Papa Gregório X – Wikipédia, a enciclopédia livre


Gregório X
Beato da Igreja Católica
184° Papa da Igreja Católica
Info/Papa
Retrato de Gregório X, por Buonamico Buffalmacco (afresco de entre 1320 e 1340, Catedral de Arezzo)
Atividade eclesiástica
Ordem Ordem de Cister
Diocese Diocese de Roma
Eleição 3 de setembro de 1271
Entronização 27 de março de 1272
Fim do pontificado 10 de janeiro de 1276
(4 anos, 131 dias)
Predecessor Clemente IV
Sucessor Inocêncio V
Ordenação e nomeação
Ordenação presbiteral 19 de março de 1272
Nomeação episcopal 3 de setembro de 1271
Ordenação episcopal 27 de março de 1272
por Dom João Cardeal de Toledo
Nomeado arcebispo 3 de setembro de 1271
Papado
Brasão
Consistório Consistórios de Gregório X
Santificação
Beatificação 8 de julho de 1713
por Papa Clemente XI
Festa litúrgica 10 de Janeiro
Dados pessoais
Nascimento Placência, Itália
1210
Morte Roma, Itália
10 de janeiro de 1276 (66 anos)
Nacionalidade italiano
Nome de nascimento Tedaldo Visconti
Sepultura Catedral de Arezzo
dados em catholic-hierarchy.org
Categoria:Igreja Católica
Categoria:Hierarquia católica
Projeto Catolicismo
Lista de papas

Gregório X, nascido Tedaldo Visconti, OCist (Placência, 1210Arezzo, 10 de Janeiro de 1276) foi Papa entre 1271 e 1276. O conclave que o elegeu foi o mais longo da história da Igreja, durando quase três anos.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Teobald Visconti foi monge da Ordem Cisterniense. Italiano de nascimento, gastou a maioria de sua carreira eclesiástica nos Países Baixos. Era um homem severo e de grande dignidade. Foi amigo de São Tomás de Aquino e conselheiro dos reis da Inglaterra e da França.

Sucedeu ao Papa Clemente IV após três anos de Sé Vacante, devido às divisões entre os cardeais, sendo o maior período de vacância registrado em toda a história da Igreja. Os cardeais franceses e italianos igualmente rachados quiseram um papa de seu país devido à situação política com Carlos de Anjou. O "beco sem saída" foi quebrado finalmente quando os cidadãos de Viterbo, onde os cardeais estavam reunidos, removeram o telhado do edifício onde os cardeais estavam reunidos e trancaram-lhes dentro, somente permitindo-lhes comer pão e água. Três dias mais tarde, o papa Gregório X foi eleito. (Desde então, os cardeais escolheram sempre o papa sob o fechamento e a chave).

Gregório X foi considerado uma escolha forte porque embora fosse italiano, tinha passado parte da sua vida no norte dos Alpes e assim não estava envolvido em controvérsias políticas italianas recentes. Sua eleição veio como uma surpresa completa a ele, pois quando eleito estava envolvido na Nona Cruzada a São João de Acre com Eduardo I de Inglaterra na Palestina.

Ajudou os irmãos Nicollo e Mateo Polo, tio e pai de Marco Polo, quando eles voltavam da China, governada por Kublai Khan, à sua pátria, a cidade de Veneza.

Promulgou a Bula De Regno Portugaliae em 1276, que excomungava o Reino de Portugal, e o rei português D. Afonso III, o Bolonhês, devido a desentendimentos entre o reino e a Igreja.

À chegada a Roma o seu primeiro acto foi reunir um concílio que teve lugar em Lyon em 1274 que debateu a condição da Terra Santa, os abusos na Igreja Católica, e o Grande Cisma que separou a Igreja Católica da Ortodoxia Oriental. Foi no regresso de uma das sessões do concílio que faleceu, em Arezzo.

A Gregório X se deve a bula Ubi periculum, subsequentemente incorporada no Código de Direito Canónico, que continua a regular os conclaves para a eleição papal.

O Papa Gregório X foi beatificado em 1713.


Precedido por
Clemente IV

Papa

184.º
Sucedido por
Inocêncio V


Ícone de esboço Este artigo sobre um papa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.