Papa Clemente XI – Wikipédia, a enciclopédia livre

Clemente XI
Papa da Igreja Católica
243° Papa da Igreja Católica
Info/Papa
Atividade eclesiástica
Diocese Diocese de Roma
Eleição 23 de novembro de 1700
Entronização 8 de dezembro de 1700
Fim do pontificado 19 de março de 1721
(20 anos, 116 dias)
Predecessor Inocêncio XII
Sucessor Inocêncio XIII
Ordenação e nomeação
Ordenação presbiteral setembro de 1700
Nomeação episcopal 23 de novembro de 1700
Ordenação episcopal 30 de novembro de 1700
por Dom Emmanuel-Theódose Cardeal de la Tour d’Auvergne de Bouillon
Nomeado arcebispo 23 de novembro de 1700
Cardinalato
Criação 13 de fevereiro de 1690
por Papa Alexandre VIII
Ordem Cardeal-diácono (1690-1700)
Cardeal-presbítero (1700)
Título Santa Maria em Aquiro (1690)
Santo Adriano no Fórum (1690-1700)
São Silvestre em Capite (1700)
Brasão
Papado
Brasão
Consistório Consistórios de Clemente XI
Dados pessoais
Nascimento Urbino
23 de julho de 1649
Morte Roma
19 de março de 1721 (71 anos)
Nacionalidade italiano
Nome de nascimento Giovanni Francesco Albani
Progenitores Mãe: Elena Mosca
Pai: Carlo Albani
Sepultura Basílica de São Pedro
dados em catholic-hierarchy.org
Categoria:Igreja Católica
Categoria:Hierarquia católica
Projeto Catolicismo
Lista de papas

Clemente XI nascido Giovanni Francesco Albani[1] (Urbino, 23 de julho de 1649Roma, 19 de março de 1721). Foi Papa de 23 de Novembro de 1700 até a data da sua morte.[2]

Clemente XI era um patrono das artes e da ciência. Ele também foi um grande benfeitor da Biblioteca do Vaticano; seu interesse pela arqueologia é creditado por salvar grande parte da antiguidade de Roma. Ele autorizou expedições que conseguiram redescobrir vários escritos cristãos antigos e autorizou escavações das catacumbas romanas.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Início da vida[editar | editar código-fonte]

Giovanni Francesco Albani nasceu em 1649 em Urbino, em uma família distinta de Arbëreshë e de origem italiana.[3][4][5] Sua mãe Elena Mosca (1630-1698) era uma italiana de origem bergamasca, descendente da nobre família Mosca de Pesaro. Seu pai, Carlo Albani (1623-1684), era um patrício descendente em parte da família Staccoli,[carece de fontes?] patrício de Urbino, em parte dos Giordani,[carece de fontes?] que eram nobres de Pesaro e em parte da nobre família albanesaque se estabeleceu em Urbino no norte da Albânia no século XV.[6][7]

Albani foi educado no Collegio Romano em Roma a partir de 1660. Ele se tornou um latinoista muito proficiente e obteve um doutorado em direito canônico e civil. Ele foi um dos que freqüentaram a academia da rainha Christina da Suécia. Serviria como prelado papal sob o Papa Alexandre VIII e foi nomeado pelo Papa Inocêncio XII como o referendo da assinatura apostólica. Durante todo esse tempo, ele também atuou como governador de Rieti, Sabina e Orvieto.

Cardinalato[editar | editar código-fonte]

Papa Alexandre VIII elevou ao cardinalato em 1690, apesar de seus protestos e fez dele o cardeal-diácono de Santa Maria em Aquiro mas depois optou pela Diaconia de San Adriano al Forno e, mais tarde, como o Cardinal-Priest, para o título de San Silvestro em Capite. Foi então ordenado ao sacerdócio em setembro de 1700 e celebrou sua primeira missa em Roma, em 6 de outubro de 1700.

Pontificado[editar | editar código-fonte]

Eleição para o papado[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Conclave de 1700

Após a morte do Papa Inocêncio XII em 1700, um conclave foi convocado para eleger um sucessor. Albani era considerado um bom diplomata conhecido por suas habilidades como pacificador e, por isso, foi eleito papa por unanimidade em 23 de novembro de 1700. Ele concordou com a eleição após três dias de consulta.

De maneira incomum, do ponto de vista da prática atual, sua eleição ocorreu três meses após sua ordenação como sacerdote e dois meses depois de celebrar sua primeira missa, embora ele fosse cardeal há dez anos. Depois de aceitar a eleição depois de alguma hesitação, ele foi ordenado bispo em 30 de novembro de 1700 e assumiu o nome pontifício de "Clemente XI". O cardeal protodeacon Benedetto Pamphili o coroou em 8 de dezembro de 1700 e tomou posse da Arquibasílica de São João de Latrão em 10 de abril de 1701.

Ações[editar | editar código-fonte]

Representação em vitral de Clemente XI na Catedral Católica em Pristina, Kosovo

Logo após sua adesão ao pontificado, a Guerra da Sucessão Espanhola estourou.

Em 1703, o Papa Clemente XI ordenou um sínodo de bispos católicos no norte da Albânia que discutisse a promoção dos decretos do Conselho de Trento nas dioceses albanesas, desencadeando conversões entre os locais para o Islã e assegurando um acordo para negar a comunhão aos cripto-católicos que externamente professavam a fé muçulmana.[3][8][4]

Apesar de inicialmente ter uma neutralidade ambígua nos assuntos mundiais, Clemente XI foi mais tarde forçado a nomear Carlos, arquiduque da Áustria, como o rei da Espanha, pois o exército imperial conquistou grande parte do norte da Itália e ameaçava a própria Roma em janeiro de 1709.

Pelo Tratado de Utrecht, que pôs fim à guerra, os Estados papais perderam a soberania sobre o Ducado Farnese de Parma e Piacenza a favor da Áustria, e também perderam Comacchio, um golpe ao prestígio dos Estados papais.

Em 1713, Clemente XI emitiu a bula Unigenitus em resposta à propagação da heresia jansenista. Seguiu-se uma grande revolta na França, onde, além das questões teológicas, persistiu uma forte tendência galicana. A bula, produzido com a contribuição de Gregorio Selleri, professor no College of Saint Thomas, a futura Universidade Pontifícia de Saint Thomas Aquinas, Angelicum,[9] condenou o jansenismo extraindo e anatematizando 101 propostas heréticas das obras de Quesnel declarando-os idênticos em substância às proposições já condenadas nos escritos de Jansenius.

A resistência de muitos eclesiásticos franceses e a recusa dos parlamentos franceses em registrar a bula levaram a controvérsias que se estenderam por grande parte do século XVIII. Como os governos locais não receberam oficialmente o documento, não estava tecnicamente em vigor nessas áreas - um exemplo da interferência dos estados nos assuntos religiosos comuns antes do século XX.

Durante o seu reinado como papa, o famoso Illyricum Sacrum foi encomendado, e hoje é uma das principais fontes do campo da albologia, com mais de 5 mil páginas divididas em vários volumes escritos pelos jesuítas Daniele Farlati e Dom Jacopo Coleti.

Clemente XI fez um esforço conjunto para adquirir manuscritos cristãos em siríaco do Egito e de outros lugares do Oriente Médio, expandindo muito a coleção de obras siríacas da Biblioteca Apostólica Vaticana.[10]

Outras atividades[editar | editar código-fonte]

Clemente XI estendeu a festa de Nossa Senhora do Rosário à Igreja Universal do Rito Romano em 1716.

Beatificações e canonizações[editar | editar código-fonte]

Clemente XI confirmou o culto de Ceslas Odrowaz (27 de agosto de 1712), Jakov Varingez (29 de dezembro de 1700), João de Perugia (11 de setembro de 1704), Peregrine Laziosi (11 de setembro de 1702), Pedro de Sassoferrato (11 de setembro de 1704), Buonfiglio Monaldi (1 de dezembro de 1717), Papa Gregório X (8 de julho de 1713) e Humbeline de Jully (1703). Ele beatificou formalmente um número de indivíduos: Alexis Falconieri, Bartholomew degli Amidei e Benedict Dellantella (1 de dezembro de 1717) e John Francis Régis (24 de maio de 1716).

Canonizou André Avelino, Catarina de Bolonha, Félix de Cantalice e Papa Pio V em 22 de maio de 1712, Humildade em 27 de janeiro de 1720, Sancha de Portugal em 10 de maio de 1705, Teresa de Portugal em 20 de maio de 1705, Estevão de Obazine em 1701 e Peregrino Laziosi em 1702.

Consistórios[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Consistórios de Clemente XI

Clemente XI criou um total de 70 cardeais em 15 consistórios. Notavelmente, um cardeal de sua própria criação foi Michelangelo dei Conti, que se tornou seu sucessor imediato, o Papa Inocêncio XIII.

Controvérsias do Rito Chinês[editar | editar código-fonte]

Outra decisão importante de Clemente XI foi em relação à controvérsia dos ritos chineses: os missionários jesuítas foram proibidos de participar de honras pagas a Confúcio ou aos ancestrais dos imperadores da China, que Clemente XI identificou como "idólatras e bárbaros" e acomodar a linguagem cristã às idéias pagãs sob o argumento de conciliar os pagãos.

Morte e enterro[editar | editar código-fonte]

Conclave do Papa Clemente XI

Clemente XI morreu em Roma em 19 de março de 1721 às 12h45 e foi enterrado na calçada da Basílica de São Pedro, em vez de em uma tumba ornamentada como as de seus antecessores.

No dia 10 de março, Clemente XI teve um encontro por volta das 11h com o Bispo de Sisteron Pierre François Lafitau. Quando o papa se encontrou com o bispo, ele disse que seu tempo estava chegando ao fim e que morreria em breve, apesar dos protestos em contrário de Lafitau. Em 14 de março, Clemente XI adoeceu enquanto Lafitau tentava fazer com que o sobrinho do papa persuadisse o papa a nomear o ministro-chefe francês, Guillaume Dubois, para o cardinalato. No entanto, Clemente XI estava em estado de delírio e não respondeu aos seus apelos. No dia 16 de março, domingo da Quadragésima , o papa não participou dos cultos, porém, celebrou missa em sua capela particular no Palácio do Quirinal. Ele tomou remédios naquele dia, mas sentiu dores no tórax e dificuldade para respirar por causa do ar frio de seus quartos.[11]

No dia seguinte, Clemente XI celebrou missa na sua capela privada antes de se encontrar com vários prelados, entre os quais o Arcebispo de Ravenna Geronimo Crispi. No entanto, por volta do meio-dia, ele foi subitamente acometido por um calafrio extraordinário, acompanhado por uma febre muito forte que o forçou imediatamente a deitar-se, e o papa recusou uma refeição naquela noite. Seu pulso estava excepcionalmente lento e ele até tossiu um líquido espesso manchado de sangue. Incapaz de dormir naquela noite, sua febre diminuiu um pouco. Mas no dia seguinte a febre voltou com muito mais violência e ele teve pulso irregular. A expectoração estava espumosa, mais uma vez com sangue, indicando que havia algo errado com seus pulmões, fazendo com que os médicos percebessem que sua condição provavelmente seria fatal. Clemente XI fez a sua confissão e a profissão de fé antes de receber a Sagrada Comunhão às 20 horas. Jaime Francisco Eduardo Stuart, o "Pretendente", tentou ver o papa moribundo, mas foi negado com base no estado perigoso da condição do papa. Naquela noite, o sacristão papal Niccolo Agostino degli Abbati Olivieri, bispo de Porfirio , administrou a extrema-unção.[11]

Em 19 de março, a febre voltou violentamente e Clemente XI perdeu lentamente a capacidade de falar enquanto seus olhos turvavam e sua respiração diminuía lentamente quando o papa morreu pouco depois do meio-dia.[11]

Influência contemporânea[editar | editar código-fonte]

Tumulo do Papa Clemente XI

Em seu livro "Diário de uma alma", enquanto se preparava para o Concílio Vaticano II, o Papa João XXIII resolveu rezar a Oração Universal e a recomenda.

Atividade de construção e mecenato[editar | editar código-fonte]

O Papa Clemente XI adicionou um famoso relógio de sol na igreja de Santa Maria degli Angeli e dei Martiri e teve um obelisco erguido na Piazza della Rotonda, em frente ao Panteão, e um porto construído no rio Tibre, o belo porto de Ripetta, demolida no final do século XIX.

Ele estabeleceu um comitê, supervisionado por seus artistas favoritos, Carlo Maratta e Carlo Fontana, para encomendar a estatuária dos apóstolos para completar a decoração de San Giovanni in Laterano. Ele também fundou uma academia de pintura e escultura no Campidoglio.

Ele também enriqueceu a biblioteca do Vaticano com vários códices orientais e patrocinou as primeiras escavações arqueológicas nas catacumbas romanas. Em sua cidade natal, Urbino, ele restaurou vários edifícios e fundou uma biblioteca pública.

Galeria[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. «Papa Clemente XI». Ufcq.edu.br 
  2. http://www2.fiu.edu/~mirandas/bios1690.htm#Albani
  3. a b Frazee, Charles (2006). Catholics and Sultans: The Church and the Ottoman Empire 1453–1923. [S.l.]: Cambridge University Press. pp. 167–168. ISBN 9780521027007  "...since the pope was of Albanian ancestry (demonstrated by his name of Albani)."
  4. a b Martucci, Donato (2010). I Kanun delle montagne albanesi: Fonti, fondamenti e mutazioni del diritto tradizionale albanese. [S.l.]: Edizioni di Pagina. 154 páginas. ISBN 9788874701223  "Nel 1703, per iniziativa di Papa Clemente XI (che era di origini albanesi) si tenne il primo Concilio Nazionale Albanese, in cui si cercò di promuovere l'applicazione dei decreti del Concilio di Trento nelle diocesi albanesi, di arginare la marea di conversioni all'islam"
  5. http://en.radiovaticana.va/news/2014/09/21/fr_lombardi_papal_journey_a_blessing_for_all_albanians/1107019, ..."a silver portrait of Pope Clement XI – who belonged to the Albani family, so was traditionally of Albanian origin."
  6. Herbermann, Charles George; Columbus, Knights of; Committee, Catholic Truth (1913). The Catholic Encyclopedia. The New York Public Library: Robert Appleton Company. p. 255. Consultado em 5 de dezembro de 2010 
  7. Williams, George L. (2004). Papal Genealogy: The Families and Descendants of the Popes. [S.l.]: McFarland. 116 páginas. ISBN 9780786420711 
  8. Skendi, Stavro (1967). «Crypto-Christianity in the Balkan Area under the Ottomans». Slavic Review. 26 (2): 235–242. JSTOR 2492452. doi:10.2307/2492452 
  9. «Accessed 2-5-2012». .fiu.edu. Consultado em 23 de junho de 2013 
  10. Heal, Kristian S. (2005). «Vatican Syriac Manuscripts: Volume 1». Hugoye: Journal of Syriac Studies. 8 (1). Consultado em 17 de abril de 2011. Arquivado do original em 25 de maio de 2011 
  11. a b c John Paul Adams (23 de setembro de 2015). «Sede Vacante 1721». CSUN. Consultado em 7 de março de 2022 

Precedido por
Johannes Walter Sluse


Prefeito da Secretaria de Resumos
a Príncipes e de Letras Latinas

1687 - 1700
Sucedido por
Fabio degli Abati Olivieri
Precedido por
Gasparo Cavalieri

Cardeal-diácono de
Santa Maria em Aquiro

1690
Sucedido por
Lorenzo Altieri
Precedido por
Carlo Cerri

Cardeal-diácono de
Santo Adriano no Fórum

16901700
Sucedido por
Pietro Priuli
Precedido por
Girolamo Casanate

Cardeal-presbítero de
São Silvestre em Capite

1700
Sucedido por
Johann Philipp von Lamberg
Precedido por
Inocêncio XII

243.º Papa da Igreja Católica

17001721
Sucedido por
Inocêncio XIII
Ícone de esboço Este artigo sobre um papa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.