Or – Wikipédia, a enciclopédia livre

Or
 
Classe Metal
Equivalente não heráldico Ouro ou amarelo
Designações monocromáticas
Padrão de Hachura
Abrev. de Tricking o., or.
Designações poéticas
Corpo celeste Sol
Joia Topázio
Virtude ; obediência e gentileza

Em heráldica, ouro ou jalde, em francês: or (jalne) é o esmalte de ouro, e pertence à classe dos esmaltes claros, chamados metais. Em gravuras pode representar-se por um padrão pontilhado.[1] É muito frequentemente representado como amarelo, embora folha de ouro tenha sido usada em muitos manuscritos iluminados e em rolos de armas mais extravagantes.

A palavra "ouro" é ocasionalmente usada no lugar de "or" em blasonamento, às vezes para evitar a repetição da palavra "or" em um blasonamento, ou porque essa substituição estava na moda quando o blasonamento foi escrito pela primeira vez, ou quando é preferida pelo oficial de armas.[2] O uso de "ouro" por "or" (e "prata" por "argent") foi uma moda passageira entre certos escritores heráldicos em meados do século XX que tentaram "desmistificar" e popularizar o assunto da heráldica.

"Or" às vezes é escrito com letra maiúscula (por exemplo, "Gules, a fess Or") para não ser confundido com a conjunção "ou" no inglês. No entanto, este uso heráldico incorreto não é encontrado em obras de referência padrão, como o General Armory de Bernard Burke, 1884, e a Debrett's Peerage. Fox-Davies defendia que todas as tinturas permanecessem sem capitalização. Um blasonamento corretamente declarado deve eliminar qualquer possível confusão entre a tintura or e a conjunção "ou" (o que é raro em blasonamentos de qualquer forma), certamente para o leitor com uma competência básica em heráldica.

Or plain são as armas da família espanhola de Menezes.[3]

Significados poéticos[editar | editar código-fonte]

As diferentes tinturas às vezes são ditas estar associadas a significados e virtudes especiais, e com certos elementos e pedras preciosas, embora essas associações tenham sido em grande parte desconsideradas por heráldicos sérios.[4] As fontes variam, mas or (ouro) geralmente é dito representar o seguinte:

Galeria[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Heráldica: As Armas: O Escudo: Os Esmaltes: As Cores. Atelier Heráldico.». Consultado em 17 julho de 2020 
  2. Thomas, Woodcock; Robinson, John Martin (1988). The Oxford Guide to Heraldry. Oxford: Oxford University Press. p. 54. ISBN 0-19-211658-4 
  3. «Meneses family heraldry genealogy Coat of arms Meneses» 
  4. Woodcock, Thomas; Robinson, John Martin (1988). The Oxford Guide to Heraldry. Oxford: Oxford University Press. p. 53. ISBN 0-19-211658-4 
  5. Elvin, Charles Norton (1889). A Dictionary of Heraldry. Londres: Kent. p. 124 
  6. Elvin (1889), p. 117.
  7. Woodcock & Robinson (1988), p. 54, atribuído a Johannes de Bado Aureo.
Ícone de esboço Este artigo sobre heráldica é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.