O Xangô de Baker Street – Wikipédia, a enciclopédia livre

 Nota: Se procura a adaptação cinematográfica deste livro, veja O Xangô de Baker Street (filme).
O Xangô de Baker Street
O Xangô de Baker Street
Capa do livro.
Autor(es) Jô Soares
Idioma Português
País  Brasil
Gênero Romance policial, romance histórico
Editora Companhia das Letras
Lançamento 1995
Páginas 350
ISBN ISBN 8571644829
Edição portuguesa
Editora Presença
Lançamento 1996
Páginas 279
ISBN 972-23-2031-9
Cronologia
O Homem que Matou Getúlio Vargas
(1998)

O Xangô de Baker Street é um romance do humorista, escritor e apresentador de televisão brasileiro Jô Soares.[1]

Enredo[editar | editar código-fonte]

Rio de Janeiro, 1886. A diva francesa Sarah Bernhardt pela primeira vez se apresenta no Brasil. O público se curva perante o talento de Sarah, incluindo o imperador Dom Pedro II, que lhe conta um segredo: um valioso violino Stradivarius, um presente seu à baronesa Maria Luíza, desaparecera misteriosamente.

Sarah então sugere que o imperador convide o famoso detetive Sherlock Holmes para investigar o caso. Dom Pedro II aceita o conselho e logo o detetive inglês concorda em viajar até o Brasil para desvendar este mistério.

Ao mesmo tempo, um assassinato choca a cidade e deixa em pânico o delegado Mello Pimenta. Uma prostituta fora assassinada e teve suas orelhas decepadas e uma corda de violino estrategicamente colocada em seu corpo pelo assassino. Enquanto o delegado busca pistas, Holmes e Watson desembarcam no Rio de Janeiro sem saber os perigos que os esperam: feijoadas, caipirinhas, vatapás, pais de santo e o poder de sedução das mulatas locais.

Nesta história, Sherlock Holmes, dr. Watson e o delegado Mello Pimenta vão percorrer as ruas da capital brasileira atrás de informações para descobrir o mistério do violino e encontrar o autor dos crimes que estão chocando a cidade.

A trama ressuscita um Rio de Janeiro de fins do século XIX governado pela monarquia, envolvendo uma nobreza bajuladora e uma turma de boêmios cariocas.

Nesta história o famoso detetive inglês tem suas faculdades analíticas e seu senso de observação afetados pelo calor dos trópicos e por circunstâncias inesperadas. Em uma perseguição ao misterioso assassino Sherlock tem de parar por causa de um vatapá o qual lhe gerou uma dor de barriga. Este e outros acontecimentos que se seguem tornam o mesmo mais propenso a erros, mais humano.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Jô., Soares, (1995). O xangô de Baker Street : romance. [São Paulo, Brazil]: Companhia das Letras. ISBN 8571644829. OCLC 34409639 
Ícone de esboço Este artigo sobre um livro é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.