Ornithomimus – Wikipédia, a enciclopédia livre

Ornithomimus
Intervalo temporal: Cretáceo Superior
76,5–66 Ma
Esqueleto montado de O. edmontonicus no Museu Real de Ontário
Classificação científica e
Domínio: Eukaryota
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Clado: Dinosauria
Clado: Saurischia
Clado: Theropoda
Clado: Ornithomimosauria
Família: Ornithomimidae
Gênero: Ornithomimus
Marsh, 1890
Espécie-tipo
Ornithomimus velox
Marsh, 1890
Espécies
  • O. edmontonicus
    Sternberg, 1933
  • O. samueli?
    (Parks, 1928)

Ornithomimus, (do latim "imitação de pássaro") é um gênero de dinossauro omnívoro e bípede que viveu no fim do período Cretáceo. Media em torno de 3,5 metros de comprimento e pesava em torno de 90 quilogramas.[1]

O ornitomimo era um dinossauro com uma capacidade mental elevada, e graças ao seu peso baixo e suas pernas longas, foi capaz de correr até 65 Km/h, sua velocidade era usada especialmente para escapar dos predadores já que não caçava outros dinossauros.

A alimentação do ornitomimo vai desde frutas até pequenos mamíferos e insetos, sendo assim um dinossauro omnívoro. A cauda do ornitomimo media em torno de 2 metros ocupando mais da metade do comprimento total do dinossauro e era usada para manter o dinossauro em equilíbrio enquanto corria.

Este dinossauro semelhante a uma avestruz, possuía um bico ósseo em vez de dentes, tornando-o bastante diferente dos outros terópodes. Era provavelmente omnívoro, engolindo tudo o que fosse pequeno o suficiente para caber na sua boca. Recentemente, descobriu-se que o seu corpo estaria coberto de penas macias, sendo que só os adultos teriam penas longos e decorativas ao longo dos membros.

O primeiro fóssil de ornitomimo foi descoberto em 1889, no Colorado, Estados Unidos. Mais tarde, em 1917, descobriu-se um esqueleto quase completo desse animal (fato difícil de acontecer).

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Ornithomimus». Sistema Global de Informação sobre Biodiversidade (em inglês). Consultado em 3 de outubro de 2020 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre dinossauros é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.