Parque Natural do Litoral Norte – Wikipédia, a enciclopédia livre

Parque Natural do Litoral Norte
Parque Natural do Litoral Norte
Localização Distrito de Braga
Dados
Área 8887 ha
Criação 21 de Julho 2005 [1]
Visitantes 4.242[2] (em 2017)
Gestão Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade

O Parque Natural do Litoral Norte é uma área protegida de Portugal, substituindo a Área de Paisagem Protegida do Litoral de Esposende (APPLE). O Parque Natural do Litoral Norte estende-se ao longo de 16 km de costa, entre a foz do rio Neiva e a zona sul da Apúlia, em área administrativa do concelho de Esposende, entre a foz do rio Neiva e a Apúlia.[3]

É constituído por praias fluviais e marítimas, com recifes, dunas, pinhal, carvalhal e zonas agrícolas, para além de inúmeras ribeiras que desaguam directamente no mar. Os principais cursos de agua são o rio Neiva e o rio Cávado, este com um estuário de enormes dimensões. Esta área protegida foi criada[4] no sentido de conservar os seus valores naturais, físicos, estéticos, paisagísticos e culturais, com especial relevo para a preservação dos sistema dunar.

Parque[editar | editar código-fonte]

Morfologia[editar | editar código-fonte]

O Parque Natural do Litoral Norte, está num segmento costeiro da região norte de Portugal. As zonas costeiras apresentam características especiais que resultam do contacto do ambiente oceânico com o continente, no caso do Parque Natural do Litoral Norte encontra-se atracção turística para populações de centros urbanos próximos como Braga, Barcelos, Viana do Castelo, Guimarães e Porto.

Clima[editar | editar código-fonte]

O clima na região do Parque Natural do Litoral Norte é o resultado da sua posição geográfica. A sua proximidade com o oceano, faz com que o Parque seja constantemente bafejado com massas de ar provenientes do Atlântico com muita humidade, além disso o Parque ainda tem muitas influências Mediterrânicas no seu clima. A temperatura média anual do Parque situa-se nos 14°C, sendo que os valores médios mensais, no Verão, se situam nos 20°C e no Inverno nos 9°C. A humidade média do Parque é elevado devido à proximidade com o oceano, sendo que nunca é inferior a 70%, nos meses de Inverno e em Abril regista-se a humidade mais baixa.

Flora[editar | editar código-fonte]

No Parque Natural do Litoral Norte estão inventariadas 240 espécies de plantas estando distribuídas pelas dunas, lagoas costeiras, florestas de pinhal e carvalhal.

No Litoral[editar | editar código-fonte]

No litoral, a vegetação é de extrema importância na fixação de areias e formação de dunas, encontramos as seguintes espécies:

  • Eruca Marítima (Cakile Maritum)
  • Cardo-Marinho (Eryngium maritimum)
  • Feno-das-Areias (Elymus farctus)
  • Estorno (Ammophila arenaria)
  • [[Cordeirinho-da-Praia]] (Otanthus maritimus)

Também as espécies de chorão (chorão-das-praias Carpobrotus edulis) e a Acácia (Acacia longifolia), foram introduzidas com o sentido de fixar as areias dunares.

No Pinhal[editar | editar código-fonte]

No pinhal encontra-se maioritariamente povoamentos de pinheiro, as maiores manchas encontram-se na zona da Apúlia e do Fão, sendo o pinheiro bravo o mais predominante.

No Estuário[editar | editar código-fonte]

Nos estuários encontram-se predominantemente espécies adaptadas ao sal, devido às zonas de sapal e de salgados e porque se encontram perto do mar. Temos portanto:

  • Salgadeira
  • Gramatas

Os prados salgados e os matos são os habitats que ocorrem em maior abundância, em especial no Rio Cávado, onde surgem espécies como o junco (Juncus acutus) e a Arméria (Armeria marítima).

Imagens da Flora[editar | editar código-fonte]

Fauna[editar | editar código-fonte]

No Parque Natural do Litoral Norte foram inventariadas 220 espécies de vertebrados, considerando: 117 aves, 10 mamíferos, 6 repteis, 6 anfíbios e 72 espécies de peixes. Temos como exemplo:

Foz do Rio Cávado.

Anfíbios:

Répteis:

Peixes:

Aves:

Mamíferos:

Imagens da Fauna[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Cópia arquivada». Consultado em 30 de junho de 2009. Arquivado do ICNB original Verifique valor |url= (ajuda) em 15 de novembro de 2010 
  2. ICNF. Visitantes que contactaram as áreas protegidas.
  3. Cobre uma superfície de 8 887 ha (dos quais 7 653 de área marinha) estendendo-se ao longo de 16 km de costa. Além das freguesias mencionadas, abrange também o município de Esposende, parte das freguesias de Antas, Belinho, Fão, Gandra, São Bartolomeu do Mar e Marinhas.
  4. O Parque Natural do Litoral Norte foi criado através do o Decreto-Regulamentar nº 6/2005, de 21 de Julho que reclassificou a anterior Área de Paisagem Protegida do Litoral de Esposende (APPLE) (Decreto-Lei n 357/87, de 17 de Novembro).

Ligações externas[editar | editar código-fonte]