Ogadénia – Wikipédia, a enciclopédia livre

Bandeira da Ogadénia
Mapa da Etiópia, destacando a região somali

Ogadénia (português europeu) ou Ogadênia (português brasileiro)[1] (em somali Ogaadeen) é uma parte da região somali da Etiópia. Por vezes tem sido chamada de "Somalilândia abissínia" ou "Somalilândia etíope" e os locais chamam-lhe Ogadênia (em somali Ogaadeeniya).

Na região a população é de sua maioria somali e muçulmana. É considerado para o povo somali que habita essa região, como a parte oeste da Somália. A região, que tem cerca de 200 000 quilômetros quadrados, faz fronteira com Jibuti, Quênia e Somália,[2] as cidades mais importantes são Jijiga, Degehabur, Gode, Kebri Dahar, Fiq, Shilavo, Kelafo, Werder e Danan. A região tem clima predominante de semiárido com elevação de 1 000 metros até 1 600.

Historia[editar | editar código-fonte]

Ogaden 1898.

Na sua história mais contemporânea, Ogaden foi anexada durante a ocupação italiana na região. Durante o final dos anos 1970, ocorreu a Guerra de Ogaden (1977 até 1978) onde houve a disputa da região pela Somália e Etiópia, cada nação sendo subsidiadas pelas superpotências União Soviética e Estados Unidos, respectivamente.

No final da guerra, a Etiópia consegue anexar a região, mas até hoje existem focos de resistência somalis na região, clamando anexação do território para a Somália.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Paixão, Paulo (Verão de 2021). «Os Nomes Portugueses das Aves de Todo o Mundo» (PDF) 2.ª ed. A Folha — Boletim da língua portuguesa nas instituições europeias. ISSN 1830-7809. Consultado em 13 de janeiro de 2022 
  2. Gebru Tareke, "The Ethiopia-Somalia War of 1977 Revisited," in Board of Trustees, Boston University, The International Journal of African Historical Studies. Boston University African Studies Center, 2000, p. 636.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Ogadénia
Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia da Etiópia, integrado ao Projeto África é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.