Papa Clemente IX – Wikipédia, a enciclopédia livre

Clemente IX
Papa da Igreja Católica
238° Papa da Igreja Católica
Info/Papa
Atividade eclesiástica
Diocese Diocese de Roma
Eleição 20 de junho de 1667
Entronização 26 de junho de 1667
Fim do pontificado 9 de dezembro de 1669
(2 anos, 172 dias)
Predecessor Alexandre VII
Sucessor Clemente X
Ordenação e nomeação
Nomeação episcopal 14 de março de 1644
Ordenação episcopal 29 de março de 1644
por Antonio Marcello Cardeal Barberini, O.F.M.Cap.
Nomeado arcebispo 14 de março de 1644
Cardinalato
Criação 9 de abril de 1657
por Papa Alexandre VII
Ordem Cardeal-presbítero
Título São Sisto
Papado
Brasão
Lema Aliis non sibi clemens
Consistório Consistórios de Clemente IX
Dados pessoais
Nascimento Pistoia, Itália
28 de janeiro de 1600
Morte Roma, Itália
9 de dezembro de 1669 (69 anos)
Nacionalidade italiano
Nome de nascimento Giulio Rospigliosi
Progenitores Mãe: Maria Caterina Rospigliosi
Pai: Girolamo Rospigliosi
Sepultura Basílica de Santa Maria Maior
dados em catholic-hierarchy.org
Categoria:Igreja Católica
Categoria:Hierarquia católica
Projeto Catolicismo
Lista de papas

Papa Clemente IX, nascido Giulio Rospigliosi, (Pistoia, 28 de janeiro de 1600Roma, 9 de dezembro de 1669) foi papa e líder mundial da Igreja Católica de 20 de junho de 1667 até a sua morte.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Início da vida e educação[editar | editar código-fonte]

Giulio Rospigliosi nasceu em 1600 da família Rospigliosi, uma família nobre de Pistoia, no Grão-Ducado da Toscana, de Giacomo e Caterina Rospigliosi. Ele estudou no Seminário Romano e mais tarde na Universidade de Pisa como aluno dos jesuítas. Ele receberia doutorados em teologia, filosofia e direito civil e canônico em 1623. Depois de receber seu doutorado, ensinou teologia lá como professor entre 1623 e 1625.

Episcopado e cardinalato[editar | editar código-fonte]

Mais tarde, Rospigliosi trabalhou em estreita colaboração com o Papa Urbano VIII (1623–1644), onde trabalhou no corpo diplomático como o Referendo da Assinatura Apostólica. Ele foi nomeado arcebispo titular de Tarso em 1644 e mais tarde recebeu consagração episcopal no Vaticano. Rospigliosi também serviu como Núncio Apostólico na Espanha entre 1644 e 1653, quando decidiu se aposentar desse cargo. Ele viveu na aposentadoria durante todo o pontificado do Papa Inocêncio X, que não gostava e se distanciava daqueles associados ao seu antecessor.[1] Ele também foi feito vigário de Santa Maria Maggiore, em Roma.

Rospigliosi era um homem talentoso de letras que escrevia poesia, dramas e libretos, bem como a primeira ópera cômica, a saber, seu libreto de 1637 Chi soffre, speri.[2][3] Ele também era um patrono de Nicolas Poussin, encomendando uma dança para a música do tempo dele e ditando sua iconografia.

O Papa Alexandre VII o nomeou cardeal em 1657 como cardeal-sacerdote de São Sisto e também foi nomeado cardeal secretário de Estado em 1655, que ocupou até 1667.[1]

Pontificado[editar | editar código-fonte]

Eleição papal[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Conclave de 1667

O Papa Alexandre VII morreu em 1667 e um conclave para escolher seu sucessor foi chamado. O rei Luís XIV de França instruiu a facção francesa a apoiar seu apoio a Rospigliosi e também acreditava que ele apaziguaria a facção espanhola de Carlos II de Espanha devido ao fato de ter sido o núncio apostólico na Espanha. Em 20 de junho de 1667, ele foi eleito pontífice e recebeu o nome pontifício de "Clemente IX".

O novo papa foi coroado em 26 de junho de 1667 pelo protodeacon, cardeal Reinaldo d'Este. Mais tarde, ele tomou posse da Arquibasílica de São João de Latrão em 3 de julho de 1667.

Ações[editar | editar código-fonte]

Nada de extraordinário ocorreu durante a curta administração de Clemente IX além do ajuste temporário das disputas entre a Santa Sé e os prelados da Igreja Gallican que se recusaram a participar da condenação dos escritos de Jansen. Ele foi mediador durante a paz de Aachen em 1668, nas guerras de sucessão entre França, Espanha, Inglaterra e Holanda.

Ele era popular com o povo de Roma, não tanto por sua erudição e aplicação nos negócios, como por sua extrema caridade e sua afabilidade para com grandes e pequenos. Ele aumentou a boa vontade de seus súditos comprando o monopolista que havia garantido o "macinato", ou privilégio de vender grãos, e como seu antecessor havia coletado o dinheiro para esse fim, Clemente IX teve o decreto publicado em nome de Alexandre VII. Dois dias por semana, ele ocupava um confessionário na igreja de São Pedro e ouvia qualquer um que desejasse confessar a ele. Ele frequentemente visitava os hospitais e era generoso em esmola para os pobres. Em uma época de nepotismo, ele fez pouco ou nada para avançar ou enriquecer sua família. Em sua aversão à notoriedade, ele se recusou a permitir que seu nome fosse colocado nos prédios erguidos durante seu reinado.

Estátua de Clemente IX

Outras ações[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Consistórios de Clemente IX

Clemente IX confirmou o culto de Margarida de Sabóia em 9 de outubro de 1669. Ele também beatificou Rosa de Lima em 15 de abril de 1668. Em 28 de abril de 1668, ele canonizou Maria Madalena de Pazzi e Pedro de Alcântara.

Ele elevou 12 novos cardeais em três consistórios; isso incluiu Emilio Bonaventura Altieri, que o sucederia como Papa Clemente X.

Reformas artísticas[editar | editar código-fonte]

Como papa, Clemente IX continuou seu interesse pelas artes. Ele embelezou a cidade de Roma com obras famosas encomendadas a Gian Lorenzo Bernini, incluindo os anjos da Ponte Sant'Angelo e a colunata da Basílica de São Pedro. Um tanto incomum para os papas da época, Clemente IX não teve seu nome exibido nos monumentos que ele construiu. Ele também abriu a primeira casa de ópera pública em Roma.[carece de fontes] E para os carnaval celebrações de 1668, encomendado Antonio Maria Abbatini da Capela Sistina, drama religioso La Baltasara. A produção teve sets desenhados por Bernini.

A tumba de Clemente IX

Defesa contra os turcos[editar | editar código-fonte]

Clemente IX trabalhou para fortalecer as defesas venezianas contra os turcos na ilha de Creta. No entanto, ele não conseguiu obter um suporte mais amplo para essa causa. No final de outubro de 1669, Clemente IX adoeceu após receber notícias de que a fortaleza veneziana de Candia, em Creta, havia se rendido aos turcos.

Morte e enterro[editar | editar código-fonte]

Clemente IX morreu em Roma, supostamente de coração partido, em 9 de dezembro de 1669. Seu sucessor, o Papa Clemente X (r. 1670-1676), construiu para ele uma tumba ornamentada na Basílica de Santa Maria Maior.

Clemente IX ficou gravemente doente durante o outono de 1669 com uma hérnia e pedras nos rins. Apesar da doença e da ansiedade com os avanços turcos em Creta, ele viajou em peregrinação às sete basílicas romanas, porém, naquela noite, teve uma grave apoplexia. Em 29 de novembro, apenas dez dias antes de morrer, ele nomeou sete novos cardeais e anunciou um que havia reservado "in pectore". No entanto, o papa moribundo pretendia criar uma "facção" para seu sobrinho com a qual usar no próximo conclave para defender suas políticas. Clemente IX morreu de um derrame em 9 de dezembro, e acredita-se que isso talvez tenha ocorrido ao saber da derrota e expulsão dos venezianos de Creta. [4]

Após a sua morte, o agente florentino em Roma, escrevendo ao Grão-Duque alguns dias depois, acusa o falecido Clemente IX de ter ocultado o facto de ser epiléptico, o que teria, segundo o direito canónico em vigor na altura, o inabilitou para o exercício de quaisquer funções eclesiásticas, porém, isso nunca foi comprovado.[5]

Referências

  1. a b Loughlin, James. "Pope Clement IX". The Catholic Encyclopedia. Vol. 4. New York: Robert Appleton Company, 1908. 9 Sept. 2014
  2. Roger Parker (ed.): The Oxford illustrated history of opera. Oxford University Press, Oxford 1994, p. 18 f.
  3. Wolfgang Witzenmann: Article “Mazzocchi, Virgilio.” In: Grove Music Online. Oxford Music Online. Oxford University Press, accessed July 6, 2016.
  4. John Paul Adams (24 de Junho de 2015). «Sede Vacante 1669-1670». CSUN. Consultado em 7 de Março de 2022 
  5. «Pope Clement IX: Proceedings of the Conclave that led to his election». Pickle Publishing. 2005. Consultado em 7 de Março de 2022 

Precedido por
Carlo Rossetti
Brasão episcopal
Arcebispo de Tarso

16441667
Sucedido por
Carlo Roberti
Precedido por
Giovanni Giacomo Panciroli
Brasão episcopal
Núncio Apostólico de Espanha

16441652
Sucedido por
Francesco Caetani
Precedido por
Fabio Chigi

Cardeal Secretário de Estado

16551667
Sucedido por
Decio Azzolino
Precedido por
Domenico Cecchini

Cardeal-presbítero de São Sisto

16571667
Sucedido por
Giacomo Rospigliosi
Precedido por
Alexandre VII

238.º Papa da Igreja Católica

16671669
Sucedido por
Clemente X
Ícone de esboço Este artigo sobre um papa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.