Papa Silvestre II – Wikipédia, a enciclopédia livre

Silvestre II
Papa da Igreja Católica
139° Papa da Igreja Católica
Info/Papa
Atividade eclesiástica
Ordem Ordem de São Bento
Diocese Diocese de Roma
Eleição 28 de fevereiro de 999
Entronização 2 de abril de 999
Fim do pontificado 12 de maio de 1003
(4 anos, 40 dias)
Predecessor Gregório V
Sucessor João XVII
Ordenação e nomeação
Nomeação episcopal 21 de junho de 991
Cardinalato
Criação 998
por Papa Gregório V
Dados pessoais
Nascimento Auvérnia, França
946
Morte Roma, Itália
12 de maio de 1003 (57 anos)
Nacionalidade francês
Nome de nascimento Gerbert d'Aurillac
Títulos anteriores -Arcebispo de Reims (991-998)
-Arcebispo de Ravena (998-999)
Sepultura Arquibasílica de São João de Latrão
dados em catholic-hierarchy.org
Categoria:Igreja Católica
Categoria:Hierarquia católica
Projeto Catolicismo
Lista de papas

Silvestre II, O.S.B. (ca. 95012 de maio de 1003), nome de batismo Gerbert d'Aurillac (em latim: Gerbertus), foi papa de 2 de Abril de 999 até sua morte, sucedeu Gregório V e seu sucessor foi João XVII. Era monge beneditino.

Gerbert, nasceu em Auvérnia, França,de origens obscuras, mas certamente humildes, foi educado e encaminhado aos estudos teológicos no mosteiro de Saint-Géraud de Aurillac, no Auvérnia; acompanhando o duque da Espanha, Borel, estabeleceu-se na Península Ibérica, onde pôde aprofundar, também graças aos contatos com a ciência árabe, a própria cultura no campo filosófico e matemático. Foi um dos primeiros divulgadores dos numerais indo-arábicos na Europa cristã. Lecionou por alguns anos em Roma, depois em Reims (972), onde por uma década desenvolveu a parte mais produtiva e interessante de sua obra didática e cultural.

Atendendo a um pedido do imperador Oto II, dirigiu por um breve período a abadia de São Columbano em Bobbio e depois voltou a Reims (983), onde, como conselheiro do arcebispo Adalberon, deteve o controle da política francesa, favorecendo a ascensão ao trono de Hugo Capeto.

À morte de Adalberon (989) seguiu-se um período agitado para Gerbert que, indicado para a sucessão deste, viu-se preterido por Arnulfo por desejo do próprio rei Hugo. Com a deposição de Arnulfo, Gerbert foi nomeado para substituí-lo (991), mas foi deposto em 995, uma vez que sua nomeação havia sido considerada ilegal. Refugiou-se então na Alemanha, protegido pelo imperador Oto III, que, vinte anos antes, havia sido seu discípulo em Roma. Oto levou-o consigo, como conselheiro, à Itália, onde fez com que fosse nomeado primeiramente arcebispo de Ravena (998), e depois, com a morte de Gregório V, favoreceu sua eleição ao papado (999).

Como Papa Silvestre II, Gerbert considerou que chegara finalmente o momento de dar livre vazão aos projetos reformadores aos quais a sua cultura e a sua formação clunicense naturalmente o impeliam, mas o estreito vínculo com o imperador induziu-o a expressar tal reforma na aliança império universal-cristandade, que encontrava sua fórmula na Renovatio imperii, ou seja, na convivência pacífica e na colaboração entre império e papado. Os ideais do papa francês e do imperador alemão, contudo, não eram compartilhados pela população romana; ambos foram expulsos da cidade em fevereiro de 1001. O papa pôde voltar a Roma alguns meses depois, mas, nos dois últimos anos de vida e de reinado, toda sua vontade reformadora desaparecera: suas últimas esperanças foram destruídas com a morte de Oto (1002).

Mas embora exista controvérsia sobre a construção do primeiro relógio mecânico, o papa Silvestre II é considerado no mundo ocidental o primeiro inventor.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]


Precedido por
Gregório V

Papa

139.º
Sucedido por
João XVII


Ícone de esboço Este artigo sobre um papa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.