Obergruppenführer – Wikipédia, a enciclopédia livre

Obergruppenführer

Insignia de Obergruppenführer
Instituida em 1932
País Alemanha
Força SS e SA
Equivalente a General
Patentes Relacionadas
Patente Superior Oberstgruppenführer (SS)
Stabschef (SA)
Patente Inferior Gruppenführer

Obergruppenführer foi uma patente de paramilitares do Partido Nazista que foi primeiramente criado em 1932 como uma patente da SA e até o final de 1942 era a maior patente da SS inferior apenas ao Reichsführer-SS (Heinrich Himmler).[1][2][3] Traduzindo como "Líder de Grupo Senior",[4] esta patente da SA-Obergruppenführer foi usada pelos membros da Oberst SA-Führung (Comando Supremo da SA) e apenas por alguns comandantes de certos SA-Gruppen (Grupos SA). A patente de Obergrupperführer foi considerada senior para o antigo título de Gruppenführer.[5]

Como uma patente SS, Obergrupperführer foi criada para aumentar e expandir a SS sobre Heinrich Himmler. Himmler foi o primeiro oficial da SS apontado para a patente de SS-Obergruppenführer, e manteve a patente durante o tempo que servia como Reichsführer-SS. Na época que Himmler ganhou a patente de Obergruppenführer, Reichsführer era um simples título e não ainda a atual patente.

Nos primeiros anos da SS, o título de Obergruppenführer era ocasionalmente usado para fazer os dois lideres da SS iguais em senioridade, e para prevenir luta de poder com o Partido Nazista. O que foi o caso de Kurt Daluege, que comandou a maioria da SS na Região de Berlim entre 1930 e 1934. Para evitar ter separação da SS em duas entidades separadas, uma baseada no norte da Alemanha e outra na Baviera, Adolf Hitler promoveu Daluege para o novo título de Obergruppenführer fazendo ele igual ao título de Himmler.

Gottlob Berger, comandante da SS-Hauptamt, usando o uniforme de um SS-Obergruppenführer

Após a Noite das Facas Longas, a SS e a SA se tornaram organizações completamente separadas. A SA continuou usando a patente de Obergruppenführe, porem o título ganhou predominância maior na SS. Com o partido Nazista no poder, e a SS como Agência de Estado da Alemanha, SS-Obergruppenführer foi considerado o maior título da SS, com exceção do título especial de Himmler de Reichsführer-SS. Com a Waffen-SS, o título começou a ser considerado o equivalente a General completo.

Noventa e oito homens tiveram o título de SS-Obergruppenführer, 21 que serviram na Waffen-SS. A patente ficou sendo o maior título de SS-General até 1942, quando a SS criou a patente de SS-Oberstgruppenführer.

O título de Obergruppenführer foi mantido por alguns dos mais notáveis da SS, com Otto Dietrich, Reinhard Heydrich e Ernst Kaltenbrunner mantendo o título. Karl Wolff foi outro que ganhou o título e foi pego vivo pelos aliados após o final da Segunda Guerra Mundial.

SS-Obergruppenführer foi um título padrão para os lideres de policia e da SS assim como comandantes de divisão da Waffen-SS.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Campbell, Bruce (2015). The SA Generals and the Rise of Nazism (em inglês). Lexington: University Press of Kentucky. pp. 1, 155. ISBN 978-0-8131-4911-0 
  2. Farrell, Joseph P. (2006). The SS Brotherhood of the Bell: NASA's Nazis, JFK, and Majic-12 (em inglês). Kempton: Adventures Unlimited Press. 145 páginas. ISBN 978-1-931882-61-3 
  3. «Commandant of Auschwitz: The Autobiography of Rudolf Hoess». Amazon. Consultado em 17 de fevereiro de 2020 
  4. McNab 2009b, p. 15.
  5. McNab 2009, pp. 29-30.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]


Ícone de esboço Este artigo sobre tópicos militares é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.