Paramahansa Yogananda – Wikipédia, a enciclopédia livre

Paramahansa Yogananda
Mukunda Lal Ghosh
Paramahansa Yogananda
Paramahansa Yogananda em 1946
Nascimento 5 de janeiro de 1893
Gorakhpur, Índia
Morte 7 de março de 1952 (59 anos)
Los Angeles, Estados Unidos
Escola/tradição Kriya Yoga

Paramahansa Yogananda (5 de janeiro de 1893 - 7 de março de 1952) foi um iogue, guru, professor e escritor indiano. É considerado um dos maiores emissários da antiga filosofia da Índia para o Ocidente. Através da Self-Realization Fellowship (SRF), a organização que fundou ao chegar aos Estados Unidos, foi pioneiro ao promover a prática da meditação por meio das lições que os estudantes recebem em casa, pelo correio, para cumprir a sua missão mundial de difundir as técnicas de Kriya Yoga. Paramahansa Yogananda teve sua singular história de vida imortalizada em seu best-seller Autobiografia de um Iogue.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Infância, juventude e busca espiritual[editar | editar código-fonte]

Conforme contado por seu irmão, Sananda Lal Ghosh,[1] Paramahansa Yogananda nasceu com o nome Mukunda Lal Ghosh no dia 5 de Janeiro de 1893, na cidade de Gorakhpur, na Índia, numa devota e abastada família Bengali. Desde os primeiros anos, sua consciência e experiências espirituais já eram reconhecidas por todos ao seu redor como muito além das comuns, passando por lembranças de suas vidas passadas, brincadeiras em que voluntariamente suspendia a vida do seu corpo deixando todos alarmados, e tentativas de fugas ao Himalaia interrompidas por seus familiares.

A morte da mãe, a quem amava intensamente, foi comunicada a ele por uma aparição mística, e intensificou sua busca pessoal por Deus. Ansiando encontrar um mestre iluminado para guiá-lo em sua busca espiritual, durante a juventude Yogananda procurou a presença de muitos sábios e santos da Índia, que sempre lhe diziam para aguardar o momento certo, quando seu guru, apontado por Deus, surgiria.

Assinatura de Yogananda

Em 1910, com a idade de 17 anos, finalmente sua busca pelo mestre cessou diante do encontro com Swami Sri Yukteswar. Segundo suas próprias narrativas, foi no eremitério de Sri Yukteswar que passou a melhor parte do 10 anos seguintes, recebendo disciplina rígida, porém amorosa, enquanto adquiria sobejas experiências da realidade do espírito.[2]

Após formar-se na Universidade de Calcutá em 1915, ele fez os votos formais e entrou na ordem monástica dos Swamis, ocasião em que recebeu o nome Yogananda (uma junção dos termos yoga, "união", e ananda, "bem-aventurança", significando, portanto, "bem-aventurança através da união divina").[3]

Predestinado a uma Missão Mundial[editar | editar código-fonte]

Além do que é relatado na Autobiografia, de acordo com diversos livros de amigos e familiares, várias ocorrências invulgares desde o nascimento de Yogananda, já anunciavam que, a ele, era destinada uma missão mundial. A sua trajetória estava intimamente entrelaçada com as de três seres, cuja sabedoria e singularidade, Yogananda viria exaltar ao mundo: Mahavatar Babaji, intitulado o "Cristo Iogue da Índia Moderna" e guru de Lahiri Mahasaya. Lahiri, guru de seus pais e de Swami Sri Yukteswar. E seu próprio mestre, Sri Yukteswar, que o preparou a pedido de Babaji para difundir a Kriya no Ocidente.

Prenúncios de Lahiri Mahasaya[editar | editar código-fonte]

Quando era um bebê, sua mãe levou-o numa visita a Lahiri Mahasaya. Apesar de oculta entre a multidão de discípulos, o guru a chamou e fez a profecia:

[4]

(Yogananda conta, na Autobiografia de um Iogue, que, aos 8 anos, foi curado do cólera pelo auxílio invisível de Lahiri Mahasaya.)

Por volta de 13 anos de idade, certo dia desobedeceu às instruções paternas de ir da escola direto para casa e rumou com o irmão mais novo para a "boca do rio", perto do porto. No caminho, distraíram-se em traquinagens infantis colhendo frutas, e já estava anoitecendo, quando alguém o chamou pelo nome de "Mukunda" (Yogananda).

Os dois garotos aproximaram-se do desconhecido notando a estranheza de uma luz que se desprendia dele. Yogananda, num gesto de respeito inclinou-se tocando os pés do homem, que o abraçou e beijou na cabeça dizendo:

[1]

Ao chegarem em casa, Yogananda conduziu o irmão até a foto de Lahiri Mahasaya, mostrando que misterioso santo que lhes aparecera, era o guru de seus pais, falecido há 11 anos.

Prenúncios de Sri Yukteswar sobre a Self-Realization Fellowship[editar | editar código-fonte]

No capítulo 12 da Autobiografia, Yogananda relata um episódio profético, quando Sri Yukteswar estava interpretando as escrituras e interrompeu-se para chamar sua atenção, advertindo-o que seus pensamentos deveriam concentrar-se integralmente nas explicações. Diante da réplica de Yogananda afirmando estar atento, seu guru respondeu:

Assumindo compromisso com organizações[editar | editar código-fonte]

Um dia, Sri Yukteswar questionou por que Yogananda se opunha à ideia de organizações. (Yogananda argumentava que elas se assemelhavam a "caixas de marimbondos"). Sri Yukteswar replicou:

Foi a partir desse diálogo que Yogananda decidiu que compartilharia com quantos fosse possível, as "verdades libertárias" que aprendera junto ao seu guru, iniciando, em seguida, a fundação de uma escola na Índia e a Self-Realization Fellowship nos Estados Unidos.[5]

Prenúncios de Babaji[editar | editar código-fonte]

Sri Yukteswar conta sobre seu primeiro encontro com Babaji, ocasião em que este lhe revelou a missão de Yogananda:

Pouco antes de partir para a América, Yogananda relata seu próprio encontro com Babaji, quando sentia muita apreensão diante da súbita mudança:

Concretizando a Missão Mundial[editar | editar código-fonte]

A Escola de Ranchi[editar | editar código-fonte]

Yogananda começou a missão de sua vida com a fundação, em 1917, de uma escola da "Arte do Viver" (Yogoda Satsanga Brahmacharya Vidyalaya, em Ranchi) para meninos, na qual os modernos métodos educacionais eram combinados com treinamento em ioga e nos ideais espirituais, além de manter um serviço médico ao ar livre de ajuda medicinal e cirúrgica para atendimento a pobres de todas as regiões. Em uma visita à escola em 1925, Mahatma Gandhi escreveu, no livro destinado aos visitantes: "Essa instituição deixou uma profunda impressão em minha mente".[8][9]

Ida para os Estados Unidos[editar | editar código-fonte]

Em 1920, foi convidado para participar como representante da Índia em um Congresso de líderes religiosos que aconteceu em Boston. Inseguro porque não falava bem o inglês, Yogananda perguntou a Sri Yukteswar se deveria ir.

Chegando à América, seu discurso com o tema "A Ciência da Religião", foi recebido com tanto entusiasmo que ele foi convidado a dar uma série de outras palestras em diversas cidades americanas.

Fundando a Self-Realization[editar | editar código-fonte]

Ainda em 1920, Yogananda fundou sua organização, que chamou de Self-Realization Fellowship (SRF) (Associação da Autorrealização), destinada a representá-lo e a disseminar seus ensinamentos e a filosofia do ioga para o mundo. Atraiu, em torno de si, discípulos que dedicaram-se ao monastério da SRF e desempenharam importante papel no auxílio de seus ideais de difusão de Kriya Yoga. Muitos desses primeiros discípulos permaneceram até o fim de suas vidas na Self-Realization Fellowship e alguns ainda são vivos e atuantes no Conselho da organização.[10][11]

Difusão dos ensinamentos[editar | editar código-fonte]

Pelos próximos anos, Yogananda viajou extensivamente e fez inúmeras palestras para auditórios superlotados. O Los Angeles Times registrou:

[12][13]

Em 1924, embarcou em uma viagem transcontinental que o levou até o Alasca, para divulgar sua mensagem e, ao retornar, estabeleceu a sede central da Self-Realization Fellowship em Los Angeles, que se tornou o centro espiritual e administrativo de seu trabalho até os dias de hoje.

Reconhecimento pelos famosos[editar | editar código-fonte]

Entre os seguidores de Paramahansa Yogananda, figuravam muitos nomes importantes no campo da ciência, negócios e artes, incluindo o cientista Luther Burbank, a cantora lírica Amelita Galli-Curci, George Eastman (o inventor da câmera Kodak), o ganhador do Prémio Nobel Thomas Mann, a atriz Greta Garbo e o maestro Leopold Stokowski. Posteriormente à sua morte, seus ensinamentos atraíram famosos como Elvis Presley, George Harrison, Steve Jobs, o ator Dennis Weaver,[14] o PhD em filosofia e matemática, Bob Moses, e outros.[15][16] Em 1927, Yogananda também foi oficialmente recebido na Casa Branca pelo Presidente Calvin Coolidge, que havia se interessado por suas atividades narradas pela maioria dos jornais americanos.[13]

Visita à Índia (1935-1936)[editar | editar código-fonte]

Em 1935, Yogananda partiu em uma viagem de dezoito meses pela Europa, Palestina e Índia. Ocasião em que encontrou-se com diversas personalidades reconhecidas e relatadas em sua Autobiografia.

Nesse mesmo ano, seu guru Sri Yukteswar lhe conferiu o mais elevado título espiritual da índia: Paramahansa (Supremo Cisne), que significa "aquele que manifesta o estado maior de comunhão ininterrupta com Deus". E, em 1936, enquanto Yogananda percorria outras cidades, Sri Yukteswar entrou em mahasamadhi (a saída consciente final do corpo realizada por certos mestres) em Puri.[17]

Durante essa viagem, Yogananda também visitou discípulos de Lahiri Mahasaya, sua esposa e familiares, levantando dados para escrever sobre a vida dele, o que, alguns anos depois, o tornaria largamente conhecido no mundo, cumprindo mais uma profecia citada por por Lahiri antes ainda do nascimento de Yogananda:

A morte de Lahiri ocorreu em 1895. Em 1945, exatamente 50 anos depois, Yogananda lhe rendia destacada homenagem no livro Autobiografia de um Iogue.[18]

Um balanço da Missão Mundial[editar | editar código-fonte]

Capela do Moinho, no Lago Santuário, na sede da SRF em Pacific Palisades, em Los Angeles.

Em 1923, três anos depois de chegar aos Estados Unidos, Paramahansa Yogananda publicou um livro chamado Praecepta, sobre o sistema psicofísico denominado Yogoda que ele descobriu e passou a ensinar aos seus discípulos, tanto nos Estados Unidos como na Índia. Ele afirmava que eram essas as técnicas mais elevadas de concentração para se alcançar a perfeição física pelo poder da vontade. Ao regressar de sua viagem à India, Paramahansa Yogananda solidificou os alicerces para seu trabalho humanitário e espiritual na Self-Realization Fellowship, e concluiu uma abrangente série de Lições para serem estudadas em casa, com a técnica de Kriya Yoga. Retirou-se gradualmente das atividades públicas para escrever os livros que iriam preservar seus ensinamentos para as gerações futuras. Em 1946, lançou sua Autobiografia de um Iogue com expressivo sucesso e, em 1951, publicou uma edição atualizada com novas narrativas, incluindo um detalhado relato sobre a Self-Realization Fellowship.


Mahasamadhi - A Saída Final Consciente do Corpo realizada por um Iogue[editar | editar código-fonte]

Conforme relatado por vários de seus discípulos, em diversas ocasiões pouco antes da sua morte, Yogananda deu uma série de indicações de que havia chegado a hora de deixar o mundo, mas nenhum deles compreendeu na época. E nos dias que antecederam sua partida, realizou uma detalhada agenda de visitas, cartas, contatos e instruções pessoais, numa clara alusão de despedida, como se verificou depois.[19]

Em 7 de março de 1952, Yogananda participou de um jantar homenageando a visita do embaixador indiano nos Estados Unidos Binay Ranjan Sen e de sua esposa no Biltmore Hotel, em Los Angeles. Duzentos e quarenta convidados estavam presentes, incluindo-se 35 estudantes da SRF, vindos de Los Angeles e cidades vizinhas. Após a conclusão do banquete, Yogananda falou a respeito da Self-Realization Fellowship e sua influência sobre a paz e a boa vontade entre as nações, sobre as contribuições da Índia e da América para a solidariedade mundial e o progresso humano, expressando sua esperança de um "Mundo Unido", "um lar espiritual de Deus". Concluiu seu discurso com a estrofe final de seu poema "Minha Índia":[19]

e caiu ao chão com um sorriso no rosto.

Incorruptibilidade corporal[editar | editar código-fonte]

Na revista Time Magazine, em 4 de Agosto de 1952, foi publicado o depoimento de Harry T. Rewe, diretor do Cemitério Forest Lawn de Los Angeles, que descreveu, em uma carta enviada à SRF, sua experiência inusitada com a incorruptibilidade do corpo de Yogananda, conforme trecho abaixo:

[19][20]

Ensinamentos e Kriya Yoga[editar | editar código-fonte]

Yogananda ensinou a unidade das religiões e a reverência por todos os seres elevados que estiveram na Terra para resgatar a essência da divindade no homem. Ele declarava a necessidade da experiência direta da verdade em oposição à cega:

[21]

Em ressonância ao tradicional ensinamento hindu, argumentava que todo o universo é um filme cósmico de Deus, e que os indivíduos são meros atores do drama divino, a desempenhar papéis que mudam através das reencarnações. Que o profundo sofrimento da humanidade está enraizado na identificação estreita com a representação dos papéis, e o sofrimento cessa pela identificação com o diretor do filme, ou Deus.

Para isso, promoveu o ensino da meditação em Kriya Yoga, como um meio para auxiliar as pessoas a alcançar esse entendimento, que ele definiu como autorrealização:

Existem vários métodos de meditação. No entanto, há um princípio geral que se aplica a todas as pessoas, qualquer que seja o caminho ou a religião que sigam: enquanto não praticarem uma técnica que desenvolva os poderes de concentração e interiorize a mente, elas não conhecerão a Deus. Os métodos que ensinamos na Self-Realization Fellowship – as técnicas de Hong-Só, meditação em Om e Kriya Yoga – são os que o nosso guru, Paramahansa Yogananda, depois de muito buscar em toda a Índia, descobriu serem os mais eficazes para se atingir pratyahara – a completa interiorização mental – e os estados mais elevados de Autorrealização. Se você praticar essas técnicas fielmente, alcançará esse objetivo, com toda a certeza. Se não está progredindo, significa apenas que não está praticando as técnicas de maneira profunda, regular e correta de acordo com as regras que lhe foram transmitidas. Sri Daya Mata, No livro Intuição.

A Self-Realization Fellowship e o Futuro da Missão de Paramahansa Yogananda[editar | editar código-fonte]

A Self-Realization Fellowship (Sociedade da Autorrealização) foi fundada por Paramahansa Yogananda em 1920 com a intenção de disseminar e manter puros seus ensinamentos. A SRF é uma organização religiosa e educacional, não sectária, sem fins lucrativos, e sua filial na Índia é a Yogoda Satsanga Society (YSS), fundada em 1917.

Após o mahasamadhi de Paramahansa Yogananda, seu discípulo Rajarsi Janakananda (James J. Lynn) assumiu a presidência e liderança espiritual da organização. Dono de grande empresa e multimilionário, James J. Lynn conheceu Yogananda em 1932. Sua vida mudou e, continuando a liderar seus negócios em Kansas City, se dedicou ao caminho espiritual da Self-Realization Fellowship. Um exemplo de equilíbrio entre eficiência material e dedicação a Deus, ele alcançou a libertação final no Espírito, segundo Yogananda. Ele faleceu em 22 de fevereiro de 1955.

De 1955 a 2010, a presidente da SRF foi Sri Daya Mata, que havia sido treinada pessoalmente pelo próprio guru para assumir tal responsabilidade. Através do serviço e exemplo de Sri Daya Mata, assim como dos vários outros discípulos monásticos também treinados pessoalmente por Paramahansa Yogananda, a SRF cresceu, se expandiu e agora é uma organização que possui ashrams, templos e grupos de meditação em mais de 60 países, onde devotos se reúnem para praticarem, juntos, as técnicas de meditação ensinadas por Yogananda. Sri Daya Mata faleceu com 96 anos em 30 de novembro de 2010.

Desde 7 de Janeiro de 2011, Sri Mrinalini Mata tem sido a presidente e líder espiritual desta organização. Mrinalini Mata é um dos discípulos mais próximos de Paramahansa Yogananda e, mesmo tendo conhecido Yogananda com apenas 14 anos, ela foi escolhida e treinada pessoalmente por ele para ajudar a guiar sua organização depois de seu mahasamadhi. Ela tem servido abnegadamente a obra do guru por mais de 60 anos; e, de 1966 a 2010, liderou a organização como vice-presidente junto de Sri Daya Mata.

As Lições da SRF de Paramahansa Yogananda para Estudo em Casa[editar | editar código-fonte]

As Lições da Self-Realization Fellowship destacam-se, entre os escritos publicados de Paramahansa Yogananda, como os que fornecem instruções passo a passo nas técnicas iogues de meditação, concentração e energização que ele ensinou, inclusive a Kriya Yoga.

O objetivo dessas técnicas de yoga, simples mas altamente eficazes, é o de ensinar você a lidar diretamente com a energia e a consciência, permitindo-lhe recarregar o corpo com energia, despertar o poder ilimitado de sua mente e experimentar uma consciência cada vez mais profunda do Ser Divino em sua vida.

As Lições foram coligidas, sob a direção de Paramahansa Yogananda, de seus escritos e das numerosas aulas e palestras feitas por ele. Além de instruções abrangentes a respeito da meditação, as Lições oferecem orientação prática para todo aspecto da vida espiritual – como viver de maneira alegre e bem-sucedida em meio aos incessantes desafios e oportunidades neste mundo cambiante.

A série completa das Lições está disponível em inglês, espanhol e alemão. Em português, oferecemos três Lições essenciais que dão as instruções passo a passo de Sri Yogananda nas técnicas iogues de concentração, meditação e energização. Essas técnicas – parte integrante da ciência da Kriya Yoga – tranquilizam o corpo e a mente, e conduzem naturalmente à profunda quietude na qual se revela a presença de Deus.

Técnicas de Meditação Oferecidas aos Seguidores de Todas as Religiões[editar | editar código-fonte]

Por ser a Yoga baseada na prática e na experiência, em vez de na adesão a um conjunto particular de crenças, seguidores de todas as religiões podem se beneficiar dos ensinamentos espirituais contidos nas Lições que se receberá. Quando praticados regularmente, esses métodos levam infalivelmente a níveis mais profundos de consciência e percepção espiritual.

Kriya Yoga[editar | editar código-fonte]

Após um período preliminar de estudo e prática das técnicas básicas, os estudantes se qualificam para solicitar iniciação em Kriya Yoga. Nessa ocasião, eles estabelecem formalmente a sagrada relação guru-discípulo com Paramahansa Yogananda e sua linhagem de gurus.

A técnica de Kriya Yoga é conferida pessoalmente em cerimônias especiais de iniciação, bem como enviada para cada iniciado em uma série especial de lições impressas que abrangem todos os aspectos da ciência de Kriya.

Orientação Pessoal e Outros Serviços aos Estudantes[editar | editar código-fonte]

Fazendo contato com a Sede Internacional, os estudantes da Self-Realization Fellowship também podem receber a qualquer tempo, gratuitamente, orientação pessoal em sua prática por parte de experientes conselheiros de meditação da ordem monástica da Self-Realization Fellowship.

Além disso, eles podem assistir às aulas sobre as técnicas de meditação ministradas periodicamente no mundo inteiro por monges da SRF. (Essas aulas estão abertas apenas para estudantes da SRF.)

Os estudantes também recebem, durante o ano, cartas especiais de inspiração e incentivo da presidente da SRF, e também boletins e outras publicações da Self-Realization Fellowship.

Outras Informações[editar | editar código-fonte]

Era desejo de Paramahansa Yogananda que as Lições da Self-Realization Fellowship estivessem facilmente disponíveis a todos os que sinceramente desejam conhecer Deus. Para esse fim, as Lições são oferecidas a uma taxa simbólica para ajudar a cobrir os custos de impressão e correio.

Se você deseja estudar as Lições agora disponíveis em português, pode matricular-se preenchendo e devolvendo o formulário de inscrição. Você receberá então uma Lição Sumária de Meditação, junto com informações adicionais a respeito das outras duas Lições.

Por gentileza, aguarde 4 a 6 semanas para a chegada de sua primeira Lição. As Lições Sumárias não podem ser enviadas por e-mail.

Fazer o pedido online é rápido e fácil. Você também fazer o pagamento online com seu cartão de crédito. Isto reduzirá o tempo de processamento de seu pedido. Se preferir, você também pode fazer o pedido pelo correio. Se escolher esta opção, baixe o formulário do pedido e envie-o pelo correio para o endereço contido no formulário.

Acesse o site oficial para pedir as lições da Self-Realization Fellowship:

https://yogananda.org/pt/licoes-para-estudo-em-casa

A Ordem Monástica da Self-Realization Fellowship[editar | editar código-fonte]

No coração da organização de Yogananda está a Ordem monástica da Self-Realization, também fundada por Paramahansa Yogananda. Residindo nos ashrams da SRF, após um período adequado de treinamento, devotos qualificados podem se tornar monges e monjas da Ordem. Fazem votos de simplicidade (desapego às posses), celibato, obediência (disposição voluntária para seguir as regras de vida prescritas por Paramahansa Yogananda) e lealdade (dedicação ao serviço da Self-Realization Fellowship). Estes monges e monjas dedicam suas vidas à meditação profunda, a desenvolver, cada vez mais, profundo amor a Deus e ao serviço à humanidade através das várias atividades humanitárias e espirituais desta organização.

Contudo, existem muitos que, deixando a ordem monástica, falam que a mesma é, ao mesmo tempo, muito correta e muito limitadora. É mencionado, pela maioria dos dissidentes, que normas e regras excessivas acabam tirando a espontaneidade espiritual necessária para o progresso sadio.

É mencionado, também, que os conselheiros mais antigos colocam, para os novos monásticos (postulantes), uma imagem do mundo exterior como algo prejudicial à evolução espiritual. Essa concepção vai se avolumando dentro da mente dos jovens como uma aversão ou mesmo medo do mundo exterior. Todavia, esses monges e monjas, ao saírem do monastério, julgam esse tabu como falso. Alguns inclusive acreditam encontrar mais espiritualidade fora do monastério que dentro.[carece de fontes?]

Comunidades intencionais não celibatárias[editar | editar código-fonte]

Alguns dos discípulos de Paramahansa Yogananda fundaram comunidades intencionais não celibatárias para adeptos de suas doutrinas:

  • Em 1969, Norman Paulsen fundou a "Comunidade Sunburst" em Santa Bárbara (Califórnia).[24][25] No início, foram adquiridos 65 hectares. A comunidade se expandiu e, em 1976 foi adquirida uma nova propriedade, de 1 200 hectares, onde foi instalada a maior fazenda orgânica no país. Naquela época, a comunidade possuía quatro locais de venda de seus produtos em Santa Bárbara, dois restaurantes, uma padaria e tinha mais de 300 membros.
No final da década de 1970, Paulsen e outros líderes da comunidade passaram a viver em condições luxuosas, o que gerou diversos conflitos e o declínio da comunidade. Em 1980, a Comunidade enfrentava dificuldades financeiras e vendeu suas terras em Santa Bárbara, e comprou 200 000 hectares em Nevada, onde havia uma criação de gado. A atividade em Nevada não prosperou e a comunidade teve que desistir da compra de maior parte das terras em Nevada. Eles estabeleceram um posto de gasolina na estrada, um minimercado e uma cafeteria em Nevada, e parte dos integrantes se mudou para Salt Lake City (Utah), onde abriu dois mercados de alimentos saudáveis e, mais tarde, uma empresa de demolição. Na década de 1980, a comunidade deixou de ter uma plena partilha de despesas e seus integrantes passaram a receber pequenos salários.
Em 1989, Paulsen ainda era criticado por pregar o ascetismo e viver no luxo, pois, enquanto a maioria de seus seguidores vivia em Utah em comunidades intencionais onde trabalhavam muitas horas por dia em troca de baixos salários, ele vivia em um condomínio à beira-mar com acesso a uma escuna de 23 metros, pertencente à congregação que ele liderava.[26]

Referências

  1. a b Sananda Lal Ghosh Mejda: A Família, infância e juventude de Paramahansa Yogananda - ISBN 950-17-1608-2
  2. Autobiografia de um Iogue, cap: 12 e 14 - "Anos no eremitério de meu mestre" e "Uma experiência em Consciência Cósmica"
  3. Autobiografia, cap. 24
  4. Autobiografia de um Iogue, cap.2
  5. Autobiografia cap.27
  6. Autobiografia Cap.36 - Interesse de Babaji pelo Ocidente
  7. Autobiografia de um Iogue, cap.37ː "Vou à América".
  8. Autobiografia de um Iogue cap.44
  9. «Gandhi e sua visita à Escola de Ranchi» (em português português) 
  10. «Discípulos Diretos Yogananda SRF» 
  11. «Liderança SRF» 
  12. «Imagens dos auditórios nas palestras de Yogananda» 
  13. a b «Los Angeles Times-Palestras» 
  14. «Dennis Weaver e Yogananda» 
  15. «Los Angeles Times Histórico Yogananda e SRF» 
  16. «Bob Moses e Yogananda» 
  17. Autobiografia de um Iogue cap. 40
  18. Autobiografia de um Iogue, cap. 32
  19. a b c «In Memoriam Paramahansa Yogananda em portugues/br» 
  20. «Time Magazine Incorruptibilidade corpo Yogananda» 
  21. A Eterna Busca do Homem - ISBN 087612234
  22. The Clear Light Community, em inglês, acesso em 26 de novembro de 2015.
  23. The Clear Light Community, em inglês, acesso em 26 de novembro de 2015.
  24. Norman Paulsen and Sunburst, em inglês, acesso em 26 de novembro de 2015.
  25. Norman Paulsen, em inglês, acesso em 26 de novembro de 2015.
  26. 20 Years Later, Some Followers of Guru Still Keep the Faith, em inglês, acesso em 26 de novembro de 2015.
  27. Spiritual Communities, em inglês, acesso em 27 de novembro de 2015.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:
Wikiquote Citações no Wikiquote
Commons Categoria no Commons
Wikidata Base de dados no Wikidata