Papa Clemente III – Wikipédia, a enciclopédia livre

Clemente III
Papa da Igreja Católica
174° Papa da Igreja Católica
Info/Papa
Atividade eclesiástica
Diocese Diocese de Roma
Eleição 19 de dezembro de 1187
Entronização 7 de janeiro de 1188
Fim do pontificado 20 de março de 1191
(3 anos, 93 dias)
Predecessor Gregório VIII
Sucessor Celestino III
Ordenação e nomeação
Cardinalato
Criação março de 1179
por Papa Alexandre III
Ordem Cardeal-diácono (1179)
Cardeal-presbítero (1179-1180)
Cardeal-bispo (1180-1187)
Título Santos Sérgio e Baco (1179)
Santa Pudenciana (1179-1180)
Palestrina (1180-1187)
Consistório Consistórios de Clemente III
Dados pessoais
Nascimento Roma, Itália
14 de novembro de 1121
Morte Roma, Itália
20 de março de 1191 (69 anos)
Nacionalidade italiano
Nome de nascimento Paolo Scolari
Sepultura Arquibasílica de São João de Latrão
dados em catholic-hierarchy.org
Categoria:Igreja Católica
Categoria:Hierarquia católica
Projeto Catolicismo
Lista de papas

Clemente III (Roma, ca. 1130 — Roma, 1191) foi o 174.º papa da Igreja Católica Romana, eleito a 19 de dezembro de 1187.[1][2] Clemente III era Paolo Scolari, cardeal-bispo de Palestrina, nascido em Roma cerca de 1130. Organizou a Terceira Cruzada, congregando a maior parte dos príncipes cristãos em torno do projecto de reconquista da Terra Santa. Governou a Igreja até o seu falecimento a 20 de março de 1191.[3]

Biografia[editar | editar código-fonte]

Clemente III foi eleito papa para suceder a Gregório VIII, falecido dois dias antes e apenas dois meses após a eleição, numa sequência de pontificados curtos que levaram a que entre 1181 e 1198 tivessem passado pelo trono de Pedro cinco papas.

A escolha de Paolo Scolari para pontífice, apenas dois dias após a morte em Pisa do seu antecessor, foi bem acolhida pelo povo de Roma. Conhecido pelo seu carácter conciliador e sendo o primeiro nascido em Roma a ocupar o papado desde a rebelião de Arnoldo de Brescia, a sua eleição foi encarada como uma oportunidade de reconciliação e de pacificação que permitisse o retorno pacífico do papado à cidade.

Após uma breve negociação, foi assinado um tratado formal conciliando a soberania papal com as liberdades municipais entretanto conquistadas, e em Fevereiro de 1188 o papa entrou na cidade de Roma com o aplauso do povo, instalando-se sem oposição no Palácio Laterano. Ficou assim sanado mais um episódio da recorrente contestação ao poder temporal do papa na cidade de Roma.

Dando continuação à política dos seus imediatos antecessores, Clemente III empenhou-se na realização da Terceira Cruzada, contra o Islão na Terra Santa, organizando uma impressionante expedição congregando príncipes, nobres e soldados de toda a cristandade. Através de uma intensa actividade diplomática, conseguiu impor uma trégua generalizada nas lutas entre os estados cristãos, criando as condições para a organização da almejada cruzada, concentrando os esforços bélicos da cristandade em torno do objectivo da reconquista do Santo Sepulcro em Jerusalém.

Um feito notável da diplomacia de Clemente III, a Terceira Cruzada conseguiu congregar Filipe Augusto de França, Frederico Barba Ruiva do Sacro Império Romano-Germânico e Ricardo Coração de Leão de Inglaterra. O envolvimento de tão importantes personalidades levou a que fosse denominada a Cruzada dos Reis. Clemente III faleceu pouco antes da conquista de Acre, não assistindo aos sucessivos desastres na Palestina, à derrota da cruzada e ao desmoronar do sonho cristão da reconquista de Jerusalém.

A morte de Guilherme II da Sicília sem sucessão clara veio desencadear novo conflito entre o papado e a casa de Hohenstaufen quando Henrique VI, filho e sucessor de Barba Ruiva, reclamou o trono em nome de sua mulher Constança de Altavila. O papa, cuja soberania ficava ameaçada com a incorporação do reino das Duas Sicílias ao Sacro Império Romano Germânico, opôs-se tenazmente, no que foi apoiado pela nobreza e povo, ciosos da sua independência e temerosos da submissão a um imperador visto como estrangeiro. Com o apoio e investidura papal, Tancredo de Lecce, filho ilegítimo do falecido rei, foi aclamado. Tal levou à invasão pelas tropas imperiais de Henrique VI. No auge desta disputa, Clemente III faleceu, sendo sucedido por Celestino III .

Apesar das lutas que marcaram o seu termo, o pontificado de Clemente III, apesar de curto, foi caracterizado por uma forte acção diplomática, que se reflectiu na organização da Terceira Cruzada, e pelo fortalecimento da influência papal sobre a cidade de Roma e sobre a igreja europeia. Devem-se a Clemente III a separação da Igreja da Escócia da sé metropolitana de York e as canonizações de Otão de Bamberga e de Estêvão de Thiers.

Referências

  1. G1, Do; Paulo, em São (11 de fevereiro de 2013). «Veja a lista de todos os Papas da história». Renúncia de Bento XVI. Consultado em 30 de julho de 2019 
  2. Infopédia. «Artigo de apoio Infopédia - Clemente III». Infopédia - Dicionários Porto Editora. Consultado em 30 de julho de 2019 
  3. «The Cardinals of the Holy Roman Church - Biographical Dictionary - Consistory of March 1179». webdept.fiu.edu. Consultado em 30 de julho de 2019 


Precedido por
Gregório VIII

Papa

174.º
Sucedido por
Celestino III