
Roménia Partido Verde Extra-parlamentar
 Suécia Partido Verde Governo
Suíça Partido Verde da Suíça Governo
 Ucrânia Partido dos Verdes da Ucrânia Extra-parlamentar

Candidatos[editar | editar código-fonte]

País Nome Status
 Croácia Desenvolvimento Sustentável da Croácia Extra-parlamentar
 Turquia Partido da Esquerda Verde Extra-parlamentar

Associados[editar | editar código-fonte]

País Nome Status
 Azerbaijão Partido Verde do Azerbaijão Extra-parlamentar
 Bielorrússia Partido Verde Bielorrusso Extra-parlamentar
 Rússia Rússia Verde Extra-parlamentar
Portugal Portugal PAN Extra-parlamentar

Outras organizações envolvidas[editar | editar código-fonte]

Existem outras organizações envolvidas no Partido Verde Europeu. As estruturas de jovens verdes nacionais desempenham um papel importante no seio do Partido Verde Europeu, integrando a Federação dos Jovens Verdes Europeus (FYEG). O Partido Verde Europeu também patrocina a Rede Europeia de Seniores Verde (ENG) e do Observatório Europeu Verde Género (EGgO).

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Bomberg, Elizabeth (2005) [1998]. Green Parties and Politics in the European Union. Col: Routledge Research in European Public Policy (em inglês). [S.l.]: Routledge. p. 70. ISBN 9781134851454 
  2. «Nace el Partido Verde Europeo con un programa electoral común». El Pais (em espanhol). 22 de fevereiro de 2004. Consultado em 13 de setembro de 2012 
  3. a b «A Carta dos Verdes Europeos» (PDF). European Greens. Partido Verde Europeu. Consultado em 13 de setembro de 2012. Arquivado do original (PDF) em 5 de agosto de 2014 
  4. «Statutory documents of the European Green Party». European Greens. Partido Verde Europeu. Consultado em 13 de setembro de 2012. Arquivado do original em 27 de novembro de 2012 
  5. «Member Parties». European Greens (em inglês). Consultado em 18 de junho de 2020 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]