Nova Versão Internacional – Wikipédia, a enciclopédia livre

Nova Versão Internacional.
Nome: Nova Versão Internacional
Abreviação: NVI.
Publicação do NT: 1991.
Publicação da Bíblia completa: 2001.
Livros apócrifos: Não contém.
Tipo de tradução: Equivalência Formal e Funcional.
Revisão: 2012.
Editora: Editora Vida.
Status de Copyright: International Bible Society (IBS) ou "Bíblica Brasil".
Gênesis 1:1-3
No princípio Deus criou os céus e a terra. Era a terra sem forma e vazia, trevas cobriam a face do abismo, e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas. Disse Deus: "Haja luz", e houve luz.
João 3:16
Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna.

A Nova Versão Internacional (NVI) é uma tradução ou versão evangélica da Bíblia em português de 2001, traduzida pela International Bible Society, atualmente chamada "Biblica Brasil", e publicada pela Editora Vida.[1] Portanto, a NVI em português, embora inspirada na NIV em inglês, não se trata de uma mera tradução da sua irmã anglófona para o português, isto é, uma tradução da tradução, mas uma nova tradução diretamente dos idiomas originais da Bíblia (hebraico, aramaico e grego).

História[editar | editar código-fonte]

A Nova Versão Internacional foi inspirada no projeto de tradução anglófono da Associação Nacional de Evangélicos dos EUA em 1957.[2] Em 1967, a International Bible Society assumiu a responsabilidade pelo projeto e contratou uma equipe de 15 especialistas de várias denominações cristãs evangélicas e de vários países para a tradução de dos manuscritos mais antigos.[3][2] O Novo Testamento foi publicado em 1973 por Zondervan nos Estados Unidos, e a Bíblia completa em 1978.[2] Uma tradução em espanhol foi publicada em 1999, seguida por uma tradução em português em 2001.[4][5]

Tradução portuguesa[editar | editar código-fonte]

O projeto de tradução em língua portuguesa começou em 1990, com a reunião da comissão da International Bible Society, atualmente chamada "Biblica Brasil", sob coordenação do linguista e hebraísta, Luiz Sayão. Inicialmente foi publicado uma versão do Novo Testamento, em 1991. O projeto foi totalmente patrocinado pela International Bible Society, ainda que difundida e vendida por outras editoras. [carece de fontes?]

A tradução definitiva e completa em português foi publicada em 2001, a partir das línguas originais, com base na mesma filosofia de tradução da New International Version (NIV).[5]

O método de tradução da Nova Versão Internacional (em português) é o mesmo da da New International Version (tradução em língua inglesa também produzida pela International Bible Society). Nessas duas versões foi usado um método de tradução intermediário ou eclético, que mistura a equivalência formal e a dinâmica. Isto implica que, quando um texto pode ser traduzido de forma mais literal, se usa o método de tradução chamado "equivalência formal". Contudo, se o texto traduzido literalmente era difícil de entender para um leitor comum, então foi feita uma tradução mais funcional, procurando trazer o significado pretendido no original para um português natural e compreensível.

Apesar das semelhanças entre a Nova Versão Internacional e a New International Version a versão brasileira não é uma tradução da língua inglesa, mas sim dos idiomas originais.

Notas de rodapé são frequentes na NVI. Elas trazem explicações de todo tipo e em alguns casos apresentam traduções alternativas (inclusive qual seria a tradução literal).

Características[editar | editar código-fonte]

Essa tradução foi feita a partir das línguas em que os textos bíblicos foram originalmente escritos (hebraico, aramaico e grego). A NVI foi produzida com os seguintes objetivos fundamentais:

  • Clareza — o texto foi traduzido de forma que pudesse ser lido pela população em geral sem maiores dificuldades, porém sem ser demasiadamente informal. Arcaísmos, por exemplo, foram banidos, e regionalismos, evitados.
  • Fidelidade — a tradução deve ser fiel ao significado pretendido pelos autores originais.
  • Beleza de estilo — o resultado deve permitir uma leitura agradável, e uma boa sonoridade ao ser falado em público.

Tradução[editar | editar código-fonte]

Marcos 2:17[editar | editar código-fonte]

  • Ouvindo isso, Jesus lhes disse: “Não são os que têm saúde que precisam de médico, mas sim os doentes. Eu não vim para chamar justos, mas pecadores”. — (Nova Versão Internacional)
  • E Jesus ouvindo isto, disse-lhes: “Os sãos não necessitam de médico, mas os que estão enfermos; eu não vim para chamar os justos, mas os pecadores ao arrependimento”.(King James Fiel)
  • Tendo Jesus ouvido isto, respondeu-lhes: Os sãos não precisam de médico, e sim os doentes; não vim chamar justos, e sim pecadores. —( Almeida Revista e Atualizada)

1 Coríntios 6:20[editar | editar código-fonte]

  • “Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus”. — (Almeida Corrigida Fiel)
  • “Porque fostes comprados por um preço; portanto, glorificai a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais são de Deus” — (King James Fiel)
  • “Vocês foram comprados por alto preço. Portanto, glorifiquem a Deus com o corpo de vocês.” — (Nova Versão Internacional)

Notas e referências[editar | editar código-fonte]

  1. BIBLICA BRASIL. «Bíblia NVI». Biblica Brasil. Consultado em 20 de janeiro de 2023 
  2. a b c Alec Gilmore, A Concise Dictionary of Bible Origins and Interpretation, Bloomsbury Publishing, UK, 2006, p. 136
  3. Jim Ruark, The House of Zondervan: Celebrating 75 Years, Zondervan, USA, 2011, p. 152
  4. John Riches, The New Cambridge History of the Bible: Volume 4, From 1750 to the Present, Cambridge University Press, UK, 2012, p. 453
  5. a b Joel Morales Cruz, The Histories of the Latin American Church: A Handbook, Augsburg Fortress Publishers, USA, 2014, p. 49

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

SAYÃO, LUIZ (2001). NVI: A BÍBLIA DO SÉCULO 21. Editora Vida. ISBN 8527503964.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre a Bíblia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.