Papa Bento XII – Wikipédia, a enciclopédia livre

Bento XII
Papa da Igreja Católica
197° Papa da Igreja Católica
Info/Papa
Atividade eclesiástica
Ordem Ordem de Cister
Diocese Diocese de Roma
Eleição 30 de dezembro de 1334
Entronização 8 de janeiro de 1335
Fim do pontificado 25 de abril de 1342
(7 anos, 126 dias)
Predecessor João XXII
Sucessor Clemente VI
Ordenação e nomeação
Nomeação episcopal 19 de março de 1317
Nomeado arcebispo 30 de dezembro de 1334
Cardinalato
Criação 18 de dezembro de 1327
por Papa João XXII
Ordem Cardeal-presbítero
Título Santa Priscila
Papado
Brasão
Consistório Consistórios de Bento XII
Dados pessoais
Nascimento Saverdun, França
1280
Morte Avinhão, França
25 de abril de 1342 (62 anos)
Nacionalidade francês
Nome de nascimento Jacques Fournier
Sepultura Catedral de Avinhão
dados em catholic-hierarchy.org
Categoria:Igreja Católica
Categoria:Hierarquia católica
Projeto Catolicismo
Lista de papas

O Papa Bento XII (em latim: Benedictus XII; 1285 - 25 de abril de 1342), nascido Jacques Fournier,[1] foi o papa de 30 de dezembro de 1334[2] a sua morte.[3] Ele foi o terceiro papa de Avignon. Bento foi um papa cuidadoso que reformou as ordens monásticas e se opôs ao nepotismo. Incapaz de remover sua capital para Roma ou Bolonha, ele iniciou o grande palácio em Avignon. Ele decidiu contra uma noção do Papa João XXII, dizendo que as almas podem atingir a "plenitude da visão beatífica " antes do Juízo Final.[4] Apesar de ser um reformador sólido, ele tentou, sem sucesso, reunir a Igreja Ortodoxa e a Igreja Católica, quase três séculos após o Grande Cisma; ele também não chegou a um acordo com Luís IV do Sacro Império Romano-Germânico.

Início da vida[editar | editar código-fonte]

Pouco se sabe sobre as origens de Jacques Fournier. Acredita-se que ele tenha nascido em Canté, no Condado de Foix, por volta da década de 1280, em uma família de meios modestos. Ele se tornou um monge cisterciense[5] e deixou o campo para estudar na Universidade de Paris. Em 1311, ele foi feito abade de Abadia de Fontfroide e rapidamente se tornou conhecido por sua inteligência e capacidade organizacional. Em 1317, ele foi nomeado bispo de Pamiers. Lá, ele empreendeu uma rigorosa caçada aos hereges cátaros,[6] como Guillaume Bélibaste, que ganhou elogios de autoridades religiosas, mas alienou o povo local.

Seus esforços contra os cátaros de Montaillou, no Arieja, foram cuidadosamente registrados no Registro Fournier, que ele levou a Roma e depositou na Biblioteca Apostólica Vaticana.[7] Sua transcrição foi editada por Jean Duvernoy e foi documentada pela micro-história pioneira de Emmanuel Le Roy Ladurie, Montaillou.

Em 1326, após o enraizamento bem-sucedido dos últimos - acreditava-se - hereges do sul, ele foi nomeado bispo de Mirepoix em Ariège e, um ano depois, em 1327, ele foi cardeal.

Adesão ao papado[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Conclave de 1334

Fournier sucedeu o Papa João XXII como papa, depois de ser eleito no Conclave de 1334. O Conclave foi inaugurado em 13 de dezembro, e parecia que poderia haver uma eleição rápida. Uma maioria de dois terços estava preparada para eleger o cardeal Jean-Raymond de Comminges, o bispo do Porto, se ele jurasse antecipadamente concordar em não devolver o papado a Roma. Comminges se recusou a fazer promessas para ser eleito. O Conclave, portanto, se baseia em longas discussões. Como o próprio Fournier disse: "... na discussão realizada sobre a eleição de um futuro papa, eles certamente poderiam ter concordado com outros mais conspícuos pela reputação de seus grandes méritos ...",[8] em outras palavras, havia vários possíveis candidatos. O cardeal cisterciense, Jacques Fournier, foi eleito na noite de 20 de dezembro de 1334, depois das Vésperas, no oitavo dia do Conclave.[9]

Política e atividade papal[editar | editar código-fonte]

Bento XII foi um papa em reforma que não seguiu as políticas de seu antecessor. Ele escolheu fazer as pazes com o Luís IV do Sacro Império Romano-Germânico e, na medida do possível, chegou a um acordo com os franciscanos, que então estavam em desacordo com a Sé Romana. Ele tentou conter os luxos das ordens monásticas, embora sem muito sucesso. Ele também ordenou a construção do Palácio dos Papas de Avinhão.

Bento passou a maior parte do tempo trabalhando em questões de teologia. Ele rejeitou muitas das ideias desenvolvidas por João XXII. A esse respeito, ele promulgou uma constituição apostólica, Benedictus Deus, em 1336. Esse dogma definia a crença da Igreja de que as almas dos que partem recebem sua recompensa eterna imediatamente após a morte, em vez de permanecer em um estado de existência inconsciente até o Juízo Final.[10] Embora alguns afirmem que ele fez campanha contra a Imaculada Conceição, isso está longe de ser claro. Ele se envolveu em longos debates teológicos com outras figuras notáveis ​​da época, como Guilherme de Ockham e Mestre Eckhart.

Embora nascido francês, Bento não sentiu patriotismo em relação à França nem a seu rei, Filipe VI de França.[5] Desde o início de seu papado, as relações entre ele e Filipe foram frígida.[5] Depois de ser informado do plano de Filipe de invadir a Escócia, Bento sugeriu que Eduardo III de Inglaterra, provavelmente venceria, independentemente.[5]

Tumba do Papa Bento XII, Catedral de Notre-Dame-des-Doms, Avignon

Brasão[editar | editar código-fonte]

  • Descrição: Escudo eclesiástico: De argente com bordadura de goles. O escudo está assente em tarja branca. O conjunto pousado sobre duas chaves decussadas, a primeira de jalde e a segunda de argente, atadas por um cordão de goles, com seus pingentes. Timbre: a tiara papal de argente com três coroas de jalde. Quando são postos suportes, estes são dois anjos de carnação, sustentando cada um, na mão livre, uma cruz trevolada tripla, de jalde.
  • Interpretação: O escudo obedece às regras heráldicas para os eclesiásticos. O campo de argente (prata) são símbolos do poder espiritual e do poder temporal. A bordadura de goles (vermelho) simboliza: o fogo da caridade inflamada no coração do Soberano Pontífice pelo Divino Espírito Santo, que o inspira diretamente do governo supremo da Igreja, bem como valor e o socorro aos necessitados, que o Vigário de Cristo deve dispensar a todos os homens. Os elementos externos do brasão expressam a jurisdição suprema do papa. As duas chaves "decussadas", uma de jalde (ouro) e a outra de argente (prata) são símbolos do poder espiritual e do poder temporal. E são uma referência do poder máximo do Sucessor de Pedro , relatado no Evangelho de São Mateus, que narra que Nosso Senhor Jesus Cristo disse a Pedro: "Dar-te-ei as chaves do reino dos céus, e tudo o que ligares na terra será ligado no céu, e tudo o que desligares na terra, será desligado no céu" (Mt 16, 19). Por conseguinte, as chaves são o símbolo típico do poder dado por Cristo a São Pedro e aos seus sucessores. Foi este papa que, em 1342, acrescentou à tiara papal sua terceira coroa que representa o Magistério, uma vez que a primeira coroa já representava a Jurisdição (o poder régio ou temporal) e a segunda a Ordem (o poder espiritual).


Precedido por
João XXII

Papa

197.º
Sucedido por
Clemente VI


Referências

  1. George L. Williams, Papal Genealogy:The Families and Descendants of the Popes, (McFarland & Company Inc., 1998), 42.
  2. Takashi Shogimen, Ockham and Political Discourse in the Late Middle Ages, (Cambridge University Press, 2007), 156.
  3. Mike Carr, Merchant Crusaders in the Aegean, 1291-1352, (The Boydell Press, 2015), 103.
  4. Rockwell, William Walker (1911). «Benedict». In: Chisholm, Hugh. Encyclopædia Britannica (em inglês) 11.ª ed. Encyclopædia Britannica, Inc. (atualmente em domínio público) 
  5. a b c d Jonathan Sumption, Trial by Battle, Vol.1, (Faber and Faber, 1990), 152-153.
  6. Lutz Kaelber, Schools of Asceticism: Ideology and Organization in Medieval Religious Communities, (The Pennsylvania State University Press, 1998), 219.
  7. Norman Davies, Europe: A History, (Oxford University Press, 1996), 411.
  8. habito super electionis futuri papae celebratione tractatu, licet consentire potuissent in alios majorum meritorum claritate conspicuos, et plurium virtutum titulis insignatos: Baronio (ed. Theiner), Vol. 25, p. 21, under the year 1334, 46.
  9. Martin Souchon, Die Papstwahlen von Bonifaz VIII bis Urban VI (Braunschweig: Benno Goeritz 1888), pp. 45-46. J. P. Adams, Sede Vacante 1334. Retrieved: 2016-06-26.
  10. «Benedictus Deus on». Papalencyclicals.net. Consultado em 23 de junho de 2013. Arquivado do original em 31 de maio de 2013 
Ícone de esboço Este artigo sobre um papa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.