Parámo de Cruz Verde – Wikipédia, a enciclopédia livre

Páramo de Cruz Verde.

O páramo de Cruz Verde é um páramo situado a leste do Distrito Capital de Bogotá e na zona sudeste do departamento colombiano de Cundinamarca. Faz parte do mesmo sistema do páramo de Sumapaz.

Características[editar | editar código-fonte]

O páramo de Cruz Verde encontra-se entre os 3.300 e os 3.700 msnm. Encontra-se ao oriente de Bogotá, ocupando territórios do Distrito Capital, e dos municípios de Chipaque, Ubaque, Choachí e um pequeno fragmento da Calera.

Em seu território nascem o rio Fucha, cujo curso se encontra na sabana de Bogotá, e o rio Palmar, que banha o município de Ubaque.

Contêm um bosque secundário e afloramentos geológicos de rochas sedimentarias do cretáceo e do terciário. Alberga uma grande variedade de espeletias e samambais. Em seu território encontra-se o Parque Ecológico Matarredonda. Apresenta diferentes banhados interconectados.

A princípios do século XIX foi um dos territórios visitados na região pelos naturalistas europeus Alexander von Humboldt e Aimé Bonpland.[1]

Referências

  1. The Academy of Natural Sciences of Philadelphia (1938). «Proceedings of The Academy of Natural Sciences Vol. LXXXIX, 1937» (em inglês). Google libros