Panzer – Wikipédia, a enciclopédia livre

Tiger (Tigre) II, o Panzer mais avançado da II Guerra Mundial.

Panzer é uma abreviação de "Panzerkampfwagen", um substantivo da língua alemã que se pode traduzir como "veículo blindado de combate" e que, na Inglaterra e nos Estados Unidos, é chamado de tanque. Tornou-se sinónimo dos tanques de batalha alemães durante os anos 1930 e 1940, e é geralmente designado por sua abreviatura "PzKpfw". Panzers foram usados em ambos os organismos terrestres que compunham as forças armadas alemãs na Segunda Guerra Mundial: a Waffen SS e a Wehrmacht.

Panzer kampfwagen IV Ausf.G, com as cores do Afrika Korps, preservado em museu.

Abaixo, alguns dos modelos Panzer usados ou produzidos pela Alemanha durante a Segunda Grande Guerra:

Variações individuais a estes modelos básicos foram identificadas com uma letra Ausführung (relativa à versão), que identificavam aperfeiçoamentos promovidos nos modelos iniciais, como a adoção de blindagens adicionais, diferentes combinações e modelos de armas e motorização, dentre outros itens. Em consequência a designação completa para identificação de um modelo Panzer é bastante complexa. Por exemplo, livros inteiros foram escritos para explicar diferenças entre um Pz.Kpfw III Ausf. E(U) e um Pz.Kpfw III Ausf. F(U).

Panzer kampfwagen V "Panther".

O termo Panzer pode causar certa confusão ao se referir ao PzKpfw V Panther (Pantera). Neste caso o modelo recebeu um codinome ou nome-de-guerra, no caso, Panther. Deve-se notar que o termo "Panzer" significa "blindado" (ou tanque), enquanto o termo "Panther" é o codinome do modelo, o mesmo que em Inglês significa Pantera.

As unidades Panzer[editar | editar código-fonte]

O termo Panzer também foi agregado à designação das unidades militares de campo que operavam com os veículos blindados (Panzer), nascendo assim termos como: Divisões Panzer, Regimentos Panzer e Exércitos Panzer' Destas unidades, as que granjearam maior reconhecimento em função de sua flexibilidade de emprego tático foram as "Divisões Panzer", unidades que constituíam a base de aplicação tática da doutrina de combate preconizada pela Blitzkrieg, a "guerra-relâmpago" idealizada pelos comandantes militares alemães. Cada Divisão Panzer era constituída normalmente por dois regimentos de carros de combate (Regimentos Panzer) que totalizavam em média 320 tanques, quatro batalhões de infantaria motorizada ou blindada, além de elementos de artilharia autopropulsada, engenharia de combate, comando e logística.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Commons
Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Panzer