O Fantasma da Ópera (musical de 1986) – Wikipédia, a enciclopédia livre

O Fantasma da Ópera
O Fantasma da Ópera (musical de 1986)
Informação geral
Gênero
Direção Hal Prince
Produtor Cameron Mackintosh
Coreografia Gillian Lynne
Música Andrew Lloyd Webber
Letra Charles Hart
Richard Stilgoe (adicional)
Libreto Andrew Lloyd Webber
Richard Stilgoe
Baseado em O Fantasma da Ópera, de Gaston Leroux
Estreia 9 de outubro de 1986 (1986-10-09)
Prêmios Lista completa
País de origem  Reino Unido
Produções
  • 1986: West End (Inglaterra)
  • 1988: Broadway (Estados Unidos)
  • 1989: Christine Tour (Estados Unidos)
  • 1990: Raoul Tour (Estados Unidos)
  • 1993: Music Box Tour (Estados Unidos)
  • 1993: Turnê britânica
  • 1999: Turnê britânica
  • 2012: Turnê britânica
  • 2013: Turnê norte-americana
  • 2020: Turnê britânica e irlandesa
Apresentações notáveis
O Fantasma da Ópera no Royal Albert Hall
Personagens

The Phantom of the Opera (bra/prt: O Fantasma da Ópera) é um musical composto e co-escrito por Andrew Lloyd Webber, baseado no romance homônimo de Gaston Leroux. As músicas foram compostas por Andrew Lloyd Webber, com letras de Charles Hart e letras adicionais por Richard Stilgoe. O musical narra a história de uma bela soprano, Christine Daaé, que passa a ser a misteriosa obsessão de um gênio musical conhecido como "O Fantasma da Ópera", já que ninguém o vê nem sabe quem é. O álbum de estúdio com o elenco original está na lista dos 200 álbuns definitivos no Rock and Roll Hall of Fame,[1] e vendeu entre 24 a 40 milhões de discos ao redor do mundo.

O Fantasma da Ópera abriu no West End, Londres em 1986 e esteve em cena na Broadway, Nova Iorque de 1988 a 2023 com o mesmo elenco principal: Sarah Brightman, Michael Crawford e Steve Barton como Christine, Fantasma e Raoul, respectivamente. A produção foi dirigida por Hal Prince, coreografada por Gillian Lynne, designer de Maria Bjornson e iluminação de Andrew Bridge. Venceu tanto o Laurence Olivier Award e Tony Award de Melhor Musical. Crawford venceu de Melhor Ator em Musical em ambas premiações.

Em 2008, a produção do West End atingiu a marca de 9000 performances. Em 9 de janeiro de 2006, a produção de Nova Iorque se tornou o espetáculo da Broadway com o maior tempo de exibição, com sua performance de número 7486.[2] Ele comemorou seu desempenho número 10.000 na Broadway em 11 de fevereiro de 2012, a primeira produção de sempre a fazê-lo. É a terceira peça\ou musical mais tempo em cartaz de West End, depois de Les Misérables e The Mousetrap. De acordo com o website oficial, The Phantom of the Opera é a segunda produção de entretenimento de maior sucesso da história, com mais de 5 bilhões de dólares arrecadados, perdendo apenas para O Rei Leão (musical).[3] O musical é considerado a maior atração teatral de todos os tempos, já foi visto por 130 milhões de pessoas em 145 cidades em 24 países.

Em 2004, o show ganhou uma versão para o cinema, estrelada por Gerard Butler e Emmy Rossum. A esperada sequência do musical, Love Never Dies, estreou em Londres em fevereiro de 2010, e deveria chegar aos palcos da Broadway em novembro do mesmo ano mas teve sua estreia várias vezes adiada por causa da recepção negativa da crítica.

História[editar | editar código-fonte]

Ideia[editar | editar código-fonte]

Em 1984, Lloyd Webber contactou Cameron Mackintosh, o co-produtor de Cats, para propor um novo musical. Ele estava pensando em uma peça romântica, e sugeriu o livro O Fantasma da Ópera de Gaston Leroux como base. Eles examinaram tanto o filme de 1925 e o filme de 1943, mas não viram uma forma eficaz de passar o filme para os palcos. Mais tarde, em Nova York, Lloyd Webber encontrou uma cópia de segunda mão do romance de Leroux, que forneceu a inspiração necessária para desenvolver o musical.

I was actually writing something else at the time, and I realised that the reason I was hung up was because I was trying to write a major romantic story, and I had been trying to do that ever since I started my career. Then with the Phantom, it was there!
Eu estava tentando escrever outra coisa no momento, e eu percebi que a razão pela qual eu estava preso era porque eu estava tentando escrever uma grande história romântica, e eu estava tentando fazer isso desde que comecei a minha carreira. Então, com o Fantasma, eu tive esta chance!

— Andrew Lloyd Webber, The Phantom of the Opera Companion[4]

Letristas[editar | editar código-fonte]

Lloyd Webber primeiro se aproximou de Jim Steinman para escrever as letras por causa de seu "lado negro obsessivo", mas ele recusou a fim de cumprir seus compromissos em um álbum de Bonnie Tyler.[5] Alan Jay Lerner foi então recrutado, mas ele ficou gravemente doente e foi forçado a retirar-se; nenhuma de suas contribuições (envolvendo principalmente a música "Masquerade") são creditados no show.[6] Richard Stilgoe, o letrista de Starlight Express, escreveu a maioria das letras originais para a produção. Charles Hart, um jovem e letrista então relativamente desconhecido, mais tarde reescreveu muitas das letras, juntamente com a letra original de "Think of Me". Algumas das contribuições originais de Stilgoe ainda estão presentes na versão final, no entanto.

Pontuação[editar | editar código-fonte]

Inspirado em parte por uma versão musical antes da mesma história de Ken Colina, a pontuação de Lloyd Webber é, por vezes lírica em estilo, mas mantém a forma e a estrutura de um musical por toda parte. As passagens de ópera de facto são reservados principalmente para personagens coadjuvantes como Andre, Firmin, Carlotta, e Piangi. Eles também são usados para fornecer o conteúdo da "óperas" ficcionais que estão ocorrendo dentro do próprio show, como Hannibal, Il Muto, e obra-prima do Fantasma, Don Juan Triunfante. "Aqui, Lloyd Webber mistura vários estilos das grandes óperas de Meyerbeer através de Mozart e até mesmo Gilbert e Sullivan".[7] Essas peças são frequentemente apresentados como fragmentos musicais, interrompida por sequências de diálogo ou de ação, a fim de definir claramente o musical. Os extratos musicais da ópera do Fantasma, "Don Juan Triunfante", durante os últimos estágios do show, são dissonantes e modernas, sugerindo, talvez, que o Fantasma estava à frente de seu tempo artisticamente.

Concepção, direção e coreografia[editar | editar código-fonte]

Maria Björnson desenhou os cenários e mais de 200 figurinos, incluindo os vestidos elaborados na sequência de "Masquerade". Seus cenários, incluindo o lustre, gôndola subterrânea, e escadaria, lhe rendeu vários prêmios.[8] Hal Prince, diretor de Cabaret, Candide, Follies, e Evita de Lloyd Webber, dirigiu a produção, enquanto Gillian Lynne, a coreógrafa de Cats, foi diretora assistente da encenação musical integral e coreografia.

Primeira pré-visualização em Sydmonton[editar | editar código-fonte]

Uma prévia do primeiro ato foi encenado no Sydmonton (casa de Lloyd Webber), em 1985, estrelado por Colm Wilkinson (mais tarde iria estrela há produção de Toronto) como o Fantasma, Sarah Brightman como Kristin (mais tarde Christine) e Clive Carter (mais tarde um membro da o elenco de Londres) como Raoul. Esta produção muito preliminar usava as letras originais de Richard Stilgoe, e muitas canções usava nomes que foram posteriormente alterados, como "What Has Time Done to Me" ("Think of Me"), e "Papers" ("Notes"). A Máscara original do Fantasma cobria todo o rosto e permaneceu no local durante toda a performance, obscurecendo a visão do ator e abafando sua voz. Björnson projetou uma meia máscara agora icônico para substituí-lo, e a seqüência do desmascaramento foi adicionada.[9] Clipes deste desempenho foram incluídos no DVD da produção filme de 2004.

West End[editar | editar código-fonte]

O Fantasma da Ópera começou a ter prévias no Her Majesty's Theatre em West End, Londres, em 27 de setembro de 1986 sob a direção de Hal Prince, em seguida, abriu em 9 de outubro. Michael Crawford estrelou no papel-título, com Sarah Brightman como Christine e Steve Barton como Raoul.[10] A produção ainda está no Her Majesty's Theatre e comemorou sua 10.000ª apresentação em 23 de outubro de 2010, com a presença de Lloyd Webber e o Fantasma original, Michael Crawford.[11] É o segundo mais longo musical de West End, depois de Les Misérables, e a terceiro mais longa produção teatral geral de West End depois de Les Misérables e The Mousetrap.

A performance de comemoração do 25º aniversário realizada em Londres, entre 1 e 2 de Outubro de 2011, no Royal Albert Hall foi transmitido ao vivo em cinemas de todo o mundo.[12] A produção foi produzida por Cameron Mackintosh, dirigido por Laurence Connor, encenação musical e coreografia de Gillian Lynne, cenografia de Matt Kinley, figurino de Maria Björnson, design de iluminação por Patrick Woodroffe e design de som por Mick Potter. O elenco incluía Ramin Karimloo como o Fantasma, Sierra Boggess como Christine, Hadley Fraser como Raoul, Wynne Evans como Piangi, Wendy Ferguson como Carlotta, Barry James como Monsieur Firmin, Gareth Snook como Monsieur Andre, Liz Robertson como Madame Giry e Daisy Maywood como Meg Giry. Lloyd Webber e vários membros do elenco original, incluindo Crawford e Brightman, estavam presentes. Um DVD e Blu-ray da performance foi lançado em fevereiro de 2012.[13]

Broadway[editar | editar código-fonte]

O Fantasma da Ópera no Majestic Theatre

Fantasma começou as prévias na Broadway no Teatro Majestic, em 9 de Janeiro de 1988 e inaugurado em 26 de janeiro. Crawford, Brightman, e Barton reprisaram seus respectivos papéis de West End. A produção continua a desempenhar no Majestic, onde se tornou o primeiro musical da Broadway a ultrapassar às 10.000 performances em 11 de fevereiro de 2012. Em 26 de janeiro de 2013, a produção celebrou o seu 25 º aniversário com o seu desempenho 10.400. Ele é, por mais de 3.000 apresentações, o show com maior número de apresentações na história da Broadway.

A última apresentação ocorreu em 16 de Abril de 2023, após 13.973 apresentações [14]

Produções Não-profissionais[editar | editar código-fonte]

Em 2013 os direitos para realizar "Fantasma" foram liberados para grupos não-profissionais.[15] A companhia de CLOC encenou a primeira versão amadora em maio de 2013, no National Theatre, em Melbourne, na Austrália. Em junho de 2013, Windmill Theatre Company, encenou a produção no Teatro Tambor em Dandenong.[16] Também em junho de 2013, a Wellington Musical Theatre fez sua versão que estreou na Nova Zelândia, estrelado por Chris Crowe e Barbara Graham.[17] Em setembro de 2013, o musical ganhou vida através de uma versão lipsync, pelo Drama Club do CCBEUC, Brasil.[18]

Enredo[editar | editar código-fonte]

[editar | editar código-fonte]

No palco da fictícia Ópera Populaire em 1905, um leilão de antigos adereços teatrais está em andamento. O lote 665 é comprado por um idoso Raoul, Visconde de Chagny, uma caixa de música feita de papel machê em forma de um macaco. Ele a olha com tristeza, lembrando que os detalhes são "exatamente como ela disse". O lote 666 é um lustre quebrado que, o leiloeiro explica, tem uma conexão com "o estranho caso do Fantasma da Ópera, um mistério nunca totalmente explicado". Quando o lustre é descoberto, as luzes piscam para a vida e magicamente se levanta sobre a plateia para sua posição original no telhado. Enquanto ele sobe, os anos voltam para trás e a Ópera retorna à sua grandeza de 1880. ("Overture")

Ato I[editar | editar código-fonte]

Agora é 1881. Enquanto Carlotta, prima donna (papel principal) soprano da ópera, ensaia para o desempenho daquela noite, um pano de fundo cai sem aviso prévio. "O Fantasma! Ele está aqui!" os membros do elenco sussurram ansiosamente. Os novos donos do Opera, Firmin e André, tentam minimizar o incidente, mas Carlotta se recusa a continuar e irritada sai do palco. Madame Giry, supervisora do balé da Ópera, diz a Firmin e André que Christine Daaé, uma corista sueca e filha órfã de um violinista proeminente, foi "bem ensinada" e poderia cantar o papel de Carlotta. Os proprietários relutantemente aceitam á audição de Christine, e para sua surpresa, ela está à altura do desafio. ("Think of Me")

Depois no backstage de sua estreia triunfante, Christine confessa a sua melhor amiga Meg Giry (filha de Madame Giry), que ela conhece seu misterioso professor apenas como Anjo da Música. ("Angel of Music"). O novo patrono da Opera, Raoul, o Visconde de Chagny, encontra Christine, sua velha amiga de infância, em seu camarim. ("Little Lotte") Christine relembra com Raoul as histórias do "Anjo da Música" que seu falecido pai costumava contar-lhes, e confidencia que o anjo a visitou e lhe ensinou a cantar. Raoul ri de suas "fantasias" e convida-a para jantar. Ele sai e um fantasma ciumento aparece no espelho de Christine sob o disfarce de Anjo da Música. ("The Mirror / Angel of Music (Reprise)") Christine implora para ele revelar-se e o Fantasma faz, e em seguida, a orienta para um reino subterrâneo fantasmagórico. ("The Phantom of the Opera") Eles atravessam um lago subterrâneo para seu esconderijo secreto debaixo da casa de ópera. O Fantasma explica que ele escolheu Christine para cantar sua música e a encanta com sua própria voz sublime. ("The Music of the Night") Christine vê um manequim semelhante a si mesma em um vestido de casamento, e quando o manequim de repente se move, ela desmaia. O Fantasma pega-a e coloca-a delicadamente em uma cama.

Enquanto o Fantasma compõe música em seu órgão, Christine desperta ao som da caixinha de música de macaco. ("I remember ...") Ela desliza por trás do Fantasma, levanta sua máscara, e vê o seu deformado rosto. O Fantasma grita e bate nela por sua curiosidade, e então com tristeza expressa seu desejo de parecer normal e ser amado por ela. ("Stranger Than You Dream It")

Enquanto isso, dentro da casa de ópera, Joseph Buquet, o assistente de palco chefe da ópera, conta a história de como Madame Giry sabe inexplicavelmente muito sobre o Fantasma e brinda a todos com contos do "Fantasma da Ópera" e seu terrível Punjab lasso (garrote para estrangular). ("Magical Lasso") Madame Giry adverte Buquet para não falar sobre coisas que não sabe. No escritório dos gestores, Madame Giry entrega uma nota do Fantasma: Ele exige que Christine substitua Carlotta na nova ópera, II Muto, ou haverá um desastre terrível "além da imaginação" se ela não estrelar. ("Notes ...") Firmin e André asseguram a Carlotta, enfurecida, que ela continuará a ser a estrela, ("Prima Donna"), mas durante a sua performance, ("Poor fool, He makes me laugh") o Fantasma faz sua voz soar como á de um sapo. Um interlúdio de balé começa, para manter o público entretido, mas uma série de sombras ameaçadoras podem ser vistas ao fundo. De repente, o corpo de Buquet, pendurado no Punjab lasso, aparece no meio do palco. Firmin e André implora para o público se acalmar e o riso diabólico do Fantasma é ouvido ao fundo.

Na confusão que se seguiu, Christine foge com Raoul para o telhado, onde ela conta a ele sobre seu encontro subterrâneo com o Fantasma. Raoul é cético, ("Why have you brought me here? / Raoul, Ill be there"), mas jura amar e protegê-la sempre. (" All I Ask of You ") O Fantasma, que ouviu a conversa, está inconsolável. Ele furiosamente jura vingança contra Raoul, ("All I Ask of You (Reprise)") e faz o lustre da ópera cair em cima do palco enquanto a cortina cai.

Ato II[editar | editar código-fonte]

Seis meses mais tarde, no meio do baile de máscaras, o Fantasma, fantasiado como a Morte Vermelha, faz sua primeira aparição desde o desastre do lustre. ("Masquerade/Why so silent?") Ele anuncia aos convidados atordoados que escreveu uma ópera intitulada Don Juan Triunfante. Ele exige que seja produzida imediatamente, com Christine (que agora está noiva de Raoul) no papel principal, e alerta para consequências terríveis se não fizerem as coisas do seu jeito, e desaparece em um flash de fogo e fumaça. Raoul exige que Madame Giry conte-lhe o que sabe sobre o Fantasma. Relutantemente, ela responde que ele é um músico brilhante e mágico nascido com um rosto terrivelmente deformado, que escapou do cativeiro em um show de horrores e desapareceu.

Durante os ensaios, Raoul inventa um plano para usar Don Juan Triunfante como uma armadilha para capturar o Fantasma, sabendo que o Fantasma assistirá a estreia. ("Notes / Twisted Ever Way") Christine, dividida entre seu amor por Raoul e a sua gratidão pelos ensinamentos do Fantasma, visita o túmulo de seu pai, desejando sua orientação. ("Whising You Were Somehow Here Again") O Fantasma aparece, mais uma vez sob o disfarce do Anjo da Música. ("Wandering Child") Christine quase cai sob seu feitiço, mas Raoul chega para resgatá-la. O Fantasma provoca Raoul, com lançamentos de mísseis de fogo sobre ele, ("Bravo Monsieur") até Christine implorar para Raoul ir embora com ela. Furioso, o Fantasma coloca fogo no cemitério.

Don Juan Triunfante abre com Christine e Ubaldo Piangi, principal tenor da ópera, cantando os papéis principais. ("Don Juan") Durante o dueto, Christine, de repente percebe que ela não está cantando com Piangi, mas com o próprio Fantasma. ("The Point of No Return") Ele expressa seu amor por ela e dá-lhe um anel, mas Christine arranca a máscara, expondo o rosto deformado para o público chocado. Quando Piangi é encontrado estrangulado até a morte nos bastidores, o Fantasma aproveita a confusão e sequestra Christine e foge do teatro. Uma multidão enfurecida liderada por Meg vasculha o teatro atrás do Fantasma, enquanto Madame Giry leva Raoul para a toca subterrânea do Fantasma, e avisa para ter cuidado com seu laço Punjab.

No covil, Christine é forçada a vestir o vestido de casamento da boneca. ("Down Once More/ Track down this murderer") Raoul chega, mas o Fantasma o captura com seu laço. Ele diz a Christine que irá liberar Raoul se ela concordar em ficar com ele para sempre; se ela se recusar, Raoul vai morrer. ("Final Lair") Christine diz ao Fantasma que é a sua alma que é deformada, não o seu rosto, e o beija. O Fantasma, que pela primeira vez experimenta bondade e compaixão, resolve deixar os dois livres. Christine devolve ao Fantasma o anel que ele a deu, e ele diz que a ama. Ela chora, se força a se virar, e sai com Raoul. O Fantasma, chorando, se aconchega em seu trono e se cobre com sua capa. A multidão chega ao covil e Meg tira a capa, mas o fantasma desapareceu; apenas sua máscara permanece.

Números musicais[editar | editar código-fonte]

Primeiro Ato[editar | editar código-fonte]

  • Overture - Orquestra
  • Hannibal - Carlotta, Piangi, André, Firmin, Madame Giry, Meg e Ensemble
  • Pensa em Mim - Christine Daaé, Meg Giry e Raoul
  • Anjo da Música - Meg Giry, Christine Daaé e o Fantasma
  • Linda Lotte / O Espelho - Christine Daaé, Raoul e Fantasma
  • O Fantasma da Ópera - Christine Daaé e Fantasma
  • A Música da Escuridão - O Fantasma
  • Eu Me Lembro / Bem Pior que os Sonhos - Christine e o Fantasma
  • Magical Lasso - Buquet, Madame Giry, Meg Giry e as bailarinas
  • Empresários I / Prima Donna - Monsieur Firmin, Monsieur André, Raoul, Carlotta, Madame Giry, Meg Giry, Piangi e o Fantasma
  • Ah Tolo Faz-me Rir (Il Muto) - Carlotta, Joalheiro, Peruqueiro, Confidente, Meg Giry e Don Attilio
  • Por que Vieste Aqui? / Eu Sei, Eu Vi - Raoul e Christine
  • Preciso Ouvir de Ti - Raoul e Christine
  • Preciso Ouvir de Ti (Reprise) - O Fantasma

Segundo Ato[editar | editar código-fonte]

  • Entr'acte - Orquestra
  • Carnaval - Todo o Elenco
  • Que Silêncio Sepulcral - O Fantasma
  • Empresários II / Que Rumos Escolher - Monsieur Firmin, Monsieur André, Raoul, Carlotta, Madame Giry, Piangi e o Fantasma
  • Quem Me Dera Vê-lo Outra Vez - Christine Daaé
  • Pobre Criança / Bravo, Monsieur! - O Fantasma, Christine Daaé e Raoul
  • Já Não Há Retorno Mais - O Fantasma e Christine Daaé
  • Esconderijo Final I / O Assassino Não Pode Escapar - Raoul, Fantasma, Christine Daaé e Ensemble
  • Esconderijo Final II - Raoul, Christine Daaé e o Fantasma

Personagens principais[editar | editar código-fonte]

Personagem Descrição Ator original da Broadway Ator original no West End Ator do Brasil em 2005 Ator do Brasil em 2018
Erik, o Fantasma da Ópera Um homem que nasceu com uma deformidade parcial no rosto, usando uma máscara para cobri-la. Mais tarde, se torna um gênio da música que se esconde nos fundos de uma ópera em Paris. Michael Crawford Saulo Vasconcelos Thiago Arancam
Christine Daaé A jovem e ingênua bailarina e integrante do coro da Ópera de Paris, que tem aulas de canto com uma voz misteriosa, se tornando uma bela soprano. Sarah Brightman Sara Sarres e Kiara Sasso Lina Mendes e Giulia Nadruz
Raoul, Visconde de Chagny O patrono da Ópera de Paris e o amor de infância de Christine, que fará de tudo para ter o seu grande amor ao seu lado. Steve Barton Nando Pradho Fred Silveira
Carlotta Giudicelli A prima donna soprano da Ópera de Paris que ficará com muita inveja após o sucesso de Christine em seu lugar. Judy Kaye Rosemary Ash Edna D'Oliveira Bete Diva
Monsieur Richard Firmin O ranzinza administrador da Ópera de Paris. Nicholas Wyman John Savident Jhonatas Joba Sandro Christopher
Monsieur Gilles André O leviano administrador da Ópera de Paris. Cris Groenendaal David Firth Homero Velho Marcos Lanza
Madame Giry A mestra de balé da ópera e a confidente do Fantasma. Leila Martins Maria Millar Paula Capovilla Taís Vieira
Meg Giry A filha de Madame Giry, integrante do balé da ópera e melhor amiga de Christine. Elisa Heinsohn Janet Devenish Carolina Puntel Fernanda Muniz
Ubaldo Piangi O principal tenor da ópera de Paris e o leal marido de Carlotta. John Aron Fernando Palazza Cleyton Pulzi
  • Erik, o Fantasma da Ópera (Tenor / Barítono) - Um homem que nasceu com uma deformidade parcial no rosto, usando uma máscara para cobri-la. Mais tarde, se torna um gênio da música que se esconde nos fundos de uma ópera em Paris.
  • Christine Daaé (Soprano) - A jovem e ingênua bailarina e integrante do coro da Ópera de Paris, que tem aulas de canto com uma voz misteriosa, se tornando uma bela soprano.
  • Raoul, Visconde de Chagny (Tenor / Barítono) - O patrono da Ópera de Paris e o amor de infância de Christine, que fará de tudo para ter o seu grande amor ao seu lado.
  • Carlotta Giudicelli (Soprano) - A prima donna soprano da Ópera de Paris que ficará com muita inveja após o sucesso de Christine em seu lugar.
  • Madame Giry (Mezzo-Soprano) - A mestra de balé da ópera e a confidente do Fantasma.
  • Meg Giry (Mezzo-Soprano) - A filha de Madame Giry, integrante do balé da ópera e melhor amiga de Christine.
  • Monsieur Richard Firmin (Barítono) - O ranzinza administrador da Ópera de Paris.
  • Monsieur Gilles André (Barítono) - O leviano administrador da Ópera de Paris.
  • Ubaldo Piangi (Tenor) - O principal tenor da ópera de Paris e o leal marido de Carlotta.

O Fantasma da Ópera no Brasil[editar | editar código-fonte]

O musical iniciou sua primeira temporada no Brasil no dia 21 de abril de 2005, no Teatro Abril em São Paulo, sendo à época o espetáculo teatral mais caro feito no país.[19] A produção teve sua temporada estendida duas vezes, até 2007.[20] O papel do Fantasma foi atuado por Saulo Vasconcelos, que também fez o mesmo personagem na montagem do México.[21]

Uma nova versão nacional do musical estreia pela Time For Fun no dia 02 de agosto de 2018, no atual Teatro Renault (antigo Teatro Abril), 13 anos depois da primeira versão, com direção de Harold Prince, versão brasileira de Cláudio Botelho e atualização de script de Mariana Elisabetsky e Victor Mühlethaler. Estrelando Thiago Arancam e Leonardo Neiva como O Fantasma da Ópera, Lina Mendes e Giulia Nadruz, como Christine Daaé e Fred Silveira, como Raoul.[22]

Elenco[editar | editar código-fonte]

Personagem Elenco Brasileiro de 2005[23] Elenco Brasileiro de 2018[24]
O Fantasma Saulo Vasconcelos

Covers: Fred Silveira e Marcos Tumura

Thiago Arancam

Alternante: Leonardo Neiva

Covers: Fred Silveira e Cleyton Pulzi

Christine Daaé Sara Sarres

Alternante: Kiara Sasso

Covers: Bianca Tadini e Daniela Vega

Lina Mendes

Alternante: Giulia Nadruz

Cover: Raquel Paulin / Daruã Góes

Raoul, Visconde de Chagny Nando Pradho

Cover: Fred Silveira e André Saporetti

Fred Silveira

Covers: Henrique Moretzsohn e Diego Velloso / Felipe Assis Brasi

Carlotta Giudicelli Edna D'Oliveira

Alternante: Cidalia Castro e Solange Siquerolli

Cover: Amélia Gumes

Bete Diva / Joyce Martins

Covers: Joyce Martins e Annada Sammarine / Natália Hubner e Roseane Soares

Monsieur Gilles André Homero Velho

Covers: Marcos Tumura e André Saporetti

Marcos Lanza

Covers: Douglas Tholedo e Diego Velloso / Felipe Assis Brasil e Diego Luri

Monsieur Richard Firmin Jhonatas Joba

Cover: Rodrigo Miallaret

Sandro Christopher

Covers: Rodrigo Miallaret e Leonardo Diniz

Madame Giry Paula Capovilla

Covers: Alessandra Linhares e Magda Painno

Taís Víera

Covers: Bianca Tadini e Natacha Wiggers

Ubaldo Piangi Fernando Palazza

Cover: Rinaldo Viana

Cleyton Pulzi

Covers: Gilberto Chaves e Leandro Cavalcante

Meg Giry Carolina Puntel

Covers: Júlia Duarte e Janaína Amorim

Fernanda Muniz

Covers: Caru Truzzi e Carol Tangerino

Ensemble Masculino Luiz Amorim: Leiloeiro / Lefèvre

Marcos Tumura: Reyer / Joalheiro

Daniel Marchi: Joseph Buquet / Passarino

Saulo Javan: Don Attilio

Fred Silveira: Carregador / Policial

André Saporetti: Carregador / Peruqueiro

Misael Santos: Bombeiro / Monge

Jordi Quelart: Bombeiro / Monge

Swings: Eduardo Amir e Fábio Yoshihara

Rodrigo Miallaret / Leonardo Diniz: Leiloeiro / Lefèvre

Douglas Tholedo / Felipe Assis Brasil Reyer / Joalheiro

Paulo Santos: Joseph Buquet

Misael Santos / Anderson Barbosa: Don Attilio

Leonardo Diniz / Paulo Grossi: Carregador / Passarino Henrique Moretzsohn: Carregador / Peruqueiro / Policial

Gilberto Chaves: Bombeiro / Monge

Leandro Cavalcante: Bombeiro / Monge

Swings: Diego Luri e Diego Velloso / Gustavo Ceccarelli

Ensemble Feminino Solange Siquerolli: Camareira / Confidente

Cidalia Castro: Mulher do Taverneiro

Bianca Tadini: Princesa / Noiva do Espelho

Marly Montoni: Mulher Espanhola

Alessandra Linhares: Mulher Selvagem / Pajem

Amélia Gumes: Madame Firmin


Swings: Anna Toledo e Renata Sampaio

Gabriela Bueno: Camareira / Confidente/ Mulher do Taverneiro

Joyce Martins / Alexandra Liambos: Mulher Espanhola

Raquel Paulin / Daruã Góes: Princesa / Noiva do Espelho

Natália Hubner: Mulher Selvagem e Mulher Espanhola

Bianca Tadini / Roseane Soares: Mulher Selvagem / Pajem

Natacha Wiggers: Madame Firmin


Swings: Annada Sammarine e Laura Duarte / Bianca Tadini e Maria Neto

Ensemble Bailarinos Andressa Corso: Bailarina

Brenda Nadler: Bailarina

Carolina Kimie: Bailarina

Janaína Amorim: Bailarina

Júlia Duarte: Bailarina

Myrthes Monteiro: Bailarina

Rodrigo Vicente: Bailarino / Capataz

Leandro Benedicto: Bailarino Solista


Swings: Adalberto Alves e Sabrina Mirabelli

Ariadne Okuyama: Bailarina

Carol Paz: Bailarina

Carol Tangerino: Bailarina

Caru Truzzi: Bailarina

Isabella Morcinelli: Bailarina

Yasmim Barbosa: Bailarina

Victor Vargas: Bailarino / Capataz

Thiago Garça: Bailarino Solista


Swings: João Luis da Matta e Larissa Leão

Prêmio Bibi Ferreira[editar | editar código-fonte]

Ano Categoria Nomeado Resultado
2019 Melhor Musical Venceu
Melhor Musical - Voto Popular Venceu
Melhor Ator Coadjuvante Fred Silveira Indicado

Adaptações[editar | editar código-fonte]

Versão para os cinemas[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: O Fantasma da Ópera (2004)

A Universal Studios comprou o direito da adaptação para os cinemas no início dos anos 90, mas apenas começou a desenvolvê-lo entre 2002-2003, após o sucesso de Moulin Rouge!, porque musicais tem fama de irem mal bilheterias. Ao invés de utilizar Michael Crawford como o Fantasma, os produtores decidiram que ele era "velho demais para seduzir uma jovem de 17 anos", e preferiram escolher um Fantasma mais jovial para agradar o público, com o escolhido sendo Gerard Butler; Emmy Rossum foi Christine. Dirigido pelo Joel Schumacher, o filme foi razoável em bilheterias mas recebeu críticas negativas pelo enredo, falta de terror\e atmosfera gótica do musical, Butler não saber cantar, entre outros. Apesar disto, foi indicado a três Oscars: Melhor Direção de Arte, Melhor Fotografia e Melhor Canção Original (Learn to be Lonely).

Las Vegas Spetacular[editar | editar código-fonte]

Em 2006, O Fantasma da Ópera ganhou uma nova produção em Las Vegas, intitulada The Las Vegas Spetacular no Venetian Resort e Casino. Estreando em 24 de junho de 2006, a produção coloca o público numa experiência imersiva e sem entreatos de 95 minutos. Inclui alterações no libreto original, como a queda do lustre que ocorre após The Point of no Return como no filme de 2004. Foi estrelado originalmente por Sierra Boggess como Christine com Anthony Crivello e Brent Barrett alternando como o Fantasma. Após seis anos em cartaz, fechou em setembro de 2012.[25]

Royal Albert Hall[editar | editar código-fonte]

Em 2011, para comemorar sua marca de 25 anos em cartaz em West End, o Fantasma ganhou três shows especiais no Royal Albert Hall, com o último sendo transmitido mundialmente. Sierra Boggess foi Christine e Ramin Karimloo foi o Fantasma.

Sequência[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Love Never Dies

Lloyd Webber começou a planejar uma continuação do Fantasma da Ópera nos anos 90, mas apenas retornou ao projeto em 2006. Após anos em produção e ampla espera, Love Never Dies estreou em março de 2010 no Adelphi Theatre em West End. A história ocorre 10 anos após o original, em Coney Island, Nova Iorque. Ramin Karimloo e Sierra Boggess foram Fantasma e Christine. Love Never Dies recebeu críticas mistas e recebeu ódio generalizado dos fãs do Fantasma original, o que culminou em seu fechamento após 18 meses em cartaz. No entanto, a produção seguinte em Melbourne na Austrália, foi elogiada pelos críticos e é refeita nas demais produções do musical ao redor do mundo.

Gravações[editar | editar código-fonte]

Gravações de elenco foram feitas em Londres, austríaco, e produções canadenses. A gravação do elenco original de Londres 1986, lançado pela Polydor Records, em 1987, foram certificados 4 × Platina no Estados Unidos.[26] Fantasma também foi certificada 3 × Platina no Reino Unido.[27] A gravação elenco canadense foi 2 × Platina no Canadá.[28] Na Suíça, Fantasma foi certificada 3 × Platina.[29] Gravações do elenco de Viena e o elenco Hamburgo foram certificados ouro e platina triplo, respectivamente, na Alemanha.[30] A gravação do álbum original vendeu supostamente de 24 milhões á 40 milhões de cópias no mundo todo.[31]

A gravação ao vivo de O Fantasma da Ópera no Royal Albert Hall foi lançado no Reino Unido em 15 de novembro de 2011 e, posteriormente, nos EUA e Canadá em 7 de fevereiro de 2012, junto com Blu-ray e vídeos em DVD, e um colecionador box set do concerto Royal Albert, com a gravação do elenco original e a sequela, Love Never Dies.

Prêmios e Indicações[editar | editar código-fonte]

Ano Prêmio Categoria Nomeação Resultado
1986 Laurence Olivier Award[32][33] Melhor Novo Musical Venceu
Melhor Ator em Musical Michael Crawford Venceu
Melhor Design Maria Björnson Indicado
2002 Show mais Popular Venceu

Original Produção da Broadway[editar | editar código-fonte]

Ano Premio Categoria Nomeação Resultado
1988 Drama Desk Award Melhor Musical Indicado
Melhor Ator de Musical Michael Crawford Venceu
Melhor Atriz em Musical Sarah Brightman Indicado
Melhor Diretor Harold Prince Venceu
Melhor Música Andrew Lloyd Webber Venceu
Melhor Orquestrações David Cullen e Andrew Lloyd Webber Venceu
Melhor Direção de Arte Maria Björnson Venceu
Melhor Figurino Venceu
Melhor Iluminação Andrew Bridge Venceu
Tony Award[34] Melhor Musical Venceu
Melhor Ator em Musical Michael Crawford Venceu
Melhor Atriz em Musical Judy Kaye Venceu
Melhor Diretor de Musical Harold Prince Venceu
Melhor Libreto Musical Richard Stilgoe e Andrew Lloyd Webber Indicado
Melhor Trilha Sonora Original Andrew Lloyd Webber, Charles Hart e Richard Stilgoe Indicado
Melhor Design de Arte Maria Björnson Venceu
Melhor Figurino Venceu
Melhor Iluminação Andrew Bridge Venceu
Melhor Coreografa Gillian Lynne Indicado

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «2007 National Association of Recording Merchandisers». TimePieces.nl (em inglês). 2007. Consultado em 26 de maio de 2010 
  2. «Phantom musical surpasses record» [Musical Fantasma quebra recorde]. BBC News. 10 de janeiro de 2006. Consultado em 13 de maio de 2011 
  3. Trueman, Matt. «Lion King rules Broadway as highest grossing show of all time» [O Rei Leão é o show de maior lucro da história] (em inglês). The Guardian 
  4. Andrew Lloyd Webber (2007). The Phantom of the Opera Companion: Reduced Format (em inglês). [S.l.]: Pavilion Books. ISBN 9781862057630 
  5. Bright, Spencer (8 de dezembro de 1996). «Jim'll Fix It» (em inglês). The Sunday Times 
  6. Citron, Stephen. Sondheim e Lloyd-Webber (2001), Oxford University Press
  7. Coveney, M. Gatos em um candelabro: The Andrew Lloyd Webber Story. Nova Iorque, Hutchinson (1999). pp. 200-206.
  8. «Show business Maria Björnson dies». Consultado em 20 de setembro de 2014. Arquivado do original em 24 de setembro de 2014 
  9. Behind the Mask - documentário, da edição em DVD do filme de 2004
  10. «London Lauds 'Phantom of the Opera'» [Londres louva 'Fantasma da Ópera'] (em inglês). The New York Times. Associated Press. 14 de outubro de 1986. Consultado em 17 de janeiro de 2019 
  11. «Video of the London's 10,000th show celebrations» [Vídeo das celebrações do 10.000º show de Londres]. ThePhantomOfTheOpera.com (em inglês). 27 de outubro de 2010. Consultado em 17 de janeiro de 2019 
  12. «Fantasma nos cinemas» (em inglês). Consultado em 20 de setembro de 2014. Arquivado do original em 1 de janeiro de 2015 
  13. «O Fantasma da Ópera no Royal Albert Hall» 
  14. «The Phantom of the Opera – Broadway Musical – Original | IBDB». www.ibdb.com. Consultado em 17 de abril de 2023 
  15. «THEATRE: The Phantom of the Opera» (em inglês). The Newcastle Herald. 22 de agosto de 2013 
  16. «Drum hosts Phantom of the Opera» (em inglês). Dandenong Star Journal. 4 de julho de 2013 
  17. Small, Jamie (18 de junho de 2013). «Making Phantom Of The Opera matter». Stuff.co.nz (em inglês) 
  18. «Adaptação de "O Fantasma da Ópera" será apresentada no Teatro Castro Mendes». Campinas.com.br. 2 de setembro de 2013 
  19. «"O Fantasma da Ópera" traz história de teatro assombrado por mascarado». Folha de S.Paulo. 21 de abril de 2005. Consultado em 17 de janeiro de 2019 
  20. «"O Fantasma da Ópera" estende temporada para 2007». Folha de S.Paulo. 22 de dezembro de 2006. Consultado em 17 de janeiro de 2019 
  21. «Atores de "O Fantasma da Ópera" vivem para a peça». Terra. 6 de abril de 2005. Consultado em 17 de janeiro de 2019 
  22. Cavalcanti, Tatiana (2 de agosto de 2018). «Musical 'O Fantasma da Ópera' volta ao Brasil com glamour e proposta de ser fiel ao original». Folha de S.Paulo. Consultado em 17 de janeiro de 2019 
  23. «Montagem brasileira da peça estréia em abril». Folha de S.Paulo. 25 de fevereiro de 2005. Consultado em 17 de janeiro de 2019 
  24. Pisacane, Grazy (2 de junho de 2018). «Conheça o elenco completo da nova montagem de "O Fantasma da Ópera"». A Broadway É Aqui!. Consultado em 17 de janeiro de 2019 
  25. Jones, Kenneth. «After Six Years, Phantom 's Las Vegas Lair Shuts Down to Make Way for Tim McGraw and Faith Hill». Playbill 
  26. «Platinas de O Fantasma da Ópera» (em inglês) 
  27. «Prêmios e Certificados» (em inglês) 
  28. «Ouro e Platina do Fantasma» (em inglês) 
  29. «Certificados do Fantasma na suécia» (em inglês) 
  30. «O Fantasma é Ouro e Platina na Alemanha» (em alemão). Consultado em 20 de setembro de 2014. Arquivado do original em 19 de janeiro de 2012 
  31. «Vendas do Fantasma no mundo todo» (em inglês) 
  32. «OLIVIER AWARDS 1986». westendtheatre.com. Consultado em 19 de julho de 2010 
  33. «The Laurence Olivier Awards: full list of winners 1976–2008» (PDF). officiallondontheatre.co.uk. Consultado em 19 de julho de 2010 
  34. «The Phantom of the Opera Tony Award Info». BroadwayWorld.com. Consultado em 19 de julho de 2010 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]